terça-feira

Festa em honra de Nossa Senhora da Saúde

Jornal "O Setubalense", de 5 de Setembro de 2008

A Sociedade Filarmónica Providência e Paróquia de S. Simão vão promover entre hoje e domingo a tradicional Festa de Nossa Senhora da Saúde, em Vila Fresca de Azeitão.
A festa começa hoje pelas 21 horas com um passeio nocturno BTT organizado pelo Núcleo de BTT de Vila Fresca de Azeitão. Uma hora depois dá-se a abertura do arraial com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Setúbal. Os festejos da noite terminam com um baile abrilhantado pelo “Grupo MP3”.
Amanhã, terá lugar pelas 16.30 horas cavalhadas à antiga portuguesa. Pelas 21.30 horas celebra-se uma missa. Segue-se um baile com o conjunto “Nova Fórmula”.
No domingo, último dia da festa, terá lugar pelas 9 horas um passeio BTT. Às 16 horas será celebrada uma missa seguida de procissão solene que percorrerá as ruas de Vila Fresca de Azeitão acompanhada pela Banda da Sociedade Filarmónica Providência. À noite, pelas 21.30 horas actua o Grupo de Cavaquinhos de Azeitão e uma hora depois realiza-se o desfile da marcha infantil daquela colectividade.
A Festa de Nossa Senhora da Saúde que se realiza desde 1723 é a mais antiga da região, mantendo-se ainda hoje, 285 anos depois, um programa muito tradicional como a prova a cavalo, a quermesse e os bailes junto à Igreja de Vila Fresca de Azeitão.
Segundo a lenda, no Verão de 1723, perante a ameaça da epidemia que atingia Portugal e Espanha, a população da freguesia de S. Simão rogou á Virgem Maria que intercedesse para que o flagelo não os afectasse. Num impulso colectivo e incentivados pelo pároco, o povo desceu a imagem de Nossa Senhora do altar e mobilizou-se para realizar uma procissão que percorreu a freguesia “livrando-se milagrosamente da peste”.

Sem comentários:

Enviar um comentário