sábado

De Sesimbra a Porto Seguro

"O Sesimbrense", 21 de Dezembro de 2005

Foi há pouco mais de 24 horas, cumprindo o que estava programado, com meticulosa devoção: A “Nossa Se-nhora da Aparecida” - barca típica de Sesimbra - remodelada e alindada, com quatro tripulantes, tomou rumo de Sesimbra para Porto Seguro, a terra brasileira a que chegou Pedro Álvares Cabral, há 505 anos.
O comando pertence ao super-entusiasta Alexandre de Sousa Holstein e Sesimbra, com toda a naturalidade e justificação, associou-se ao empreendimento, tal qual outras entidades nacionais de relevo. Também alguns canais de televisão não faltaram à chamada.
A “viagem” começou no dia 18, ao meio-dia com concentração de convidados na nova sede do Clube Naval de Sesimbra (CNS).
Foi servido um pequeno cocktail com produtos típicos de Sesimbra e os discursos estiveram a cargo do presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Augusto Pólvora, de Alexandre Holstein e do presidente do CNS, Lino Correia.
O edil de Sesimbra ofereceu algumas lembranças aos tripulantes para serem entregues em Porto Seguro e chamou a atenção dos presentes para um dos objectivos da viagem “enaltecer as profissões ligadas ao mar e homenagear os pescadores” acrescentando “o Plano de Ordenamento do Parque Natural da Arrábida acaba com a pesca e com o próprio turismo”, sendo estes sectores importantíssimos na economia do Concelho.
Alexandre Holstein estava visivelmente emocionado e a actuação do grupo sesimbrense “Nova Galé” que interpretou uma música dedicada à viagem foi uma boa surpresa.
A partida da barca foi às 13h30 e os primeiros minutos do percurso foram acompanhados de outros barcos que se foram despedindo no azul do mar. Em cima do pontão algumas dezenas de pessoas acenavam e os barcos apitavam à medida que a “Nossa Senhora da Aparecida” desaparecia no horizonte.
A primeira paragem será em Tenerife, onde o quarteto de navegantes passará o Natal, seguindo depois rumo a Cabo Verde (S.Vicente). Se os bons ventos não alterarem estudos feitos a chegada a Porto Seguro será na primeira semana de Fevereiro/06, antecedida por uma pequena paragem em Ferando Noronha. Já no fecho desta edição não dispomos de espaço bastante para dar ao evento todo o merecido relevo o que faremos, adequadamente, no próximo número de “O Sesimbrense”, assim como continuaremos a acompanhar a viagem e a coragem deste grupo de nave gadores.
Entretanto, um caloroso visto: BOA VIAGEM!

Sem comentários:

Enviar um comentário