quarta-feira

Recolha subaquática e reciclagem de lixos arrancam em Sesimbra

Jornal "Expresso", de 18 de Outubro de 2008

A recolha de resíduos sólidos do fundo do mar para reciclagem arranca amanhã nas águas do Porto de Abrigo de Sesimbra. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Sociedade Ponto Verde (SPV) e da empresa de mergulho Divetek, que marca o início do ProjectMar.
O ProjectMar é um projecto de âmbito nacional que tem como objectivo a recolha de todos os resíduos sólidos encontrados por mergulhadores no decurso das suas actividades recreativas subaquáticas, promovendo a limpeza do meio ambiente no fundo do mar e a preservação das espécies e da biodiversidade.
Além da SPV e da Divetek, estão envolvidas no projecto a Liga para a Protecção da Natureza (LPN), o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), o Parque Natural da Arrábida, a organização ambientalista Quercus, a Professional Association of Diving Instructors (PADI) e a Project Aware.
"A permanência de resíduos em meio aquático tem um impacto incalculável na qualidade de vida das espécies marinhas e dos seus habitats", afirma Luís Veiga Martins, director-geral da SPV.
Segundo a Associação Portuguesa de Conservação dos Cetáceos (Cetus) e a LPN, calcula-se que a quantidade de lixo despejado por ano nos mares seja três vezes superior ao total do peixe pescado.
Por outro lado, 66% do lixo encontrado no mar é constituído por produtos plásticos, em especial sacos. Estima-se ainda que, das 100 milhões de toneladas anuais de plástico produzidas em todo o mundo, cerca de 10% (10 milhões de toneladas!) vá parar ao mar.


Virgílio Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário