terça-feira

Corpo de José Luís D'Orey encontrado na Arrábida

Jornal “Diário de Notícias”, 20 de Março de 2007

A GNR de Setúbal encontrou ontem o corpo de José Luís Lopes D' Orey, o empresário de Azeitão desaparecido desde 9 de Outubro. O cadáver, em adiantado estado de decomposição, foi resgatado do interior de uma viatura queimada escondida numa ravina da Serra da Arrábida. À hora do fecho desta edição, a Polícia Judiciária (PJ) já tinha informado os familiares do empresário de Azeitão, mas ainda aguardava os resultados dos testes de ADN para confirmar a sua identidade e as causas da morte.
As primeiras diligências para encontrar o corpo de José D' Orey começaram no domingo. Ao que o DN apurou, foi um mero acaso. A GNR foi alertada para facto de se encontrar uma viatura abandonada em cima de um penhasco, numa zona conhecida por Mata do Solitário, junto ao Portinho da Arrábida, em Setúbal. Ao chegar ao local, os militares viram que se tratava de uma carrinha de marca Mercedes, branca, que havia sido furtada há dois dias. Estava a anoitecer e as operações foram interrompidas.
Dando continuidade às investigações, os agentes voltaram ontem ao local, às 6.40, entrando por um acesso diferente, tendo-se então deparado com outra viatura abandonada. Tratava-se de uma carrinha em completo mau estado, queimada. No seu interior foi encontrado o cadáver de José D'Orey, irreconhecível, dado o avançado estado de decomposição.
"Percebi imediatamente que aquela não era uma situação recente porque o corpo estava em avançado estado de decomposição", contou ao DN Mário Macedo, comandante dos Sapadores de Setúbal, a corporação chamada ao local para retirar a viatura, com o corpo no interior, que se encontrava numa ravina, apenas sustentada pela vegetação.Havendo o perigo de se despenhar pela ravina abaixo, os bombeiros formaram uma equipa de resgate, com a ajuda de um helicóptero do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil. Cerca do meio dia, o carro foi então içado para um local mais seguro e o corpo retirado até à estrada do Outão. Dali foi transportado pelos bombeiros para o Instituto de Medicina Legal, em Lisboa.
A GNR prosseguiu a partir daí as operações na tentativa de encontrar mais corpos no local. Cinco equipas cinotécnicas (homem e cão) vasculharam a área, subindo e descendo as encostas. Entretanto, fora surgindo fortes indícios de aquele cadáver ser o do empresário de Azeitão, desaparecido há seis meses. Segundo as fontes do DN, os cães identificaram o corpo depois de terem farejado alguns objectos pessoais de José D'Orey . A viatura tinha as formas de se tratar da Renault Scenic em que se fazia transportar na altura do desaparecimento.
A meio da tarde chegou a PJ de Setúbal, a quem o caso estava entregue desde Outubro. Os inspectores procederam à recolha de todos os materiais possíveis de investigação que possam explicar o desaparecimento e, eventualmente, aparecimento do cadáver naquele local.
Já era noite quando os inspectores da PJ contactaram os familiares do empresário de Azeitão. À hora do fecho desta edição, o cadáver de José D'Orey encontrava-se ainda no Instituto de Medicina Legal para ser identificado.
Licínio Lima, Idalina Casal e Katia Catulo

Sem comentários:

Enviar um comentário