sexta-feira

"Somos uma equipa coesa"

Jornal "O Sesimbrense", 27 de Janeiro de 2006

Com um novo Provedor, a Santa Casa da Misericórdia pretende humanizar a relação entre idosos e empregados da Instituição, criando entre eles “uma relação de respeito, de carinho e de cuidado”.
Alcides de Carvalho, de 65 anos é médico oftalmologista, estando também especializado em medicina geral, familiar e do trabalho, tem dois filhos, reside na Cotovia há 23 anos e, é o novo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra.
Desta nova função como Provedor espera um grande desafio, e o que o levou a abraçar a Santa Casa foi a vontade de ajudar, revela o novo Provedor, adiantando ainda “tenho tido contacto com a realidade das pessoas, apercebi-me das suas necessidades e carências e quero prestar assistência e dar alguma coisa de mim em prol desta casa”.
Numa altura em que ainda se encontram a arrumar a casa, visto estarem apenas à 20 dias à frente da Santa Casa, o novo Provedor garante que “somos uma equipa coesa, uma equipa trabalhadora, consciente e constituída por elementos que têm dado provas da sua capacidade de trabalho, da sua honestidade e da sua vontade de trabalhar em prol desta instituição”, revela em entrevista ao Jornal “O Sesimbrense”.
“Em relação a projectos é muito cedo para falar neles, porque estamos ainda a arrumar a casa, e não sei quais as possibilidades para os lançar, é preferível aguardarmos mais algum tempo. Depois em tendo o real conhecimento da situação e das reais possibilidades, podemos então falar. Ainda não sabemos ao certo qual o orçamento que vamos gerir e contar para o ano de 2006”, revela o Provedor à cerca de quais os planos para o corrente ano.
Ainda não podendo fazer grandes projectos, a Santa Casa tem como objectivo principal melhorar o atendimento que presta aos utentes, assim o garante Alcides de Carvalho, adiantando também que: “As minhas preocupações nesta altura é melhorar o relacionamento entre os empregados que prestam assistência aos idosos e esses mesmos idosos. Quero acima de tudo humanizar esse relacionamento, que tinha muitas falhas”. O Provedor pretende então levar para a Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra um lado mais humano, garantindo ainda: “Não vou permitir que continue a haver um tratamento frio dos empregados para com os idosos, um tratamento sem carinho, sem amor e algumas vezes com faltas de respeito”, para tal Alcides de Carvalho já deu instruções nesse sentido. Adiantou ainda que se houver algum empregado que não se adeque a este novo perfil, exigido pelos novos órgãos da instituição de solidariedade, será mudado de lugar ou então “deverá pensar em optar por outro posto de trabalho”, releva também.
Mais preocupações existem para o novo Provedor, “temos também a preocupação de manter um bom relacionamento com todas as instituições da área do concelho, também uma boa relação com os residentes do concelho, sejam ou não familiares das pessoas que beneficiem directa ou indirectamente do apoio que é dado pela Santa Casa da Misericórdia, claro que para isso necessitamos de muita coisa, nomeadamente do apoio material das instituições, da Câmara Municipal de Sesimbra, dos Serviços Sociais, do Governo Civil e também daqueles que nos possam ajudar, sejam comerciantes, industriais, particulares, familiares de utentes ou outras pessoas que sejam, ou não, irmãos da Santa da Misericórdia, que de alguma maneira nos possam ajudar”, disse na entrevista ao Jornal “O Sesimbrense”.
Respondendo a uma questão de como gere o seu tempo, Alcides de Carvalho confessa, “com prejuízo para a minha vidaprofissional e particular”, demonstrando assim uma grande vontade de ajudar as pessoas mais carenciadas e os idosos do concelho.
Ao jornal “O Sesimbrense” resta desejar as melhores felicidades ao novo corpo da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra e que após o fim do mandato, que acaba dentro de três anos, as falhas mencionadas pelo Provedor, estejam resolvidas e que a tal relação de amor e carinho exista de facto entre os empregados da Santa casa da Misericórdia e os idosos que estão nos dois lares da mesma instituição.

Sem comentários:

Enviar um comentário