domingo

Menino atropelado na primeira hora de férias

Jornal “Diário de Notícias”, de 22 de Junho de 2008

Acidente ensombrou dias de descanso em Vendas de Azeitão de família romena residente em Madrid. O filho de quatro anos, Daniel Raul Merce, foi brutalmente atropelado por um jipe quando fazia planos para a ida à praia, prevista para ontem. Pais da vítima exigem justiça.
Daniel Raul Merce, de quatro anos, tinha chegado a Vendas de Azeitão, em Setúbal, há cerca de uma hora para uns dias de férias. "Estava louco para ir à praia", contou a mãe ao DN, ontem. Mas ainda o pai não tinha descarregado totalmente a bagagem quando a tragédia ensombrou os dias de descanso a esta família romena residente em Madrid. A criança foi violentamente atropelada por um jipe, tendo morte imediata. O condutor parou e não acusou alcoolemia no teste, mas os pais garantem que "ia muito depressa" e pedem justiça, prometendo ficar em Portugal para acompanhar o processo jurídico.
Já passava das 21.00 de sexta--feira, mas a luz do dia ainda permitia uma boa visibilidade na Estrada Nacional 379, que passa a escasso dois metros das casas dos moradores da rua 25 de Abril. A família Merce, que fala um castelhano perfeito, tinha chegado instantes antes para uns dias de férias na casa do afilhado de Danut - o pai do menino -, um romeno que reside nas Vendas de Azeitão. Enquanto Maria Merce - a mãe - tratava da filha mais nova, ainda bebé, Daniel Raul ia brincando com os familiares, junto à estrada, mas em zona segura para os peões, de acordo com o progenitor.
"O meu afilhado estava com ele e não me preocupei. Estava a ouvi-lo dizer que amanhã [ontem] íamos à praia. Estava tão divertido!", recordou Danut, ao DN, sem conseguir conter as lágrimas, necessitando de ganhar fôlego para relatar o que viu. "Um jipe vinha a grande velocidade, quando só devia circular a 50 quilómetros/hora, e apanhou o meu filho aqui", disse, apontando para a berma, sendo ali visível uma travagem de cerca de 15 metros entre a estrada e suposto passeio.
"O menino foi projectado quase de 50 metros e ficou na faixa contrária com a cabeça desfeita. Veja lá a pancada, que o meu filho pesava 17 quilos e o jipe ficou com a óptica partida e com parte do pára-choques destruído", relatou, exibindo fotos do estado da viatura.
Ainda segundo o pai da vítima, o carro só viria a parar nos semáforos a cerca de 200 metros do local do embate. "Fez marcha atrás e pediu-nos desculpa. Disse que estava com muito pressa para chegar a Setúbal, mas isso não serve. Queremos que seja castigado", exige Danut Merce, de 26 anos, avisando que tem poder económico para levar o processo adiante.No momento do embate, o condutor terá chegado a desvalorizar a colisão, admitindo ter pensado que atropelara um cão, vindo a contrariar a versão dos pais, segundo a qual o menino estaria a brincar em lugar seguro.
O Núcleo de Investigação Criminal da GNR está a averiguar as causas do acidente. O corpo de Daniel Raul foi transportado para a morgue do hospital de Setúbal.


Roberto Dores

Sem comentários:

Enviar um comentário