terça-feira

Autarcas do PSD denunciam problemas de saneamento básico

Jornal "O Setubalense", de 24 de Outubro de 2008

O PSD efectuou ontem uma visita guiada às freguesias de Azeitão, para denunciar casos de esgotos a céu aberto. O vereador Paulo Calado, o mentor de mais esta visita ao Concelho, considerou as situações de “inadmissíveis”, prometendo denunciá-las, agora, em sessão pública camarária.
Uma vala nas traseiras da nova Urbanização Foios, foi a primeira paragem da visita que os elementos das comissões políticas de Setúbal e do Núcleo de Azeitão, bem como de autarcas do PSD nas Assembleias de Freguesia de S. Lourenço e S. Simão, promoveram na manhã de ontem.
“Esta vala real é para escorrência de águas pluviais da Serra e Aldeia de Irmãos, mas nela são despejados esgotos, com a indesejada má vizinhança provocada por moscas, mosquitos, ratos e até cobras,” desabafaram, em uníssino, José Pedro e Álvaro Farelo, moradores ‘paredes-meias’ com esta vala, e que se juntaram à visita promovida pelo PSD.
À comitiva foi mostrada esta vala, visivelmente a precisar de limpeza e desassoreamento, “que compete à Junta de S. Lourenço e à Câmara,” considerou Álvaro Farelo que se apresentou bem documentado sobre a matéria. “Já em 2004, foi entregue um abaixo-assinado na Câmara, Junta de Freguesia e Ministério do Ambiente, mas nada de minimizar o problema.” A mesma forma de protesto, vai agora repetir-se.
Problema anexo a esta vala, diz respeito ao aquífero do sub-solo da urbanização dos Foios. “As análises feitas por quem pretende efectuar furos, têm revelado que a qualidade da água tem vindo a piorar, e já está imprópria para consumo humano,” garante José Pedro.
Ainda na freguesia de S. Lourenço, um pouco mais a norte, e anexo à nova Urbanização da Quinta das Várzeas, a comitiva social-democrata mostrou o perigo que representam os buracos abertos por falta de tampas, assinalados com ramos de pinheiros.
Fernando Monteiro, presidente do Núcleo de Azeitão do PSD, apontou os sucessivos buracos ao longo dos arruamentos de uma futura urbanização. Claramente, as tampas foram roubadas, tal como os cabos dos terminais das várias caixas de serviço.
“Este perigo está assim há meses e, apesar do acesso a veículos estar vedado, isto é muito frequentado por crianças, que, por mero acidente podem cair numa qualquer destes buracos, autênticas ratoreiras,” esclareceu aquele dirigente político azeitonense, para quem, “já era tempo do empreiteiro, ou Junta de Freguesia, terem minizado este iminente perigo.”
Já em território de S. Simão, Maria de Jesus Neves, ex-cabeça de lista do PSD àquela autarquia, levou a comitiva a visitar um atentado à saúde pública. Em Vila Fresca, e paralelo à escola primária, corre um esgoto que fica a céu aberto, do lado oposto da estrada nacional. É bem notório o seu caudal, cor e cheiro.
“Já coloquei esta questão, que é de saúde pública, à Assembleia de Freguesia, mas foi dito que o terreno é privado e não pode haver intervenção,” disse Maria Neves. A comitiva subiu entretanto à Rua Almirante Reis e, nem que por magia de coincidência, uma tampa de saneamento básico levantou devido à força das águas de esgoto, que correram rua abaixo, com um cheiro nauseabundo.
José de Sousa, morador na zona, desabafou ser “uma situação normal”, que acontece em pleno centro da Vila Fresca. “Às vezes, vêm cá um carro das Águas do Sado, desentope isto, mas o problema volta a repetir-se. É triste, mas nós vemos que isto nunca mais tem solução,” lamenta.
José Ferrão, morador parte de baixo da Rua Almirante Reis, explicou que “a canalização chega ali perto da estrada e não tem seguimento. Quando entope, tem de sair por estas tampas. E isto vai acontecer sempre, até que a canalização de saneamento básico tenha seguimento”.

Sem comentários:

Enviar um comentário