terça-feira

Quinzena do peixe-espada preto em Sesimbra

Jornal “Margem Sul”, de 8 de Julho de 2008

O lançamento do livro “Peixe-espada de Sesimbra – A Preto e Branco”, da autoria de António Reis Marques, no próximo dia 19, é o grande destaque da Quinzena Gastronómica dedicada ao Peixe-espada Preto, organizada pela Câmara Municipal, ArtesanalPesca e associações de comerciantes locais, que decorre entre os dias 12 e 27 de Julho, em 50 restaurantes do concelho.
O arranque da iniciativa teve ontem lugar, com uma mesa redonda dedicada ao impacto da espécie na economia e gastronomia locais. O restaurante Barca Delta, um dos participantes no certame, foi o palco escolhido para esta conversa, que contou com a presença de José Polido, vereador das Actividades Económicas da Câmara Municipal, Oliveira Martins, da Associação de Comerciantes e Industriais do Concelho de Sesimbra, António Narciso, da Associação de Comércio e Serviços do Distrito de Setúbal, Manuel José Pinto Alves, da ArtesanalPesca, e António Reis Marques, autor do livro.
José Polido, em nome da autarquia, destacou o facto de 82 por cento das capturas desta espécie em Portugal serem originárias de Sesimbra, o que tem permitido “aumentar o valor do pescado e dar a conhecer as qualidades deste peixe”. O seu sucesso na gastronomia levou a autarquia a tentar certificar a marca, um processo que deverá estar concluído no espaço de três anos.
Manuel José Pinto Alves, representante da ArtesanalPesca, cooperativa de pescadores que desde 2007 recebe e transforma todo o Peixe-espada Preto capturado pelas embarcações sesimbrenses, para posterior colocação no mercado nacional e internacional, referiu que a cooperativa “trabalha com todas as cadeias de lojas de grande superfície e os pescadores ganham actualmente mais do que alguma vez ganharam”.Para este impulsionador da cooperativa, o acréscimo de captura tem permitido a venda do peixe a pelo menos três euros por quilo, um aumento significativo em relação aos preços praticados há alguns anos atrás.
A Quinzena Gastronómica decorre há três anos e pretende dinamizar a gastronomia, além de impulsionar a venda deste produto típico de Sesimbra. Os chefes de cozinha têm-se mostrado à altura do desafio visto que a cada ano que passa apresentam receitas mais surpreendentes. Na Quinzena do ano passado foram vendidos mais de 3750 pratos, um número que a organização considerou bastante elevado, mas que todos os dinamizadores esperam superar na edição deste ano.
A história da pesca do peixe-espada em Sesimbra, desde o branco, pescado próximo da costa, às viagens até bancos do Atlântico, aos acordos com Marrocos e, mais tarde, ao preto, que ainda hoje se mantém como grande impulsionador da pesca local, é contada por António Reis Marques da forma simples, apelativa e ao mesmo tempo detalhada, que caracteriza a sua escrita.

Sem comentários:

Enviar um comentário