terça-feira

Autarquia quer criar “área turística de qualidade”

Jornal "O Setubalense", de 7 de Novembro de 2008

A Ribeira do Marchante, em S. Lourenço, Azeitão, vai estar sujeita a um Plano de Pormenor que deve estar concluído em 17 meses. A elaboração do plano foi decidida anteontem em sessão de câmara e tem como objectivo principal desenvolver um empreendimento turístico naquela área, sem descurar as preocupações a nível ambiental.
O território onde se pretende aplicar o Plano de Pormenor, com 98,8 hectares de área, situa-se na fronteira com o concelho de Sesimbra, adjacente ao rio de Coina, também conhecido por Vala Real.
A proposta refere que a área de intervenção do Plano de Pormenor da Ribeira do Marchante apresenta algumas “restrições de utilidade pública” e “servidões administrativas”. Neste caso estão a Reserva Ecológica Nacional; a Reserva Agrícola Nacional; o domínio hídrico, associado às linhas de água; a linha eléctrica de média tensão; e a Rede Ecológica Metropolitana.
Na proposta votada anteontem, traça-se como finalidade principal a “estruturação de uma área turística de qualidade, assente num conceito inovador de oferta hoteleira e num modelo de ocupação do território com preocupações de natureza ambiental”.
O documento sustenta ainda que, no âmbito do Plano de Pormenor da Ribeira do Marchante se aspira “assegurar o aproveitamento racional dos recursos naturais, o respeito pela estrutura paisagística e a valorização das potencialidades do espaço rural”. Além da aplicação do “conceito de turismo sustentável” e a criação, a nível local, de “emprego qualificado na área hoteleira e serviços turísticos complementares”.

Sem comentários:

Enviar um comentário