quinta-feira

LIGA DOS AMIGOS DE SESIMBRA

"O Sesimbrense", 12 de Janeiro de 2006

Simples, rápida e eficaz – eis, muito em súmula, seguindo o exemplo de rara capacidade de síntese dado pela nova presidente, como se pode definir o cerimonial da posse dos Corpos Gerentes da L.A.S. para 2006 / 2007. Decorreu no salão principal do “Grémio”, na noite de 28 deDezembro, com sala cheia e ambiente familiar.
Como Presidente da A.G., já empossado, o Dr. Manuel Bento Baptista dirigiu os trabalhos do Auto de Posse, secretariado pelos Dr. Rui Novo e Dr. Ricardo Covas. Entre os convidados, realce especial para o Presidente e Vice Presidente do Município, Arquitecto Augusto Pólvora e Dra. Felícia Costa e para um prestigiado dirigente do Grupo de Amigos de Palmela, Nicolau da Claudina, também associado da L.A.S. Podendo tornar-se como lidimos representantes dos idealistas que, há 54 anos, fundaram a Liga, merecem referência Pedro da Silva Filipe e Eng. Eduardo Ribeiro Pereira.Cumprido o expediente de assinaturas protocolares, na sequência de breves palavras do Dr. Bento Baptista, o Presidente da CMS, Arquitecto Augusto Pólvora fez questão de agradecer, publicamente o convite de participação e sublinhou o apreço do Município para com a L.A.S confiando em salutar cooperação. Aproveitou o ensejo para enumerar um bom número de razões para, no âmbito concelhio, se poder lutar contra um “deficit” de optimismo que assola todo o país, entrando em pormenores quanto às diligências, feitas sobre o Cabo Espichel, à “reconquista” da Fortaleza de Santiago às melhorias de acessibilidades e aos empreendimentos na Quinta do Conde.Sob efeitos de alguma expectativa, foi a vez de Teresa Mayer usar da palavra. E aconteceu um invulgar alarde de síntese, em brevíssimo improviso, referindo vontade expressa de bem cumprir, honrando tradições e mantendo bons relacionamentos regionais – não mais de um minuto de calmíssima alocução.Já a fechar a sessão, a L.A.S fez questão de prestar pública homenagem a Teresa Mayer e à Dra. Felícia Costa, magníficos exemplos de eficaz dirigismo, tarefa de que se encarregaram o Engenheiro Eduardo Pereira e o Dr. Manuel Nabais, nas condições de ex-Presidente da Liga, antecessores de Teresa Mayer. Aproveitando o ambiente da agradável sessão de cunho anti-protocolar, a Dra. Felícia Costa fez questão de agradecer a atitude da L.A.S., enunciando propósitos de boa colaboração nos domínios do Pelouro que superintende – Educação, Cultura e Acção Social.Foi um bom fecho da reunião, tal qual pôde sublinhar o Presidente da Mesa, Dr. Bento Baptista.Em pouco mais de uma hora, cumpriram-se apreciáveis desígnios e a Liga mereceu, assim, ficar de parabéns.


QUEM É QUEM
Muito sumariamente, damos a conhecer as mini-biografias dos com-ponentes da nova “equipa” directiva da LAS que entrou em funções na noite de 28 de Novembro, tal como se noticia em separado.
Assim, temos:
Teresa Mayer – Gestora empresarial (área da informação especializada) com escritório situado na Cotovia e uma notável carreira de dirigente rotária, à escala nacional e internacional. Presidiu aos destinos do Rotary de Sesimbra em 2000 / 2001 e está já indicada para o desempenho do prestigiante lugar de Gover-nadora do Distrito Rotário 1960 (sul), em 2008 / 2009. Está ligada a toda a problemática social de Sesimbra desde 1975.
Joaquim Diogo – É mais um caso marcante de Sesimbrense de adopção familiar e de apreciável afectividade. Carreira bancária, experiência de dirigismo autárquico (Junta de Freguesia do Castelo) e membro rotário em Sesimbra. Como “hobby”, de reconhecido apreço tem a pintura, por muitos apreciada.
Ludgero Caleiro – Natural de Sesimbra, com considerável experiência de dirigente em quase todas as colecti-vidades locais, continuando tradições familiares de elogiável voluntariado, pode MAtriz de Santiago e colaborou, de pertenceu à anterior Direcção.
Isabel Peneque – Professora do Ensino Secundário (Licenciada em Românicas) e descendente de uma das mais apreciadas famílias de Sesimbra (Filha do tão saudoso António Carvalhinho). Vive em Lisboa mas é “pêxita” autêntica e assumida, com vindas até à sua terra natal todas as semanas. Colaboradora habitual de “O Sesimbrense” e membro do Conselho Editoral ainda em exercício.Domingos Cachão – Fi-gura típica e muito querida de Sesimbra, de multifacetada actividade directiva. Foi presidente do “Grémio” até 2002 e dá um belo exemplo de juventude de ânimo e do espírito cooperante que todos reconhecem e apreciam. Está reformado, tem uma bonita família e goza de simpatias gerais.
Ilda Carvalho – Transita das duas últimas direcções da LAS pelo reconhecimento de seu invulgar dinamismo e devoção às causas em que se envolve. Também não é Sesim-brense de nascimento mas todos a consideram como se fosse “pêxita” de raiz. Boa profissional, ligada à in-tervenção da mulher em actividades sociais, Mãe e Avó atenta e extremosa, a “Dona Ilda” é uma referência para quantos vão sabendo melhor o que é a Liga.
Ana Vilaça – Jovem advogada que muito promete em tudo o que pensa e faz. Bolseira do “Rotary”, eleita para membro da nova Assembleia Municipal, expedita e desenvolta, a Dra. Ana começa agora uma promissora carreira de dirigente associativo muito havendo a esperar da suas já muito vincada maturidade espiritual.
Fernando Costa – Licenciado em Germânicas, com passagem pelo Ensino Secundário, tem larga experiência de dirigismo, uma actividade que segue muito de perto enquanto funcionário do Comité Olímpico de Portugal. Vem até Sesimbra, com certa frequência, desde há mais de 30 anos e, vivendo embora em Lisboa, disfruta da disponibilidade ( e de “ genica” também) para cumprir as suas novas funções do dirigentes da L.A.S.
Carlos Jorge- Outro jovem “re-forço” desta nova equipa, com provas dadas noutras áreas do associativismo, em especial junto da gente moça. É funcionário da Farmácia Leão, conhecendo “meio-mundo” sesimbrense, o que decerto o ajudará no cargo que aceitou. É de momento e também, dirigente atento e dinâmico da “Escola de Samba” “Tripa”, uma das mais cómicas do Carnaval.
Dos 9 componentes da “equipa” sob a liderança de Teresa Mayer, 4 são mulheres (44.4%) o que não deixa de constituir uma forte novidade, digna de elogiável registo. Nunca tal aconteceu, por estas bandas e, nesse sentido, a “aposta” da presidência revestir-se-á de maior índice de responsabilidade.
Dr. Augusto Gonçalves Martins - De humor muito especial, indiscutível amigo de Sesimbra, senhor de prosa fácil e bastante acutilante, companheiro de caminhada progressiva do LAS nestes últimos 6 anos.
Eis o que retenho, com saudade, do vizinho e comparsa de escrita Dr. Augusto Gomes Martins, com opção de pseudónimo “Augoma”, de fácil decifração, colaborador tão assíduo quanto apreciado, mesmo com a sua tão curiosa teimosia de não consentir que a sua foto encimasse os seus artigos.
Ficámos mais pobres sem “Augoma”. A LAS e o Jornal devem-lhe bastante e não o esquecem. Uma espécie de réplica à atitude mantida pelo Dr. Gomes Martins, beirão de boa cepa, vindo de África para muito amar Sesimbra onde viveu momentos felizes e cimentou amizades.Vai, certamente, descansar em paz. À família enlutada apresentamos os sentidos pêsames dos amigos da LAS e de “O Sesimbrense”, em especial à sua esposa Sr.ª D. Antónia Pimenta Martins.

Sem comentários:

Enviar um comentário