quinta-feira

Fecho dos SAP de Corroios e do Seixal foi antecipado devido à falta de médicos

Jornal “Público”, 18 de Julho de 2007

O director clínico dos Centros de Saúde de Sesimbra e do Seixal, Jorge Domingues, admitiu hoje que houve uma decisão para acelerar o encerramento dos Serviços de Atendimento Permanente (SAP) de Corroios e do Seixal devido à falta de médicos.
"Não tínhamos médicos disponíveis para assegurar os dois SAP, de Corroios e do Seixal", disse o clínico, adiantando que a decisão de concentrar o atendimento permanente na Amora foi tomada pelo coordenador da Sub-Região de Setúbal e pelo Conselho de Administração dos Centros de Saúde de Sesimbra e do Seixal.
A decisão das autoridades locais de saúde está a ser contestada pela Comissão de Utentes, Juntas de Freguesia e Câmara Municipal, que convocaram duas acções de protesto que terão lugar amanhã nos SAP do Seixal (11h00) e de Corroios (17h00).
O encerramento dos dois SAP insere-se na "reestruturação iniciada o ano passado, com a junção dos Centros de Saúde do Seixal, Amora, Corroios e Sesimbra", explicou o director clínico.
"A reestruturação passou também pela abertura de quatro novas Unidades de Saúde Familiar (USF) em Fernão Ferro (Setembro 2006), Torre da Marinha/Pinhal de Frades (Janeiro 2007) e duas no Seixal (inauguradas segunda-feira)", acrescentou.
Jorge Domingues lembrou ainda que a concentração dos SAP na Amora vai permitir rentabilizar os recursos, disponibilizar um total de dez médicos naquele serviço, entre as 08h00 e as 24h00, e atribuir médico de família a mais de quatro mil dos cerca de cinquenta mil utentes sem médico no Concelho do Seixal.
Quanto à escolha da manutenção do SAP da Amora, em detrimento dos serviços de Corroios e do Seixal, Jorge Domingues esclareceu que se tratou de uma opção justificada pela centralidade da Amora e pela qualidade das instalações.
Jorge Domingues salientou ainda que os utentes do Centro de Saúde e extensões do Seixal, com excepção daqueles que não têm médico de família, só terão de recorrer ao SAP da Amora a partir das 20h00, altura em que deixam de ter atendimento na USF a que pertencem.

Sem comentários:

Enviar um comentário