domingo

Europeias: Críticas aos "partidos do meio" na campanha do BE, com bloquistas de regresso ao Sul

Jornal "Expresso", de 29 de Maio de 2009

Depois de centrar as críticas no PS, o BE começa agora a incluir ataques ao PSD, denunciando as "mentiras" dos "partidos do meio", numa altura em que a campanha está a meio e os bloquistas voltam ao Sul.
"O problema da verdade na política é que não se pode andar eternamente a repetir as mesmas mentiras e andar ao mesmo tempo a pedir que votem nessas mentiras. Não pode ser assim, isto tem que ter um ponto final", sublinhou Miguel Portas, quinta-feira à noite, durante um comício em Leiria.
Sem esquecer Vital Moreira e as suas "trapalhadas" em relação à proposta de criação de um imposto europeu, Miguel Portas acabou, assim, por estender os ataques aos "partidos do meio", questionando como podem os eleitores acreditar, por exemplo, na proposta do PS e do PSD de alargamento do programa Erasmus, "se foram esses mesmos partidos do meio que aceitaram reduzir em 50 por cento os montantes previstos para esses programas não faz dois anos na Europa".
"Como é possível", questionou o candidato do BE, que durante o dia já tinha deixado críticas aos elogios de Vítor Constâncio à proposta de Vital Moreira sobre um imposto europeu.
"Quero dizer claramente, e sem margem para dúvidas, que entendo que o presidente do Banco de Portugal melhor seria que guardasse para si as opiniões pessoais neste momento", afirmou durante a tarde, em declarações aos jornalistas no final de uma visita à fábrica da SPAL em Valado de Frades, perto de Alcobaça.
Essa troca de elogios voltaria, aliás, à campanha do BE à noite, com o líder do BE, Francisco Louçã a comentar a "atrapalhação" do PS em lidar com o assunto, que levou mesmo os socialistas a terem de ir buscar o Governador do Banco de Portugal para entrar na campanha.
"Tão atrapalhado está o PS que tem que ir buscar um dos seus, Governador do Banco de Portugal, que clama a sua independência como Governador do Banco, para entrar na campanha eleitoral e ser a única pessoa do PS que vem dizer que concordava com a proposta de um imposto que Vital Moreira apresentou há dois dias atrás", afirmou Francisco Louçã, no comício de Leiria.
Em sintonia com as críticas que mais tarde Miguel Portas deixou aos "partidos do meio", Francisco Louçã deixou ainda uma nota sobre a proximidade entre PS e PSD, recordando um episódio com o ex-ministro Morais Sarmento.
Conforme contou, Morais Sarmento disse à hora de almoço que "afinal não vê diferença" entre os candidatos e as propostas do PS e do PSD, mas "à hora do lanche" desmentiu o que tinha dito à hora do almoço.
"Já percebemos como andam atrapalhados aqueles que são obrigados a desmentir-se a si próprios a todo o instante, atropelando-se a si próprios nas palavras que disseram sem nunca saber o que querem dizer", frisou Francisco Louçã, para depois concluir que "no essencial eles sentem que estão tão próximos".
As críticas aos "partidos do meio" deverão, entretanto, voltar hoje a surgir, em especial durante o comício que o BE irá realizar à noite em Faro.
Antes ainda, a comitiva do BE irá passar logo pela manhã pelo porto de pesca de Sesimbra, para um encontro com pescadores e uma visita a uma cooperativa de pescadores e produtores que transformam o pescado.
Durante a tarde, já no Algarve, Miguel Portas irá visitar de barco a Ria de Alvor, uma zona protegida que está ameaçada pela especulação imobiliária.

Sem comentários:

Enviar um comentário