domingo

Associação diz que a guerra contra a co-incineração «ainda não está perdida»

Jornal “Sol”, 22 de Janeiro de 2008

A Associação dos Cidadãos pela Arrábida e Estuário do Sado apelou hoje à adesão da população ao protesto contra a co-incineração de resíduos perigosos na Arrábida, que está marcado para sexta-feira à tarde, no Largo da Misericórdia, em Setúbal.

«Gostaríamos de ter uma grande adesão da população até porque a luta contra a co-incineração de resíduos industriais perigosos não está perdida, ao contrário do que o Governo pretende fazer crer», disse hoje Fernanda Rodrigues, da Associação de Cidadãos pela Arrábida e Estuário do Sado.
«Contamos com o apoio das três câmaras municipais - Palmela Sesimbra e Setúbal -, estando já confirmada a presença dos presidentes dos três municípios», acrescentou Fernanda Rodrigues, que está confiante de que a iniciativa terá o apoio de dirigentes locais dos principais partidos, incluindo o próprio Partido Socialista.
A decisão de convocar uma concentração contra a co-incineração de resíduos industriais perigosos, surge na sequência da decisão do Supremo Tribunal Administrativo, que revogou a suspensão da proibição da queima de resíduos perigosos na cimenteira da Secil, no Outão.
As Câmaras Municipal de Palmela, Sesimbra e Setúbal, que já declararam o seu apoio á iniciativa que terá lugar pelas 16:00, prosseguem também o combate contra a co-incineração da cimenteira da Secil, no Outão, no plano jurídico.
O advogado das três autarquias, castanheira Barros, requereu segunda-feira a nulidade do recente acórdão do Supremo Tribunal Administrativo (STA) que deu «luz verde» à co-incineração na cimenteira da Secil no Outão, Arrábida, Setúbal.
O requerimento de Castanheira Barros pretende que os pedidos sejam apreciados pela «Conferência de Juízes da Secção de Contencioso do STA», disse castanheira Barros.

Sem comentários:

Enviar um comentário