domingo

Faleceu Maurício Costa

"Setúbal Na Rede", 1 de Março de 2006

O professor e presidente da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA), Maurício Pinto da Costa, faleceu na passada segunda-feira, aos 73 anos de idade, após doença prolongada. Quaresma Rosa, do conselho fiscal da LASA, conta que “o que ressalta de Maurício Costa é a obra, que deixou inacabada, e o incentivo àqueles com quem trabalhava”, descrevendo-o como “um homem leal, batalhador e amigo”.
Quaresma Rosa relembra a “lealdade” que Maurício Costa “sempre pôs nas relações, renegando visões partidárias e colocando à frente de tudo a sua cidade de eleição, Setúbal”. Um homem que “batalhou por esta cidade e que demonstrou sempre muita coragem e grande lealdade para com os opositores, transformando-os em seus amigos e sensibilizando-os para a sua luta por Setúbal”.
O membro da LASA destaca algumas acções e iniciativas de Maurício Costa, como a instituição do Prémio Bocage (concurso de poesia), através da LASA, que veio “projectar valores, o poeta Bocage e a cidade de Setúbal”, ou a campanha pela recuperação do Convento de Jesus, “para a qual ainda muito falta fazer”. Maurício Costa foi também um forte opositor da co-incineração na Arrábida, fazendo parte da Comissão de Acompanhamento Ambiental da Secil.
Maurício Costa era natural de Montemor-o-Novo, mas desde criança que residia em Setúbal. Licenciado em Biologia, exerceu a actividade de professor nas escolas Preparatória de Bocage, da qual foi director, e na Secundária de Bocage. Foi também primeiro secretário da Assembleia da Sociedade Setúbal POLIS e, sobretudo, “um defensor de diversas causas a favor desta cidade”, conclui Quaresma Rosa.

Cláudia Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário