sexta-feira

Autarquia aposta fortemente no desporto

Jornal "O Sesimbrense", 27 de Janeiro de 2006

Em entrevista ao “Sesimbrense”, José Polido, vereador do desporto da Câmara Municipal de Sesimbra, revela quais as principais medidas, por parte da Autarquia, para o melhoramento das infra-estruturas do Concelho.

Em que pé se encontram as obras da piscina do Grupo Desportivo de Sesimbra?
A Câmara Municipal está empenhada em ajudar o G.D.S. na conclusão das suas obras, que já estão previstas em orçamento para o ano de 2006, com conclusão no ano de 2007. A Câmara Municipal aprovou as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para o ano de 2006, o qual contempla uma verba de 150 mil euros para o ano de 2006 e igual montante para o ano de 2007, com o objectivo de conclusão da piscina do Grupo Desportivo de Sesimbra.


E relativamente ao Campo de Jogos de Maça?
É um campo municipal que está a ser utilizado pelo Grupo Desportivo de Sesimbra, para o qual existe um protocolo entre o Grupo desportivo de Maçã e o G.D.S. relativo à sua utilização.
Em termos de orçamento temos previsto, não só para este recinto mas também para o campo de Vila Amália, uma verba que ronda os 50 mil euros para beneficiações.
Se se concretizar a reconversão da Avenida da Liberdade, tal como nós esperamos, o campo de Vila Amália será dotado de novas infra-estruturas. Enquanto decorrerem as obras, o campo de Maça será contemplado com um relvado sintético. Iremos envidar todos os esforços para que tal reconversão seja uma realidade, para assim resolver alguns problemas, não só no Desporto mas também no estacionamento na Vila de Sesimbra.

A que se refere quando diz problemas do desporto?
Estamos a referir-nos ao facto de o campo do Sesimbra necessitar de uma intervenção em toda a sua área. O Sesimbra estaria a pensar em substituir o relvado, que tem actualmente, por uma relva sitética, Assim se nós conseguíssemos realizar a reconversão da Avenida, uma das coisas que se iria fazer era dotar o campo de Maça, e eventualmente outros recintos desportivos com relvados sintéticos.


E relativamente ao Pavilhão Zambujalense?
A Autarquia vai apoiar naquilo que for necessário para que se resolva o problema que está criado; vamos ajudar a ACRUTZ a resolver esse problema e para tal temos uma verba prevista para o arranjo do polidesportivo, de cerca de 23 mil euros.
As infra-estruturas neste momento estão semi-acabadas e vamos ajudar a instituição para que ela possa concluir as obras que, neste momento, se encontram um pouco vandalizadas.
A autarquia está então a apostar fortemente no Desporto.
Exactamente. Em termos de Desporto não temos apenas o mencionado. Nós estamos dispostos, não só no caso do Sesimbra, do Zambujal, do Alfarim, da ADQC, do Conde 1, do Conde 2, da Azóia, mas também noutras colectividades do concelho, a apoiar os seus projectos. Apostamos no desenvolvimento desportivo, através de planos de desenvolvimento, atribuímos subsídio para a gestão corrente porque as instituições vivem com muitas dificuldades.


O orçamento para o desporto está elevado?
Sim, este ano temos verbas bastante significativas para o Desporto.
Já existiam alguns compromissos assumidos para com as instituoções, compromissos esses, que estavam assumidos pela autarquia, mas ainda não tinham sido liquidados. Portanto o que fizemos foi dotar o orçamento desses meios monetários para se puder liquidar esses compromissos.
Temos também verba reservada em orçamento para a nelhoria dos pavilhões de Sampaio e Quinta do Conde, que são equipamentos da Autarquia.


Como está a situação do campo Alfarim?
A Autarquia vai honrar os seus compromissos que tem com o G.D.Alfarim. Já está inscrita em orçamento uma verba de cerca de 28 mil euros para a liquidação do remanescente que a Autarquia tinha assumido para a colocação do relvado sintético.
O Alfarim tem outros projectos em mãos, tais como, fazer a construção duns balneários e umas bancadas, tendo já havido alguns contactos informais entre a Autarquia e a direcção do Alfarim.


Como está a situação da piscina de Quinta do Conde?
Neste momento o processo vai ser reatado. Já houve uma reunião entre a Câmara, a Associação de Quinta do Conde e o arquitecto projectista das instalações. A nova direcção da Associação da Quinta do Conde está com vontade de avançar. Em termos de Autarquia iremos apoiar dentro do que está estipulado para este tipo de infra-estruturas, em termos de carta de movimento associativo.
Nós não queremos apoiar projectos megalómanos, mas queremos sim apoiar projectos em zonas em que exista carência de infra-estruturas para a prática desportiva, o que é o caso.


Faz ideias de valores para este projecto?
Neste momento o projecto está a ser reavaliado, estão a ser equacionados os projectos de algumas especialidades que, na altura que o projecto inicial foi apresentado, não seriam necessários, e para os quais será necessário despender cerca de 45 mil euros.
Quando prevê então a Câmara que as obras das diversas colectividades estejam concluídas?
Não depende da Câmara, os projectos serão apresentados pelos diferentes grupos desportivos e a Câmara apoia monetariamente de acordo com o protocolo do desporto que existe. Estas podem ser apoiadas na totalidade ou em apenas uma parte.

Há algumas destas instituições que estejam a ser apoiadas a 100%?
É com base nos projectos que sejam apresentados, os quais serão devidamente apreciados pela Câmara. Financiamos a 75% as pequenas obras, apoiamos em 50% obras cujo montante seja no máximo de 25 mil euros, para obras de valor superior a 25 mil euros o apoio será de 25%.
Eventualmente algumas pequenas obras poderão ser apoiadas a 100%.
Em termos de Autarquia iremos também apoiar o Clube Naval de Sesimbra. Temos inscrita uma verba de 128 mil euros para o corrente ano.
Cerca de 85 mil euros para algumas outras práticas desportivas, que não estejam incluídas nos grandes clubes.


Qual a visão em cifrões do vosso Pelouro?
Neste momento em termos de desporto estamos a prever um crescimento verbas. No ano passado teríamos cerca de 965 500 euros e este ano estamos a prever 1 milhão e 200 mil euros, portanto um crescimento em cerca de 20%, precisamente para fazer face a alguns compromissos que foram assumidos pela autarquia e que não houve a possibilidade até agora de os cumprir.


Acha que vai ser possível honrar todos os compromissos assumidos?
Sim. A Câmara Municipal de Sesimbra vai honrar todos os seus compromissos.
Nós vamos apoiar aquilo que entendemos que deve ser o movimento associativo em portanto com alguma equidade e com algum racionamento em termos de meios, para que não haja em termos de concelho, aquela noção de que estamos a bebeficiar uns em detrimento de outros
Relativamente ao hóquei em patins iremos apoiar o Sesimbra na realização do Campeonato da Europa, temos uma verba de 50 mil euros para este prática desportiva, que se irá realizar no pavilhão do sesimbra.


Quando se realizará este campeonato?
É no Verão. Será entre 24 e 30 de Julho de 2006.
Além deste Campeonato estamos a tentar trazer para Sesimbra a final do Campeonato de futebol de praia, que se irá realizar com as equipas de topo nacional e estamos a tentar que a final venha a ter lugar na praia do Meco.


Este campeonato já está certo?
Está praticamente certo. Estamos a fazer todos os esforços para que se realize no Concelho de Sesimbra, na praia do Meco. Pensamos que tem todas as condições e neste momento está tudo bem encaminhado para que isso concretize.
Além desta iniciativas de notoriedade, vamos a apoiar na Quinta do Conde, noutro grande evento desportivo que é o Torneio Internacional de lutas amadoras a realizar no Pavilhão Municipal promovido pelo “ Conde 2”.


E desportos de Verão? Têm previsto mais algumas iniciativas?
Vamos apoiar o Surf Clube de Sesimbra e o Clube Naval realizando iniciativas de Verão, nas praia de Sesimbra e Meco.
Iremos também construir pelo menos dois espaços de desportos radicais para os mais jovens.

Não faltam, pois ideias e muita vontade de avançar. O Vereador merece bem boa sorte.

Sem comentários:

Enviar um comentário