quarta-feira

Desfiles carnavalescos sesimbrenses são à beira-mar

Jornal “Diário de Notícias”, 15 de Fevereiro de 2007

É a grande novidade do Carnaval de Sesimbra deste ano: a realização do desfile à beira-mar, algo de "único no país", garante o presidente da autarquia, Augusto Pólvora. Mas esta não é a única diferença, relativamente a 2006, de um Carnaval que dura cinco dias e que espera receber mais de cem mil pessoas. Mais oferta de estacionamento, mais lugares nas bancadas (dois mil) ou um ecrã gigante no Largo da Marinha para assistir aos festejos são as restantes novidades.
A decisão de alterar o percurso do desfile carnavalesco, que antes atravessava a Avenida da Liberdade, "cortando a vila de Sesimbra em duas", dará um "enquadramento mais atractivo ao cortejo, melhora as condições para as bancadas, a mobilidade e o escoamento do trânsito e liberta cerca de 200 lugares de estacionamento na referida avenida", explica o autarca. E como o estacionamento continua a ser um dos principais problemas de quem visita Se- simbra nesta época, serão também disponibilizados cerca de 300 lugares na Docapesca, 200 no Calvário e 500 no Mar da Califórnia.
O Carnaval de Sesimbra começa amanhã com o desfile de cerca de 1500 crianças de 22 escolas básicas do concelho. Mas os pontos altos serão domingo e terça-feira, a partir das 15.00, com as escolas de samba e grupos sesimbrenses que prometem fazer desfilar na marginal cerca de 1500 elementos. Para segunda- -feira está ainda marcado "um dos maiores desfiles de palhaços do mundo", que espera juntar cerca de 4000 mascarados, afiança Augusto Pólvora.
Cinco dias de Carnaval que custarão cerca de 300 mil euros, "80 mil dos quais são assegurados pela autarquia", nota o edil. Mas, para Augusto Pólvora, o que torna o Carnaval de Sesimbra único é ser "organizado pelo movimento associativo da terra, dispensando a contratação de atracções estrangeiras".
Já em Almada, o Carnaval das escolas do concelho acolhe este ano mais de 3000 mascarados, que desfilam amanhã, a partir das 14.30, pelas avenidas Bento Gonçalves e Nuno Álvares Pereira. "Houve maior adesão que o nano passado, quando desfilaram cerca de 2000 crianças", avança o vereador da Cultura, António Matos, ao DN. Uma festa que conta com a participação de 19 escolas e 22 instituições de ensino. O desfile não trará novidades, mas sim a "continuidade e consolidação do projecto", sublinha o vereador.
Cláudia Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário