quarta-feira

Castelo de Sesimbra recebe terceira edição das Jornadas Medievais

“Jornal de Sesimbra”, de 19 de Agosto de 2008

O Castelo de Sesimbra volta a ser palco, durante os fins-de-semana de Julho, de uma viagem no tempo até à Idade Média, com a realização de mais uma edição das Jornadas Medievais.
A iniciativa, da Junta de Freguesia do Castelo em parceria com a Câmara Municipal de Sesimbra, pretende, segundo Francisco Jesus “aliar o que de melhor existe na freguesia em termos de património, o Castelo de Sesimbra, e a vertente cultural, dando um enfoque especial à música medieval”. Concertos, recriações históricas, animações de rua e exposições fazem parte do cartaz. A Igreja de Nossa Senhora da Consolação do Castelo será o palco das actuações das bandas Axabeba, Mediae Vox e Mediterranea Medieval nos dias 5, 12 e 19 de Julho, a partir das 22 horas. Destaque ainda para a inauguração da exposição permanente na Torre Nova do Castelo.
Para além dos concertos, a terceira edição do evento vai contar com algumas novidades, entre elas uma exposição de instrumentos de música árabe e medieval, patente no Centro de Documentação Rafael Monteiro e que vai estar aberta entre 5 e 19 de Julho. Outra das inovações passa pela “reprodução de um festim medieval, no dia 25, na Torre de Menagem”. O evento vai contar com música e animações de fogo, cenográficas e cénicas, que ficam a cargo dos grupos Bando de Menestréis, AnimaMundi, Bailarinas Zambara ou o Grupo Art’Encena.
As Jornadas deste ano têm ainda o seu ponto alto na inauguração da exposição permanente da Torre Nova, que retrata o quotidiano do Castelo de Sesimbra durante a Idade Média.
Ao contrário das edições anteriores, este ano as entradas vão custar três euros a fim de evitar situações que, no ano passado, chegaram a ser condicionantes para a actuação dos próprios grupos devido ao excesso de público. “É uma forma de organizar melhor os concertos”, salienta o autarca. Os ingressos vão estar à venda em diversos locais do concelho e será, novamente, disponibilizado transporte gratuito em autocarro de Sesimbra para o Castelo para evitar alguns problemas de estacionamento. O orçamento final deste projecto, financiado pela Junta do Castelo e pela Câmara de Sesimbra, é de 14 mil euros, mais 1.500 euros que no ano passado.
As terceiras Jornadas Medievais de Sesimbra começam no dia 5 de Julho e prolongam-se até dia 26 no Castelo de Sesimbra, com um regresso ao passado na música medieval.


Sofia Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário