domingo

Câmara apresenta estudos urbanísticos

Jornal “O Setubalense”, de 4 de Julho de 2008

O estudo urbanístico para os terrenos da Carmona e da Gonvarri centram-se na hipótese de deslocar as duas fábricas para a zona da Mitrena, numa tentativa de salvaguardar a segurança das populações.
No caso da empresa Carmona, em Setúbal, a preocupação reside no facto desta empresa de resíduos perigosos viver paredes-meias com a população, o que deixa autoridades e habitantes alertados para o perigo de eventuais acidentes que possam ocorrer, sendo ainda de referir, o risco para a saúde pública destes moradores.
No que se refere à empresa Gonvari, uma fábrica metalo-mecânica localizada em Azeitão, a preocupação encontra-se no transporte dos materiais. O objectivo é tentar evitar acidentes graves, que embora nunca tenham acontecido, a verdade é que alguns dos rolos de ferro, diariamente, transportados para a fábrica já caíram dos camiões que asseguram este serviço, uma situação que merece a preocupação das entidades competentes, já que tal ocorrência põe em risco a segurança física dos automobilistas e da respectiva população.
O Pólo Comercial de Setúbal, um projecto que o vereador André Martins, destacou pelo facto de ter a capacidade de vir “criar um significativo número de postos de emprego em Setúbal”, foi outro dos estudos abordados. Trata-se de um projecto que, segundo o vereador responsável pelo pelouro do urbanismo, tem como objectivo atrair pessoas de fora, à cidade de Setúbal para ai fazerem as suas compras, invertendo assim, a actual tendência que lava muitos setubalenses a satisfazerem esta necessidade fora do concelho, assegurando as necessidades da população sadina.
De referir que estes estudos urbanísticos, aprovados na última Sessão de Câmara, onde apenas a proposta para o Pólo Tecnológico do IPS não foi aprovado pela oposição, vão ter a duração de quatro meses.
Justificando a conferência de imprensa que se realizou ontem no Salão Nobre dos Paços do Concelho pela necessidade de dar a conhecer o trabalho e os projectos que têm vindo a ser desenvolvidos, André Martins, que presidiu a sessão, explicou que está a decorrer um processo normal de revisão do Plano Director Municipal (PDM) que engloba uma estratégia de desenvolvimento para a cidade e centro urbano, abrangendo áreas de extrema importância para a cidade de Setúbal.
Neste encontro foram ainda, referidos outros estudos urbanísticos aprovados em Fevereiro, e que se encontram já em andamento, como é o caso da Ribeira do Machado, em Azeitão, que abrange numa das áreas de preocupação da autarquia, na medida em que aponta para uma estratégia de desenvolvimento do turismo, abrangendo a mobilidade dentro da cidade e uma estratégia de salvaguarda dos valores ambientais, preciosos para o turismo.


Cláudia Paiva

Sem comentários:

Enviar um comentário