segunda-feira

Versão de antiga caravela virá ao Brasil
"Terra", 18 de Dezembro de 2005

Uma embarcação construída como as antigas caravelas, com quatro tripulantes a bordo, partiu hoje do porto português de Sesimbra com destino a Porto Seguro (BA), seguindo a rota marítima de Pedro Álvares Cabral.
A travessia transoceânica desta embarcação, chamada "Nossa Senhora Aparecida", padroeira do Brasil, serve de homenagem aos navegantes portugueses, segundo o promotor da iniciativa, Alexandre Holstein.
A aventura pôde se iniciada hoje depois que em 12 de outubro não conseguiu seguir a rota estabelecida por Cabral devido ao mau tempo provocado pela tempestade tropical "Vince" e a uma avaria no motor de apoio.
O navio, descendente das antigas caravelas de pesca dos séculos XIII e XIV, que deram origem às caravelas do Descobrimento da América, possui 11 de metros de comprimento, por isso Holstein considera que é suficientemente segura como para enfrentar o desafio desta travessia.
A embarcação, típica da vila de Sesimbra, nos arredores de Lisboa, realizará escalas técnicas em Tenerife (Espanha), São Vicente (Cabo Verde) e Fernando de Noronha (PE).

Sem comentários:

Enviar um comentário