quinta-feira

Campanha antitabagismo chega à praia

"Jornal de Notícias", 18 de Julho de 2007

Os níveis de monóxido de carbono dos frequentadores das praias de São João, na Costa de Caparica, e do Ouro, em Sesimbra, foram testados, nos últimos dois dias, no âmbito da campanha "Help - Por uma vida sem tabaco", cujas tendas receberam uma centena de visitantes.
"Nos dois dias fizemos 100 medições, o que fica aquém dos números normais", lamentou o coordenador desta iniciativa, Saboga Nunes. Em média, por dia, a campanha recebe cerca de 300 visitantes, mas em Sesimbra e na Costa esse número não foi alcançado o que obrigou a uma mudança de estratégia. Em contrapartida, a fraca afluência de pessoas às tendas, em Sesimbra, por causa da chuva, e na Costa, devido à capacidade limitada do areal, permitiu "fazer um trabalho de profundidade no aconselhamento e avaliação do nível de monóxido de carbono no sangue".
O teste consiste em soprar para um aparelho que mede os níveis de monóxido de carbono. Taxas elevadas deste gás altamente tóxico, que também se encontra nos automóveis, aumentam os problemas cardíacos, de asfixia ou de formação de coágulos.
A campanha da Comissão Europeia visa convencer principalmente os jovens a não começarem a fumar ou a deixarem o vício. Mais testes estão agendados para amanhã entre as 10 e as 18 horas na Praia de Carcavelos.
Para quem quer deixar de fumar, Saboga Nunes aconselha uma visita ao site www.parar.net, do qual é coordenador, onde as pessoas podem seguir dez passos para largar o vício. "É uma estratégia de apoio imediato para que se possa deixar de fumar", explicou. Em Portugal, a marcação de consultas antitabágicas demora em média 139 dias.
Sandra Brazinha

Sem comentários:

Enviar um comentário