terça-feira

Barca típica a caminho do Brasil sempre à vela
"Jornal de Notícias", 19 de Dezembro de 2005

«Boas marés e bons ventos». Este foi o desejo expresso por Alexandre Holstein, ontem, minutos antes da partida para o Brasil da "Nossa Senhora da Aparecida", uma barca típica de Sesimbra, que seguirá a rota traçada há mais de 500 anos pelo navegador português Pedro Álvares Cabral.
A barca, recuperada num estaleiro naval de Sesimbra, tem 11 metros de comprimento e fará a viagem exclusivamente à vela, com o motor a servir apenas para manobras nos portos de escala previstos.Acompanhado por João Burnay, Nuno Pinheiro de Melo e Ricardo Costa, Alexandre Holstein não escondia a ansiedade de se lançar à água e iniciar a aventura, que terminará dentro de 50 dias, segundo está previsto, em Porto Seguro.
Receios apenas um, confessou ao JN Alexandre Holstein «Que algum contentor perdido possa abalroar a barca, pois de resto estou tranquilo, já que a viagem foi preparada com todos os pormenores».
Ontem, foram muitos os que se quiseram associar e desejar boa sorte aos quatro aventureiros.
Augusto Pólvora, presidente da Câmara, não faltou «Esta iniciativa pode ser entendida como uma homenagem à comunidade piscatória e à construção naval em madeira de Sesimbra, que vive tempos difíceis», disse.

Sem comentários:

Enviar um comentário