quinta-feira

'Pirata' roubou atenções

Jornal “Diário de Notícias”, 31 de Julho de 2007

Nas areias da praia de Sesimbra, venceu o incentivo familiar.
Pouco tempo bastou para que o areal da praia de Sesimbra se enchesse de obras primas, traçadas pela imaginação e por pequenas mãos apressadas. O relógio contava o tempo, que é de 50 minutos para o escalão A, e mais 10 para o B. Mas nem o sol escaldante impacientou as crianças, que só se cansaram na espera da chegada ao pódio.
Sem ou com todos os apetrechos apropriados, lá foram esculpindo na areia, tartarugas, cidades com vulcões, navios ou estrelas do mar. Uma Flor com dois monstros, ideia de Joana Machado, de 10 anos, acabou por arrebatar uma Menção Honrosa do escalão A. Incompatível? Não. Para quem, como ela, gosta de misturar flores com histórias de terror.
A imaginação de alguns participantes voou mais longe, até outras épocas. E levou Gonçalo Simões a utilizar materiais marinhos para adornar a figura retirada do areal. No seu Pirata, Gonçalo colocou uma concha branca a fingir de olho e teceu uma barba de algas. Com ele arrebatou o primeiro lugar do escalão B.
No grupo do mais pequenos, o Panda esculpido por Leonor Morais valeu-lhe o primeiro prémio. "Vejo muitas vezes o canal Panda e como gosto do urso decidi construi-lo", explicou Leonor, de férias em Sesimbra com os pais e avós. As famílias mostraram-se, aliás, fundamentais. Quase tão entusiasmados quanto os miúdos, iam incentivando os pequenos artistas, com dicas sobre a melhor forma de dar revelo à areia.
Para animar a pequenada e o atelier das Construções na Areia, Rita Martins - campeã nacional em 2006 - com a ajuda da irmã Joana e da mãe Maria da Guia, construiu, extra-concurso, um imponente leão.

Paula Mourato

Sem comentários:

Enviar um comentário