quinta-feira

ALFARIM EM FESTA

"Jornal de Sesimbra", 3 de Janeiro de 2006

26 de Dezembro é data assinalada para as gentes de Alfarim.Esta é uma das mais antigas aldeias do concelho de Sesimbra, cujos primórdios remontam ao tempo em que os Mouros, por aqui andaram. E andaram por muito tempo.
Mas é a religiosidade e a Fé Cristã que, sempre neste dia 26, faz parar todos os alfarinheiros e muita gente deste concelho. É o dia de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira de Alfarim.
Neste dia os filhos desta laboriosa aldeia, vestem os seus melhores fatos, engalanam as suas ruas e aprimoram a Igreja para a procissão em honra da sua padroeira.
Não exageramos se dissermos que esta é a segunda grande procissão de Sesimbra, logo depois da procissão do Senhor Jesus das Chagas. É mesmo um lindo cortejo de vários andores floridos, sendo o último o da imagem da Senhora da Conceição. Seguem uns atrás dos outros aos ombros de mulheres e homens de capas brancas. E nem mesmo o mau tempo faz esmorecer os crentes e devotos desta Senhora. Quis Deus que durante a procissão, deste ano, não chovesse. Foi bonito de se ver, tanta gente num cortejo, sob a orientação do Pároco da Freguesia do Castelo, que começava com a fanfarra dos nossos Bombeiros Voluntários, acompanhados pelas bandas filarmónicas de Azeitão e da Sociedade Musical Sesimbrense, onde se incorporaram também as autoridades autárquicas e muito povo anónimo.
Depois seguiu-se o arraial com muita música e divertimentos populares.
Assim se cumpriu a tradição, em Alfarim, um dia depois do Natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário