terça-feira

Quaresma de Lemos é novo comandante dos Sapadores

Jornal "O Setubalense", de 6 de Fevereiro de 2009

O novo comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, capitão-de-mar-e-guerra Rui Fernando Quaresma de Lemos, vai tomar posse no próximo dia 21, nas cerimónias de aniversário da instituição.
Quaresma de Lemos substitui Mário Macedo, o oficial da Marinha que, desde 2004, ocupou o cargo.
O novo comandante dos Bombeiros Sapadores de Setúbal tem 54 anos, nasceu em Sesimbra e vive em Setúbal desde 1978, ano em que fez a especialização em submarinos. Antes, concluiu, na Escola Naval, a licenciatura de engenheiro maquinista naval.
Entre 1978 e 1988 esteve embarcado nos submarinos Albacora, Barracuda e Delfim, com funções técnicas e de gestão nos cargos de chefe do Serviço de Máquinas e chefe do Serviço de Limitação de Avarias. Entre 1980 e 1988 ensinou na Escola de Submarinos. Terminada esta missão foi destacado para o Arsenal do Alfeite, onde desempenhou funções na Inspecção de Reparação de Submarinos.
A partir de Junho de 2004 integrou a Missão de Acompanhamento e Fiscalização da construção dos novos submarinos portugueses na Alemanha, onde esteve de Novembro daquele ano a Setembro de 2007. Exerceu, ainda, funções de assessoria como adjunto ao director-geral de Armamento e Equipamentos de Defesa, entre Novembro de 2007 e Abril de 2008. Em 30 de Abril de 2008 passou, a seu pedido, à situação de reserva.
Durante a longa carreira militar foi condecorado com a Medalha Militar de Comportamento Exemplar de Prata, a Medalha Militar de Mérito Militar de 2.ª Classe, a Cruz Naval de 2.ª Classe, a Medalha Militar de Serviços Distintos de Prata e a Medalha Militar de Comportamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário