domingo

Seguir a rota de Cabral
"O Primeiro de Janeiro", 18 de Dezembro de 2005

Uma barca típica de Sesimbra com quatro tripulantes a bordo parte amanhã daquela vila piscatória para Porto Seguro, no Brasil, seguindo a mesma rota traçada há mais de 500 anos pelo navegador português Pedro Álvares Cabral.
A iniciativa partiu do piloto-aviador Alexandre Holstein e tem como objectivo homenagear os mareantes portugueses.O piloto juntou um grupo de quatro elementos para fazer a travessia do Atlântico numa barca típica de Sesimbra, uma embarcação semelhante às que eram utilizadas pelos marinheiros portugueses na época dos descobrimentos.
A partida para o Brasil estava inicialmente prevista para 12 de Outubro, mas devido ao mau tempo e a um atraso na reparação do motor de apoio da embarcação, foi adiada para amanhã, pelas 13h30.
Alexandre Holstein escolheu como companheiros de viagem os produtores de cinema Nuno Pinheiro de Melo e João Bustorff e o marinheiro Ricardo Couto, todos com experiência de mar. “A travessia do Atlântico é a realização de um sonho de criança, mas também uma oportunidade para homenagear as profissões ligadas ao mar, lembrar a tradição marítima às gerações mais novas e para unir os dois povos irmãos”, disse Alexandre Holstein. “Vamos navegar à vela durante toda a viagem e só deveremos utilizar o motor auxiliar para entradas e saídas nos portos”, acrescentou o promotor da viagem, que é também o proprietário da barca.Com o nome de baptismo de «Nossa Senhora da Aparecida», a barca de Sesimbra vai fazer escalas técnicas em Tenerife, São Vicente, e Fernando de Noronha, prevendo-se que a viagem demore cerca de 50 dias.

Antigas caravelas
A embarcação, que tem 11 metros de comprimento, foi adquirida há cerca de dois anos pela família Holstein e restaurada pelo mestre Acácio Farinha e pelo filho, no estaleiro naval mais antigo da vila de Sesimbra. Descendente das antigas caravelas de pesca, a barca de Sesimbra tem entre 9 e 12 metros de comprimento e é considerada suficientemente segura para atravessar o oceano atlântico.

Sem comentários:

Enviar um comentário