sábado

Rodrigo Leão & Cinema Ensemble

Jornal “Público”, de 3 de Março de 2009

Rodrigo Leão está a preparar novo álbum. Os escaparates aguardam a edição para Junho. Mas há um atalho para os fãs menos pacientes: a digressão que passa por Sesimbra, dia 14 de Março, deixa antever algumas novidades.
As páginas mais recentes da sua carreira dão conta da inclusão de um tema seu, "Comédia de Deus", na banda sonora do próximo filme do oscarizado realizador espanhol Fernando Trueba.
Rodrigo Leão tem, aliás, o dom de saber construir bandas sonoras para filmes, imaginários ou não. Não é por acaso que o grupo que o acompanha se chama Cinema Ensemble. "Cinema" é também o nome de um dos capítulos da sua aplaudida discografia.
Os palcos abrem-se invariavelmente a Rodrigo Leão. A memória dos Madredeus e Sétima Legião permanece, mas o principal estimulante está na forma como tem apurado o trabalho a solo, desde a estreia com "Ave Mundi Luminar". A sua música viaja delicadamente por géneros e ritmos, que se misturam com o respeito pelo silêncio e com o encontro sem complexos entre o clássico e o electrónico. Paixão e intemporalidade são palavras que ocorrem quando se ouve o disco ou se presencia um concerto de Leão. Outra palavra possível: genialidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário