quarta-feira

Motoclube de Cezimbra promove 1ª Concentração Motard em Sesimbra

"Jornal de Sesimbra", de 19 de Agosto de 2008

O Motoclube de Cezimbra realizou nos passados dias 30, 31 de Maio e 1 de Junho a 1ª Concentração Motard no concelho de Sesimbra. O evento teve lugar no Parque de Campismo do Forte do Cavalo e serviu para assinalar os nove anos de existência da associação.
Durante três dias os responsáveis proporcionaram aos visitantes muita animação e alegria com concertos, jogos tradicionais e um espectáculo de freestyle, entre outras actividades. Com um programa bastante diversificado houve ainda espaço para a presença das escolas e grupos de samba do concelho, algo que não é habitual acontecer em eventos do género mas que se justificava “pelo facto de Sesimbra ter boas escolas de samba e, talvez, as melhores do país”, explicou ao Jornal de Sesimbra Eurico Rodrigues, vice-presidente do Motoclube de Cezimbra.
O evento contou com alguns apoios, nomeadamente da Câmara Municipal, Junta de Freguesia do Castelo e comércio local que, na perspectiva do responsável foram “bastante importantes. Não conseguimos contactar todos, como é normal, mas cerca de oitenta por cento dos comerciantes abordados deram-nos força e apoiaram-nos a cem por cento. A maioria concordou que um evento deste tipo fazia falta em Sesimbra porque traz muita gente para a vila”. Organizar uma concentração motard “não é fácil e sem apoios ainda é mais complicado. O Motoclube é uma associação sem fins lucrativos, vive das quotas dos sócios e do pequeno bar que existe na sede e que está aberto a qualquer pessoa”. Mesmo com os apoios “foi muito complicado organizar tudo”, lamentou, “não só a nível burocrático como pessoal, é preciso muita gente e contávamos ter mais adesão por parte dos sócios”.
“Fazer algo diferente que nunca foi feito em Sesimbra” foi o principal objectivo do evento que, Eurico Rodrigues espera que tenha servido para “limpar a imagem que as pessoas têm dos motoqueiros”. A 1ª Concentração Motard de Sesimbra contou com a presença de sócios, amigos e familiares do clube, bem como de outros Motoclubes do país. O vice-presidente da associação espera que tenha sido “a primeira de muitas” e explica ao Jornal de Sesimbra como tudo começou.
ENTREVISTA
Jornal de Sesimbra (J.S.): Como é que surgiu a ideia de criarem um Motoclube?

Eurico Rodrigues (E.R.): O Motoclube surgiu há dez anos, durante um jantar. No primeiro ano éramos apenas um grupo de amigos amantes de motas e ainda fizemos algumas festas só como grupo motard. Só depois começámos a pensar a sério na ideia de formarmos um clube.
J.S.: E começou com quantas pessoas?

E.R.: No início eramos à volta de cinco pessoas, mas quando formámos o clube já eramos cerca de 12 elementos.
J.S.: Tiveram a ideia de criar o Motoclube porquê? Pelas motas?

E.R.: Pode-se dizer que sim. Praticamente todos tínhamos mota e, como não existia no concelho uma sede ou um ponto de encontro dos amantes das motas, achávamos que era preciso fazer alguma coisa para mudar isso. Tínhamos previstas algumas actividades e então começámos a juntar alguns amigos numa sede provisória, onde fazíamos as nossas reuniões e organizávamos tudo.
J.S.: Actualmente quantos sócios têm?

E.R.: Somos cerca de 118. Temos alguns sócios fora do concelho mas a maioria é de Sesimbra.
J.S.: Quanto é que custa fazer parte do Motoclube de Cezimbra?

E.R.: Trinta euros por ano com uma jóia de inscrição como qualquer colectividade.
J.S.: Quais são as vantagens de ser sócio?

E.R.: O sócio tem descontos nos passeios e actividades que realizamos, nos jantares e no almoços. Funcionamos como uma associação e há sempre beneficios que o não-sócio não tem.
J.S.: Têm sede própria?

E.R.: Sim, a nossa sede está situada na estrada das Pedreiras.
J.S.: Têm sede própria e funcionam como uma associação. Nesta altura há alguma coisa que vos faça falta?E.R.: Falta os sócios comparecerem mais e ajudarem mais nas actividades. Temos sempre um plano de actividades, que é feito no início de cada ano, onde estão todas as actividades que o Motoclube vai realizar durante o ano. Claro que quando as organizamos contamos com a participação dos sócios e uma grande maioria não aparece e não colabora como devia. Somos realmente poucos elementos a gerir a associação.
J.S.: Também participam em actividades de outros Motoclubes. Há algum tipo de parceria com as outras associações?

E.R.: Temos muitos conhecimentos e amizades com sócios de outros Motoclubes e há concentrações em que participamos todos os anos. Nos últimos dez anos posso salientar uma que vamos todos os anos, cerca de trinta pessoas, que é a concentração de Góis. Também vamos à de Faro e da Vidigueira. De norte a sul do país acontecem cerca de 400 concentrações e temos de escolher as melhores ou as que gostamos mais. O Motoclube de Cezimbra com sede na estrada das Pedreiras foi fundado a 28 de Maio de 1999 e realizou, este ano, a 1ª Concentração Motard no concelho de Sesimbra.

Sofia Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário