segunda-feira

Golfe: Europeu de Sub-18 na Suécia

Jornal “Record”, 12 de Julho de 2006

A selecção portuguesa classificou-se hoje no 12.º lugar, entre 20 nações, na primeira fase do campeonato da Europa de equipas sub-18, que decorre até sábado no "Old Course" do Bokskogens Golf Club, nos arredores de Malmoe, na Suécia. A equipa "anfitriã" foi a vencedora em "stroke play", o formato que serviu para agrupar as equipas para a fase seguinte, a disputar em "match play". Portugal ocupava o quarto lugar após a primeira jornada, "ex- aequo" com a Noruega, o que lhe abria as portas do primeiro 'flight', reservado aos oito primeiros classificados. No entanto, na segunda volta a pressão falou mais alto e os golfistas nacionais não evitaram a queda na tabela, falhando os quartos-de-final por apenas quatro "shots", ao totalizarem um agregado de +41 para +37 da Holanda, oitava classificada e detentora do título.
O resultado é obtido ao somar-se os cinco melhores resultados de cada sexteto: o agregado de terça-feira tinha sido de 376 pancadas (16 acima do par do campo), enquanto o de hoje foi de 385 (+25), para um total de 761 (+41). Na selecção portuguesa, o destaque vai para Pedro Figueiredo, de apenas 15 anos, que hoje marcou 72, depois do 71 de terça-feira, para um total de 143 (-1 par), que o colocam na posição de melhor jogador da prova a nível individual, juntamente com o espanhol Luís Garcia del Moral, o sueco Robin Wingarth e o belga Joanne Hughesl.
Mais um bom resultado do jovem de Azeitão, pouco mais de um mês depois de ter sido vice-campeão do Campeonato Internacional Júnior de Espanha, na Andaluzia, também para golfistas sub-18.
As nações apuradas para os quartos-de-final são, por esta ordem, Suécia (+13), Noruega (+19), Espanha (+25), Escócia (+26), Bélgica (+28), França (+36) e Holanda (+37).

quinta-feira

Ministra inaugura exposição na festa de Joe Berardo

Jornal "Primeiro de Janeiro", 21 de Junho de 2006

A Ministra da Cultura Isabel Pires de Lima inaugura hoje uma exposição de fotografia de Manuel Freitas de Jesus e de José Diogo de Freitas, no âmbito da Festa de Verão da Bacalhôa, Vinhos de Portugal, promovida pelo Comendador José Berardo, na Quinta da Bassaqueira, em Azeitão.
Durante o evento, Joe Berardo vai dar a conhecer melhor o seu ambicioso projecto de construir o maior jardim asiático na Europa, enriquecido com centenas de peças de arte, nomeadamente, mais de trezentas estátuas em mármore e granito e três pagodes. Trata-se de um espaço oriental, com 75 hectares, na Quinta dos Loridos, no Bombarral.
O anfitrião vai proceder à entrega de donativos à Liga Portuguesa contra o Cancro e para a Santa Casa da Misericórdia de Azeitão.

Tubarão apanhado em Sesimbra

Jornal "O Sesimbrense", 16 de Junho de 2006

No passado dia 12 de Junho, pelas 5 horas da manhã, a tripulação do “Deusa da Baía” teve uma grande surpresa. Ocupados a colher a caçada, nunca lhes passou pela cabeça que um tubarão anequin rondava ali por perto.
Ao sentirem que algo puxava as redes, atribuíram-no a roazes que tentavam comer a isca; qual não é o espanto dos camaradas quando, de repente, um animal de dimensões imensas rompe as águas pelo lado da popa, num salto que, como alguns descreveram, se assemelhava ao explodir de um vulcão.
Após alguma espera, dedicação e um grande esforço , a tripulação foi capaz de caçar um caçador. Eram algumas as pessoas já reunidas na doca, quando o barco do “Deusa da Baía” atracou, trazendo consigo esta grande pescaria, um animal pescado a cerca de 25 milhas da costa, e que pesava 430 kg (sendo apenas 100 em fígados, tripas e outros).
Ao “Deusa da Baía” votos que de futuro tenham mais surpresas agradáveis e toda a sorte do mundo.
M.ª Madalena Costa

sábado

«Mais Tempo para o Futuro»

"Agência Ecclesia", 10 de Maio de 2006
A Associação Meninos de Oiro, Associação para a defesa dos direitos da Criança de Azeitão e Setúbal, promove dia 15 de Maio a III Conferência Meninos de Oiro, a realizar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
A III Conferência Meninos de Oiro com o tema “Mais tempo para o Futuro” inicia-se às 9h30 e conta com a presença de algumas figuras de relevo no que respeita à defesa dos direitos das crianças: Luís-Villas Boas, director do Refúgio Aboim Ascenção, Armando Leandro, Presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo, Catalina Pestana, Provedora da Casa Pia de Lisboa, Laurinda Alves, Jornalista, Manuel Pina, Presidente da Unicef. Ao longo deste dia serão debatidos temas relacionados com a falta de tempo que a Sociedade, e muito particularmente a Família, tem para as suas Crianças. Suas causas, suas consequências? Haverá maneira de contornar este problema que atinge toda a sociedade e que se está a tornar dramático? Estaremos nós a hipotecar o Futuro?

sexta-feira

GNR detém dois suspeitos de furto de arte sacra

Jornal “Diário de Notícias”, 18 de Maio de 2006

A GNR anunciou ontem a detenção de dois homens suspeitos de furto de arte sacra, em Alfarim, Sesimbra, e a recuperação de mais de 50 estatuetas de santos. As detenções foram o culminar de uma investigação que durava há cerca de um ano. A operação começou com a interceptados os suspeitos à porta das suas residências, que foram alvo de mandado de buscas domiciliárias. No interior, os militares da GNR encontraram 56 estatuetas de vários santos, duas das quais, com cerca de um metro de altura, que tinham sido furtadas há cerca de um ano de uma pequena igreja da Lagoa de Albufeira. As autoridades apreenderam ainda uma televisão, quatro facas de mato, quatro telemóveis, cerca de 300 moedas antigas, diversos electrodomésticos, ferramentas, peças de louça antiga e duas balanças para pesar ouro. Foram ainda confiscados uma caçadeira, dois cartuchos, diversos artigos em ouro e prata (15 fios, 14 anéis, cinco relógios de pulso, quatro pulseiras, 18 pares de brincos e três gargantilhas) e 650 euros.

segunda-feira

Volta Às Origens

Jornal “Boqueirão” (São Paulo, Brasil), 21 de Maio de 2006

Portugal é um dos primeiros países da Europa. Se você quer relaxar, procure as pequenas vilas, espalhadas pelo território luso, dentro de antigas muralhas ou no meio da natureza ainda selvagem. Portugal é um país com uma excelente tradição histórica e cultural. Hotéis e resorts dão todo conforto ao visitante. Já imaginou o rigor monástico de um convento do século 12 adaptado a hotel, onde a decoração, confortável e sofisticada responde ao design moderno ou um moderno estádio construído para a Euro 2004, onde se contempla um anfiteatro rupestre?
O País herdou marcas de muitos lugares e culturas e um jeito natural para juntar o antigo e o moderno, tradicional e contemporâneo. Nas festas de Senhora da Agonia, em Viana do Castelo, ou nas danças dos pauliteiros de Miranda vivem também as mais arraigadas tradições. Mas também em artes como o fado ou o rock, o povo gosta de ser inovador.
Gozando de temperaturas primaveris no inverno e de verões refrescados pela brisa atlântica , a Costa de Lisboa, na costa sudoeste, oferece uma rica e impressionante diversidade. Capital de Portugal desde a sua conquista aos Mouros em 1147, Lisboa é uma cidade lendária com mais de 20 séculos de história.
Um céu radioso ilumina a cidade monumental, com fachadas de azulejos e estreitas ruas medievais, onde à noite se pode ouvir o fado. Lisboa é também o palco de festas populares, local de compras especiais, divertida vida noturna, e interessantes museus, uma cidade com várias opções. Não muito longe, o charme da Serra de Sintra convida-o a passear nas carruagens de cavalos e a apreciar as maravilhosas casas de quinta, com séculos de história, à medida que se aproxima do Palácio da Pena, um fabuloso exemplo de arquitetura Romântica que preserva a atmosfera de residência real.
Um pouco mais longe, fica o Convento de Mafra, as belezas costeiras a caminho de Cascais, a verdejante Serra da Arrábida e a pitoresca Sesimbra, o Estuário do Sado e as aristocráticas Quintas de Azeitão. Dirigindo-se para o Sul, as praias azul e ocre da Costa Alentejana abrem-lhe a paisagem para o Atlântico.

sábado

Mais tempo para o futuro

“Agência Ecclesia”, 10 de Maio de 2006

A Associação Meninos de Oiro, Associação para a defesa dos direitos da Criança de Azeitão e Setúbal, promove dia 15 de Maio a III Conferência Meninos de Oiro, a realizar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. A III Conferência Meninos de Oiro com o tema “Mais tempo para o Futuro” inicia-se às 9h30 e conta com a presença de algumas figuras de relevo no que respeita à defesa dos direitos das crianças: Luís-Villas Boas, director do Refúgio Aboim Ascensão, Armando Leandro, Presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo, Catalina Pestana, Provedora da Casa Pia de Lisboa, Laurinda Alves, Jornalista, Manuel Pina, Presidente da Unicef.
Ao longo deste dia serão debatidos temas relacionados com a falta de tempo que a Sociedade, e muito particularmente a Família, tem para as suas Crianças. Suas causas, suas consequências? Haverá maneira de contornar este problema que atinge toda a sociedade e que se está a tornar dramático? Estaremos nós a hipotecar o Futuro?

Prolongada discussão pública sobre Mata de Sesimbra

Jornal “Expresso”, 5 de Maio de 2006

A Câmara de Sesimbra decidiu prolongar o processo de consulta pública do Plano de Pormenor Sul da Mata de Sesimbra (PPSMT) na sequência do anúncio da providência cautelar avançada por José Sá Fernandes, em nome de um grupo de cidadãos (noticiado pelo EXPRESSO na edição de 22 de Abril).
O Processo será reaberto por mais 45 dias e contará com documentação que não foi disponibilizada anteriormente aos cidadãos, tais como os pareceres da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT) e da Direcção Geral de Turismo (DGT) .
O EXPRESSO apurou que além do parecer negativo da CCDRLVT, e de três organizações ambientalistas nacionais, PPSMT recebeu também um parecer muito condicionado da DGT. Esta entidade considera que «do ponto de vista do turismo, a proposta de plano deverá ser reformulada» e argumenta que «não houve a necessária ponderação quanto à dimensão do empreendimento e à viabilidade económica das propostas, encaradas globalmente no contexto do local (Mata de Sesimbra) do concelho e da região. Refira-se a título de comparação, que o Complexo do Tróia prevê um total de 15 mil camas», quando o PPSMS ( projecto da Pelicano) prevê 30 mil ao que se somam mais 15 mil do PP Norte da Mata de Sesimbra (projecto da Herdade da Apostiça), em processo mais atrasado.
Tal como a CCDRLVT, a DGT considera «estar por demonstrar, mesmo com as propostas de Plano de Acessibilidades, a capacidade do concelho e da região acolherem um acréscimo de ocupação turística desta ordem». E não há garantias de que o Projecto de Acessibilidades seja aprovado e executado na integra, uma vez que ainda não teve luz verde das Estradas de Portugal. Paradoxalmente, o Plano Director Municipal de Sesimbra prevê um máximo de 89 mil novas camas turísticas no concelho, num total de 31.800 unidades de alojamento, o que equivale ao dobro do que está projectado só para a Mata de Sesimbra (45 mil camas). «O Concelho Sesimbra não comporta mais de 40-50 mil camas e cada empreendimento terá que reduzir a sua dimensão em 30%», afirma o presidente da CCDRLVT, Fonseca Ferreira, em declarações ao EXPRESSO. Fonseca Ferreira adianta que para o PPSMT ter parecer favorável terá que «reduzir a densidade do empreendimento, eliminar um aldeamento em corredor secundário da reserva ecológica e proceder a um faseamento da execução das acessibilidades, dos equipamentos e dos aldeamentos que não está garantido a 20-25 anos». A CCDRLVT reunirá com a Câmara de Sesimbra na próxima segunda-feira para ultrapassar as divergências existentes.

Carla Tomás

Sá Fernandes defende suspensão do Plano de Pormenor Sul da Mata de Sesimbra

Jornal “Público”, 24 de Abril de 2006

O advogado José Sá Fernandes quer avançar com um providência cautelar para suspender o Plano de Pormenor Sul da Mata de Sesimbra (PPSMS), argumentando que a informação disponibilizada durante o processo de discussão pública, que termina hoje, foi insuficiente.
"Esta discussão pública não deve ser considerada válida porque a informação disponibilizada foi insuficiente. É preciso esclarecer todos os impactos que os empreendimentos turísticos e os campos de golfe previstos vão ter na cidade de Sesimbra, nas estradas e das praias", sublinhou o advogado e vereador da câmara de Lisboa.

Até ao esclarecimento dos impactes, o PPSMS deve ser suspenso, defende Sá Fernandes. "É preciso abrir uma nova discussão pública, bem feita, em que todos os efeitos negativos sejam avaliados. Por exemplo, quais serão as consequências de ter mais 30 mil pessoas a consumir água nesta região?" questionou.
O advogado lembrou que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) já deu parecer desfavorável ao Plano de Pormenor e salientou que deveria ser feita, nesta fase, uma avaliação de impacte ambiental."Se este Plano de Pormenor for aprovado, vai ser difícil chumbar depois estes projectos na fase de avaliação de impacte ambiental, porque já estão previstos", explicou.
A providência cautelar deverá ser entregue sexta-feira no Tribunal Administrativo de Setúbal.
O presidente da câmara de Sesimbra, Augusto Pólvora, discorda dos argumentos apresentados e justificou que era impossível fazer uma avaliação de impacte ambiental do Plano de Pormenor porque não está transposta a directiva comunitária que regula esta matéria.
"Legalmente, não o poderíamos fazer. Mas fizemos um estudo ambiental, com o mesmo formato e que implica uma visão global de todo a área do plano, ao contrário da visão casuística que estava estabelecida no Plano Director Municipal (PDM)", adiantou.
Augusto Pólvora acrescentou que o parecer da CCDR-LVT está disponível nos locais de consulta do PPSMS e só não foi colocado na Internet, no sítio de consulta pública on-line, porque não estava digitalizado.
Findo o período de discussão pública, o PPSMS terá ainda de ser submetido a novo parecer da CCDR-LVT. Só se o parecer for favorável poderá ser ratificado em Conselho de Ministros, sendo esta validação obrigatória porque altera o PDM em vigor.
O projecto da Mata de Sesimbra, promovido pela imobiliária Pelicano, é o primeiro de uma série de empreendimentos que a One Planet Living (entidade parceira da WWF) pretende desenvolver nos cinco continentes para mostrar que é possível construir habitações e espaços de lazer sem prejudicar o ambiente.
O PPSMS contempla a implantação de uma "eco-cidade" com oito mil alojamentos e capacidade para 30 mil pessoas.As associações portuguesas Quercus, Liga para a Protecção da Natureza e Geota deram parecer desfavorável ao empreendimento, considerando que os aspectos negativos suplantam os positivos.

Sopa “molecular” dá prémio a Portugal

Jornal “Diário de Notícias”, 4 de Abril de 2006

Esferas de sopa de peixe sobre algas verdes, com sabor a amêijoas à Bulhão Pato.
Foi este prato que deu a cinco cientistas-cozinheiras portuguesas o primeiro prémio do I Encontro Ciências & Cozinha que decorreu em Paris na sexta-feira, sob os auspícios do professor francês Hervé This, nome maior da gastronomia molecular em todo o mundo, com a participação de concorrentes de vários países.
A equipa nacional era formada por Maria Loureiro Dias, Catarina Prista, Margarida Guerreiro e Paulina Mata (estas duas últimas colaboradoras da página Boa Vida, onde publicam quinzenalmente artigos sobre gastronomia molecular), professoras da Universidade Nova de Lisboa ou do ISA e participantes no Ciência Viva. E ainda a arquitecta paisagista Joana Moura, uma entusiasta da cozinha, já com curso no Cordon Bleu.
Os pratos a concurso estavam divididos entre "chefes de cozinha", "escolas" e "amadores". As cientistas portuguesas ganharam nesta última categoria. O Mar Imaginário foi o tema do Encontro (bem apropriado ao prato que elas apresentaram) que visou desafiar a comunidade científico-gastronómica para o uso de espessantes alimentares de origem natural na inovação culinária.
Paulina Mata explicou ao DN que a receita foi desenvolvida em colaboração com o chefe Luís Baena (Quinta de Catralvos, Azeitão), sendo dele a sopa de peixe que, após ser congelada "foi revestida por um alginato, com o interior a permanecer líquido". Já as "algas" resultaram da mistura do líquido que se desprende das amêijoas com o de espinafres e coentros", usando-se agar agar para dar a consistência gelatinosa.
O prato foi testado entre diversos apreciadores amigos, entre os quais Maria de Lourdes Modesto (uma surpresa para quem acha que a defesa da cozinha tradicional não pode conviver com a vanguarda) e o júri, presidido por Hervé This, baseou o seu veredicto na "originalidade e mérito científico do trabalho apresentado" pela equipa portuguesa. Um bom estímulo para estas cientistas, que prometem, para Junho, cursos no ISA sobre cozinha molecular.

Peixe fresco levado a casa de clientes cibernautas

“Jornal de Notícias”, 20 de Fevereiro de 2006

E se em vez de ir à peixaria ou ao mercado adquirir o peixe de que precisa, este lhe fosse entregue em casa, já amanhado e cortado, e sem custos acrescidos? Este foi o ponto de partida de dois amigos, naturais de Sesimbra, que desde Janeiro exploram uma empresa virtual - a Fixe em Casa, Lda - que se dedica à compra, arranjo e entrega gratuita do pescado fresco onde o cliente quiser, na área da Grande Lisboa, mediante uma encomenda prévia.
A ideia nasceu do facto de um dos sócios, Manuel Cardoso, estar ligado a uma cooperativa de venda de peixe e ter por hábito distribuir algum do pescado pelos amigos. "Começámos a ter muitas solicitações e, por isso, pensámos em apostar seriamente nesta área", explicou ao JN Miguel Zegre, outro dos sócios, mais ligado à parte informática do negócio.
Os interessados poderão consultar o catálogo de peixes bem como o respectivo preço em www.peixefresco.com.pt e fazer a encomenda por e-mail ou através do número de telemóvel disponibilizado para o efeito. Os pedidos terão que ser feitos até às 17 horas de cada quinta-feira, para que o peixe seja entregue, onde o cliente quiser, na área de Lisboa, na sexta-feira ou sábado.
De acordo com o mesmo responsável, o peixe é comprado na Docapesca, em Sesimbra, e é amanhado e cortado num armazém pertencente à cooperativa ao qual está ligado Manuel Cardoso. A distribuição é depois feita com recurso a uma carrinha frigorífica comprada pela empresa para o efeito.A média semanal de entregas tem sido de 20, mas Miguel Zegre afirma que a empresa tem capacidade para responder a 80 encomendas. No futuro, os dois sócios gostariam de ter um "espaço físico onde o cliente pudesse levantar as encomendas", bem como um armazém próprio, acrescenta.
Em relação ao preço de venda, Miguel Zegre explica que tentam vender o peixe "10% abaixo do preço do mercado". "Nós nunca perdemos, porque não temos mercadoria em stock. Só compramos consoante as encomendas", afirma, frisando que o pagamento é feito no acto da entrega.
Se o cliente não ficar satisfeitos e reclamar, "o produto será substituído ou devolvido o dinheiro", garante Miguel Zegre. "Até ao momento, não tivemos reclamações".
Números
20 encomendas: Média semanal de actividade da empresa que, contudo, afirma ter capacidade para responder a 80 pedidos. O objectivo é arranjar um local onde o cliente possa levantar o peixe.
2 dias: As entregas são feitas às sextas-feiras e sábados no local onde o cliente quiser, embora limitadas à área da Grande Lisboa. A empresa aposta sobretudo em angariar clientes na capital.

quarta-feira

Ecologistas contra projecto turístico na mata de Sesimbra

Jornal "Diário de Notícias", 25 de Abril de 2006

As associações ambientais querem ver chumbado o novo Plano de Pormenor da Zona Sul da Mata de Sesimbra, que consubstancia um empreendimento turístico de grandes dimensões naquela área. O excesso de ocupação (8 mil alojamentos para 30 mil pessoas) e questões de planeamento deixam insatisfeitos os ambientalistas, que desconfiam do projecto promovido pela empresa Pelicano, seguindo os princípios de sustentabilidade estabelecidos pela World Wildlife Fund (WWF).
A Liga para a Protecção da Natureza, a QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza, e o Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) dizem que os problemas se sobrepõem às virtudes. Pode ainda ler-se na conclusão do documento que "este tipo de projectos, com carácter demonstrativo de construção sustentável com o carimbo da WWF, são favoráveis ao desenvolvimento urbano do país desde que os benefícios sejam de facto compensatórios". Os ambientalistas acrescentam que isso pode ser atingido com dimensões de ocupação menores ou com projectos de reabilitação de zonas degradadas a necessitar de requalificação.
Entre as principais preocupações constam o crescimento populacional que se pode tornar insustentável em Sesimbra com a população residente e flutuante a duplicar num período de dez anos, o excesso de carga turística e a falta de garantias para acções de gestão ambiental. Para além disso, os objectivos planeados de redução de consumo de energia, resíduos e água podem não estar garantidos se os utilizadores forem turistas e abdicarem de adoptar comportamentos ambientalmente correctos."
O princípio do projecto, na dimensão e localização, não nos parece correcto", diz Aline Delgado da Quercus, que privilegia a contrução de raíz em áreas industriais próximas como o Seixal e Barreiro. A dirigente teme que não seja cumprido o Plano de Gestão Ambiental por "requerer esperar financiamentos que podem não vir".
Carlos Costa, presidente da GEOTA, afirmou ser "difícil tentar compatibilizar um conceito correcto com a sua aplicação numa situação desajustada". Em declarações ao DN, assumiu estar de "pé atrás face à pretensa bondade deste projecto", que classifica de "turístico e imobiliário disfarçado com as roupas bonitas" do ambiente. "Estranhamos o envolvimento da WWF e por que escolheram esta zona de grande qualidade ambiental", conclui.
O advogado Sá Fernandes pretende avançar com uma providência cautelar para suspender o Plano de Pormenor, argumentando que a informação disponibilizada durante a discussão pública, que terminou segunda-feira, foi insuficiente.

sábado

Dois jovens estão perdidos na serra da Arrábida

“Jornal de Notícias”, 10 de Abril de 2006

Dois jovens perdidos na serra da Arrábida desde hoje de manhã, estão a ser procurados por equipas de resgate marítimo e terrestre dos bombeiros de Setúbal e já foram contactados por telemóvel, disse um responsável pelas buscas.
"Os dois jovens estão bem de saúde, não estão feridos e comunicam connosco por telemóvel. O único problema é que se perderam e não conseguem descobrir o caminho para saírem do local onde estão", disse Mário Macedo, dos Bombeiros Sapadores de Setúbal.
"Fomos alertados cerca do meio-dia e activámos de imediato a equipa de resgate que vai tentar localizar os dois jovens por via terrestre e por via marítima", acrescentou o comandante dos bombeiros.
De acordo com o mesmo responsável, pelas indicações dadas aos bombeiros os dois jovens devem estar algures na zona do Risco, na fronteira entre os concelh os de Setúbal e Sesimbra.
"Julgamos que os dois jovens se encontram numa zona conhecida, onde os nos sos homens fazem exercícios regularmente, e que serão localizados dentro de pouco tempo, até porque ainda temos muitas horas de luz", concluiu Mário Macedo.

Pesca do tubarão azul entusiasma profissionais

“Jornal de Notícias”, 10 de Abril de 2006

Em princípios do próximo mês, uma mão cheia de embarcações de pesca tradicional de Viana do Castelo deve começar a rumar em direcção aos portos da região centro do país com um único objectivo o de pescar tubarões. Concretamente, o tubarão azul, mais conhecido por tintureira. A saga, tida como "mais rentável" para os profissionais da região, assinala o regresso à faina deste tipo de peixes por parte da comunidade piscatória alto-minhota, seguindo-se à epopeia do barroso (tubarão de águas profundas), em que estiveram envolvidas dezenas de embarcações e centenas de profissionais da região, há perto de 20 anos.Ao precisar que muitos foram os marítimos que dedicaram mais de uma década à faina do barroso, cujas campanhas chegavam a prolongar-se, nos últimos tempos, por três e quatro dias, Carlos Gonçalves, pescador de Viana do Castelo, que trabalhou no primeiro barco da região a fainar estes peixes, o "Santa Luzia no Monte", assinalou "começámos a pescar o barroso por volta de 1986, devido, em grande parte, à procura desse peixe por compradores da Região Sul, com destaque para comerciantes de Sesimbra, que arrematavam todo o pescado". Uma vez comercializado, ao barroso era-lhe retirado o fígado que, segundo muitos, teria por destino o Japão e a indústria farmacêutica e de cosmética aí estabelecida. Porém, a queda do preço em lota aliada à crescente dificuldade e correspondentes encargos em capturar este tubarão de águas profundas (era pescado à linha a uma profundidade que variava entre os 800 e mil metros) viriam a ditar o fim das campanhas, agora substituídas, durante os meses de Verão, pela da tintureira, realizada entre os portos de Aveiro e da Nazaré."São os melhores meses para a captura deste peixe", assegura José da Guia, dos primeiros pescadores de Viana do Castelo a regressar à faina do tubarão. As campanhas, participadas, no ano passado, por pouco mais de meia dezena de embarcações da cidade, prolongam-se por cinco dias, destinando-se a esmagadora maioria do pescado a lotas da vizinha Galiza. "O peixe atinge aí valores muito mais elevados que em Portugal. É evidente que também gastámos mais dinheiro com isso, mas o esforço tem, até ao momento, compensado", assegurou. A exemplo do que se passava com o barroso, do qual se extraía o fígado, à tintureira são-lhe retiradas as barbatanas, que têm por destino mercados do Sudeste Asiático, com relevo para Hong-Kong.

Luís Henrique Oliveira

Jovens perdidos na Arrábida

“Portugal Diário”, 10 de Abril de 2006

Dois jovens perdidos na serra da Arrábida desde hoje de manhã, estão a ser procurados por equipas de resgate marítimo e terrestre dos bombeiros de Setúbal e já foram contactados por telemóvel, disse um responsável pelas buscas.
«Os dois jovens estão bem de saúde, não estão feridos e comunicam connosco por telemóvel. O único problema é que se perderam e não conseguem descobrir o caminho para saírem do local onde estão», disse Mário Macedo, dos Bombeiros Sapadores de Setúbal.
«Fomos alertados cerca do meio-dia e activámos de imediato a equipa de resgate que vai tentar localizar os dois jovens por via terrestre e por via marítima», acrescentou o comandante dos bombeiros.
De acordo com o mesmo responsável, pelas indicações dadas aos bombeiros os dois jovens devem estar algures na zona do Risco, na fronteira entre os concelhos de Setúbal e Sesimbra.
«Julgamos que os dois jovens se encontram numa zona conhecida, onde os nossos homens fazem exercícios regularmente, e que serão localizados dentro de pouco tempo, até porque ainda temos muitas horas de luz», concluiu Mário Macedo.

Aposta continuada na juventude

“Jornal de Sesimbra”, 30 de Março de 2006

Os rotários sesimbrenses levaram a cabo mais uma acção de angariação de apoios de Norte ao sul do país para atribuição de bolsas a jovens carenciados da comunidade. Estas bolsas têm por objectivo, auxiliar a prossecução de estudos de alunos carenciados do concelho.
Esta acção culminou com a cerimónia de entrega das mesmas no passado dia 25 de Março, no auditório Mário João Sargedas, naquela que foi a sua primeira utilização oficial.
Presentes estiveram os principais intervenientes neste processo, patrocinadores e patrocinados, numa cerimónia presidida pela presidente do Rotary Club de Sesimbra, Lucília Baioneta. A sessão contou igualmente com a presença do Governador do Distrito Rotário 1960, José Manuel Pereira, Vice-Presidente da Fundação Rotária Portuguesa, Frederico Nascimento, do Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Augusto Pólvora e Felícia Costa, respectivamente, assim como dos presidentes das Juntas de Freguesia de Santiago e Castelo, Félix Rapaz e Francisco de Jesus. A cerimónia teve início com a actuação do Grupo Coral de Sesimbra que interpretou quatro peças traçando uma evolução da música até aos dias de hoje. Este ano foram entregues 76 bolsas, repartidas pelos níveis de ensino secundário (25), tecnológico (19) e superior (31) e uma bolsa de mérito entregue apenas a alunos que obtenham uma média superior a 18 valores, assim como 5 diplomas de “Aluno Melhor Companheiro”. Este último, atribuído pelos colegas, destina-se a alunos que, pela sua actuação e dedicação, demonstraram ao longo do ano os ideais rotários de entreajuda e companheirismo.
Apesar da redução no número de bolsas, o Rotary Club de Sesimbra repete mais uma vez a proeza de distribuir o maior número de bolsas atribuídas por um clube rotário em todo o mundo, num esforço continuado numa aposta constante na juventude do concelho.

Projecto da Mata de Sesimbra cria 11 000 empregos

“Diário Digital”, 23 de Março de 2006

Pooran Desai, director da Bioregional, entidade parceira da World Wildlife Found, apresenta na sexta-feira o Plano Sustentável da Mata de Sesimbra, um projecto que vai criar 11.000 postos de trabalho, segundo anunciou hoje a WWF.
O projecto prevê ainda que os produtores locais abasteçam no futuro pelo menos 50% dos serviços do empreendimento sustentável One Planet Living, previsto para a zona.
O projecto da Mata de Sesimbra é pioneiro a nível mundial e será utilizado como modelo noutras iniciativas mundiais e pretende mostrar que é possível construir espaços de lazer e turismo sem prejudicar o ambiente. A WWF e Bioregional lançaram o projecto One Planet Living que prevê a criação de uma rede de comunidades sustentáveis em todo o mundo, envolvendo as mais diversas entidades, como empresas imobiliárias, autarquias e até a banca.

domingo

Faleceu Maurício Costa

"Setúbal Na Rede", 1 de Março de 2006

O professor e presidente da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA), Maurício Pinto da Costa, faleceu na passada segunda-feira, aos 73 anos de idade, após doença prolongada. Quaresma Rosa, do conselho fiscal da LASA, conta que “o que ressalta de Maurício Costa é a obra, que deixou inacabada, e o incentivo àqueles com quem trabalhava”, descrevendo-o como “um homem leal, batalhador e amigo”.
Quaresma Rosa relembra a “lealdade” que Maurício Costa “sempre pôs nas relações, renegando visões partidárias e colocando à frente de tudo a sua cidade de eleição, Setúbal”. Um homem que “batalhou por esta cidade e que demonstrou sempre muita coragem e grande lealdade para com os opositores, transformando-os em seus amigos e sensibilizando-os para a sua luta por Setúbal”.
O membro da LASA destaca algumas acções e iniciativas de Maurício Costa, como a instituição do Prémio Bocage (concurso de poesia), através da LASA, que veio “projectar valores, o poeta Bocage e a cidade de Setúbal”, ou a campanha pela recuperação do Convento de Jesus, “para a qual ainda muito falta fazer”. Maurício Costa foi também um forte opositor da co-incineração na Arrábida, fazendo parte da Comissão de Acompanhamento Ambiental da Secil.
Maurício Costa era natural de Montemor-o-Novo, mas desde criança que residia em Setúbal. Licenciado em Biologia, exerceu a actividade de professor nas escolas Preparatória de Bocage, da qual foi director, e na Secundária de Bocage. Foi também primeiro secretário da Assembleia da Sociedade Setúbal POLIS e, sobretudo, “um defensor de diversas causas a favor desta cidade”, conclui Quaresma Rosa.

Cláudia Monteiro

A Valia das Questões Arquitectónicas

Jornal "O Sesimbrense", 24 de Fevereiro de 2006

Entrevista com Arquitecto José Carlos Trindade

José Carlos Trindade, arquitecto bem conhecido, devido aos seus excelentes projectos, fala-nos um pouco sobre a sua profissão, experiências e novas ideias para o nosso Concelho.

É sabido que os arquitectos elaboram projectos. Os engenheiros também fazem o mesmo. O que é que diferencia a actividade dos arquitectos?
O que acontece é que quando se fala de projectos, normalmente o que se está a falar não é de um projecto mas de um conjunto de projectos. Portanto isso quer dizer que a arquitectura funciona em multidisciplinaridade e não separada das outras especialidades. É um trabalho de convergência. Não há boa arquitectura de não houver boas engenharias.
Esta ideia de haver uma distinção entre arquitectos e engenheiros é de há muito uma ideia errada porque devem convergir na mesma direcção.
O papel do arquitecto pode ser comparável ao papel de um maestro na orquestra, é aquele que tem a visão global da coisa, e que desde a concepção até à conclusão da obra procura que todas as intervenções estejam afinadas com vista a um determinado produto final. Fala-se de arquitectura relati-vamente a uma pequena loja, como se pode falar de arquitectura uma cidade. Há nestes exemplos uma escala de inter-venção muito distinta.

Como é que se situa a sua actividade nestes níveis de intervenção?
Temos feito um pouco de tudo. Desde habitação, moradias, temos feito habitação colectiva, equipamentos colectivos, portanto edifícios que têm uma utilização para público, temos feito urbanismo com loteamentos e também planeamento urbano. De certa maneira temos corrido o leque todo.

As pessoas são muito exigentes no que respeita a habitações?
As pessoas têm ideias muito definidas. É muito raro podermos ter uma intervenção mais criativa ao nível das moradias porque as pessoas são cautelosas nas suas próprias ideias.

E em relação a espaços públicos? O urbanismo propriamente dito?
Temos feito muita coisa a nível de loteamentos. Temos uma experiência muito aprofundada ao nível da reconversão de loteamentos ilegais, que é um trabalho pouco valorizado, mas é um trabalho muito complexo.
Temos vários empreendimentos construídos em Sesimbra; estou-me a lembrar do Clube Naval de Sesimbra, que resultou muito bem, outro caso é o Centro Pastoral Bento XVI, que foi uma iniciativa da Paróquia do Castelo, e foi construída em tempo recorde e que já está a funcionar.
Mas também temos participado em outras obras que para mim são muito gratificantes, o caso da Piscina e da Sala de Desporto do GDS.

Os promotores imobiliários, os empreiteiros, os técnicos e os cidadãos em geral queixam-se da burocracia da administração pública. Na sua opinião o que é que está mal e o que podemos fazer para melhorar?
Vivemos num país em que trabalhamos muito para produzir pouco. E nesse processo, a administração pública tem um peso enorme, porque de um modo geral tende a tornar complexo aquilo que podia ser simples e a tornar lento o que podia ser rápido e isto tem um efeito perverso na economia.
Do meu ponto de vista o que é preciso ser feito: primeiro é necessário que haja vontade política para mudar. Neste momento acho que existe essa vontade política. Acho que estes últimos governos deram sinais de mudança concretos, depois o primeiro investimento devia ser na formação das pessoas.
Há necessidade de mudar a visão das coisas e de clarificar procedimentos, o que acontece normalmente na função pública é que há poucos que trabalham muito e há muitos que trabalham pouco. Depois as questões que têm a mais a ver com os procedimentos, tem de haver desmaterialização dos procedimentos administrativos, ou seja, hoje tudo se passa com papéis, tudo isto significa um imenso acréscimo de tempo, num mundo em que tudo funciona à “velocidade da luz”, como diz Bill Gates. Isto é um feito benéfico que pode tornar a administração transparente, coisa que a administração não é. A administração é uma máquina opaca, difícil, de um modo geral é um conjunto de dificuldades acrescidas para o cidadão. É sabido que estão em elaboração projectos de grande dimensão para Sesimbra, nomeadamente os projectos da Mata de Sesimbra.

O que lhe parece haver de positivo e de negativo nestes projectos?
Basicamente são dois projectos imensos, um a norte da Lagoa de Albufeira e outro a sul da Lagoa. Para ter uma ideia, em termos de área, estes dois planos correspondem a metade da área do Concelho de Sesimbra e em termos de população permanente significa mais 20 000 habitantes de população fixa e mais 20 000 de população flutuante.
Mas o que há são planos e os planos não são projectos.
Esses planos estão na administração central, ainda não são conhecidos, apenas o serão quando forem sujeitos a inquérito público. A intenção que tem sido manifestada é, que o que se vai fazer, seja de utilização predominantemente turística, e se assim for é muito positivo e portanto vai ser um motor de desenvolvimento. Quanto a aspectos negativos ainda não conhecemos nem os planos nem os projectos, apenas conhecemos as intenções, mas do que tem vindo a público parece-me positivo.

Fala quem sabe e a quem Sesimbra já muito deve. E em solicitude e amizade também a LAS é devedora, em boa escala, do nosso entrevistado de hoje.

Quem é Quem
O Arquitecto José Carlos Santos Trindade, de cativante simpatia e agradabilíssimo trato pessoal, é mais um caso de Sesimbrense por adopção. Está por aqui radicado desde 1983, tendo nascido em Lisboa (Belém), há 52 anos.
Constituiu belíssima “equipa” de trabalho coma a sua família nuclear (Esposa e Filha, também Arquitecta) e completa agora as sua “bodas de prata” profissionais em prol de Sesimbra (1981-2006), com o reconhecimento de apreço de toda a comunidade.
O talento e a competência do Arquitecto Trindade têm valori-zado uma boa série de obras levadas a cabo no nosso Concelho, neste bem preenchido quarto de século. Apenas alguns exemplos: Casa Paroquial na Corredoura, Piscina e Sala Desportiva do GDS, Cercizimbra (Lar Residencial), ATL- Convívio (Castelo), Nova Sede do Clube Naval de Sesimbra (Porto de Abrigo).
Além do mais, um óptimo entrevistado.

Susana Berjano

segunda-feira

Mercedes apreendido

"Jornal de Notícias", 26 de Fevereiro de 2006

Um veículo topo de gama, com matrícula falsa, foi, anteontem à noite, apreendido por elementos do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Arcos de Valdevez naquela vila do Alto Minho.
Segundo fonte daquela força de segurança, o automóvel, um Mercedes-Benz, de cor cinza, avaliado em 75 mil euros, circulava com a mesma matrícula de outro, do mesmo modelo e marca, cujo proprietário reside em Azeitão, Setúbal.
De acordo com a mesma fonte, um indivíduo estaria a tentar comercializar o carro (que possui matrícula, falsa, de 2004) por cerca de dez mil euros, valor tido como "irrisório", o que levou muitos a desconfiarem do "negócio", sendo o caso comunicado às autoridades, que deram, de imediato, início às investigações.
O veículo foi, então, encontrado parado no centro da vila. Todavia, o referido indivíduo não seria mais visto. As autoridades ainda montaram uma operação de vigilância ao automóvel, mas sem resultados, tendo o carro sido, depois, rebocado para o parque da GNR.
As autoridades procuram, agora, apurar a proveniência do veículo através do número de quadro, apontando os indícios para que a viatura tenha sido furtada no estrangeiro.
Ainda de acordo com a mesma fonte, na mesma situação estaria um outro carro, de marca BMW e com matrícula portuguesa, que as autoridades não terão conseguido localizar.

quarta-feira

Taça de Inverno Beloura-Azeitão já começou

"Equitação", 14 de Fevereiro de 2006

Já começou Taça de Inverno Beloura-Azeitão 2006!
A primeira jornada teve lugar no último fim-de-semana, com a participação de numerosos conjuntos.
De destacar que, no sábado, a vitória no Grande Prémio B coube a Miguel Ralão em Oxalis da Meia Lua e, no domingo, a Daniel Pinto em Landeur.
Recorde-se que as próximas jornadas estão agendadas para 4 e 5 de Março, 25 e 26 de Março e 8 e 9 de Abril (final).
RESULTADOS
DIA 11
Prova Preliminar 11º Nuno Chaveiro / Wembley
2º Joana Gentil Martins / Herói
3º Georgina Rogers / Rouxinol1º Maria Silva / Luna (Circuito FP)
2º Mariana Guedes / Luna (Circuito FP)
3º Francisca Chaves / Melgart (Circuito FP)Prova Preliminar 21º Michel Viola / Ulisses (Circuito FP)Prova Preliminar 31º Mariana Barbosa / Jaquetão (Circuito FP)
2º Filipa Gentil Martins / Herói (Circuito FP)Prova Elementar 11º Nuno Chaveiro / Sorriso II da Pimenteira2º Miguel Ralão / Urquito
3º Mafalda Albergaria / UtilProva Elementar 31º Vanessa Aleixo / Ídolo (Circuito FP)
Prova Young Riders Preliminar
1º João Silva / Criptos
Prova Cavalos Novos – 5 Anos Preliminar
1º Mirabele Segard / Ulisses (Circuito FP)
Prova Intermediária 21º Daniel Pinto / Landeur
2º Daniel Pinto / Galopin
3º Nuno Vicente / Nostradamus do TopProva Grande Prémio B1º Miguel Ralão / Oxalis da Meia Lua (Circuito FP)
2º Pedro Torres / Riopele (Circuito FPProva S. Jorge1º Luciana Inácio / Raffaelo
2º Maria Moura Caetano / White Cedar3º Frederico Pintéus / PlangenteProva Juniores Preliminar1º Catarina Kemper / Anke
2º Inês Ponces / Holocausto
3º Carolina Martins / Gaviãozinho
1º Daniel Pinto / Pretty Girl (Circuito FP)2º Jeannette Jenny / Spartakus (Circuito FP)
3º Miguel Ralão / Sigonha(Circuito FP)
Prova Complementar 11º Nuno Chaveiro / For Sale
2º Pedro Castro Monteiro / Pommes
3º José Almeida Gonçalves / Rigoleto
1º Ricardo Magalhães / Kiwi (Circuito FP)Prova Complementar 31º Jorge Pereira / Renovado (Circuito FP)Prova Media 11º Luciana Inácio / Doulce
2º Maria Porto / Rijo3º Sofia Mariz / Loulou
RESULTADOS
DIA 12
Prova Preliminar 11º Rui Miguel Campeão / Tigre
2º Georgina Rogers / Rouxinol
3º Nuno Chaveiro / Wembley1º Mariana Guedes / Luna (Circuito FP)
2º Sofia Lancastre / Tenor (Circuito FP)3º Bruno Lopes / Sarmento (Circuito FP)
3º Maria Silva / Luna (Circuito FP)
Prova Preliminar 21º Ricardo Leandro / Record (Circuito FP)
2º Michel Viola / Ulisses (Circuito FP)3º Joana Gentil Martins / Herói (Circuito FP)
Prova Preliminar 31º Mariana Barbosa / Jaquetão (Circuito FP)
Prova Elementar 11º Nina Berit Kuhler / Urquero
2º Nuno Chaveiro / Sorriso II da Pimenteira
3º Pedro Matos / Trovador
Prova Elementar 21º Joaquim Fernandes / Urandi (Circuito FP)
2º Joaquim Fernandes / Treviata (Circuito FP)Prova Elementar 31º Vanessa Aleixo / Ídolo (Circuito FP)Prova Young Ryders Preliminar1º João Silva / Criptos
Prova Cavalos Novos – 5 Anos Preliminar1º Mirabele Segard / Ulisses (Circuito FP)
2º Miguel Ralão / Urquito (Circuito FP)Prova Intermediária 21º Maria Faria Carvalho / NuxequeProva Grande Prémio B1º Daniel Pinto / Landeur (Circuito FP)
2º Daniel Pinto / Galopin (Circuito FP)
3º Miguel Ralão / Oxalis da Meia Lua (Circuito FP)
Prova S. Jorge1º Maria Moura Caetano / White Cedar
2º Luciana Inácio / Raffaelo
3º Luciana Inácio / Vallos Caruso
Prova Juniores Preliminar
1º Catarina Kemper / Anke
2º Inês Ponces / Holocausto
3º Carolina Martins / Gaviãozinho
1º Miguel Ralão / Sigonha (Circuito FP)
Prova Juniores Team1º Daniel Pinto / Pretty Girl (Circuito FP)
2º Jeannette Jenny / Spartacus (Circuito FP)
3º Nuno Vicente / Suave (Circuito FP)
Prova Complementar 11º Nuno Chaveiro / For Sale2º Nuno Batista / Satélite
3º Pedro Castro Monteiro / Pommes1º Ricardo Magalhães / Kiwi (Circuito FP)
Prova Media 11º Luciana Inácio / Doulce
2º Carlota Barandas / Sonata
3º Sofia Mariz / Loulou

Sesimbra prepara conferências quaresmais de 2006

"Agência Ecclesia", 13 de Fevereiro de 2006

Pelo nono ano consecutivo, a Paróquia de Santiago - Sesimbra promove, durante a Quaresma um tempo de aprofundamento sobre temas eclesiais ao ritmo do programa pastoral da Igreja universal e da Diocese de Setúbal em particular. Assim todas as quartas-feiras, às 21.30 horas, na Igreja Matriz de Santiago, temos um espaço de reflexão, partilha e oração.Este ano o tema aborda «A Bíblia: Palavra de Deus para a vida».
O leque de palestrantes é diversificado e abrangente. Está aberto a todos os interessados.Como é habitual à quarta-feira, pelas 21 horas, celebra-se a eucaristia.
Eis o programa deste ano:- 1 de Março: A Palavra de Deus alimenta-nos -‘Nem só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus’- Frei Herculano Alves, OFCap. (professor de Sagrada Escritura);- 8 de Março: A Palavra de Deus fala-nos -‘Este é o meu Filho muito amado: escutai-o’ - Padre Dr. Mário Tavares (reitor do Seminário e do Santuário de Vila Viçosa);- 15 de Março: A Palavra de Deus é viva e vivificante – ‘Deus amou tanto o mundo que lhe deu o seu Filho Unigénito’ - Padre Doutor Joaquim Carreira das Neves, OFM (professor de Sagrada Escritura);- 22 de Março: A Palavra de Deus é salvação -‘Quem acredita no Filho de Deus tem a vida eterna’ - D. Manuel Felício (Bispo da Guarda);- 29 de Março: A Palavra de Deus faz-nos irmãos – ‘Se alguém Me quiser servir que Me siga’ - Dr. António Bagão Félix (economista);- 5 de Abril: A Palavra de Deus faz comunidade -‘Cristo obedeceu até à morte e morte de cruz’- Cónego Carlos Paes (pároco de São João de Deus – Lisboa);- 12 de Abril: A Palavra de Deus gera compromisso -‘O Espírito Santo está sobre mim: Ele me enviou a anunciar a boa nova aos pobres’.
Padre Doutor Jacinto Farias (professor de Teologia).

sábado

Elite reúne-se hoje em Sesimbra

"O Norte Desportivo", 11 de Fevereiro de 2006

É já neste fim-de-semana que a «nata» nacional do Surf, Bodyboard e do Skimboard começa a disputar o Circuito MATIX/SCS. Dividida em vários escalões, esta prova promete grande animação nas águas de Sesimbra.
O Circuito MATIX/SCS 2006 de Surf, Bodyboard e Skimboard tem início já neste fim-de-semana, na praia da Lagoa de Albufeira, em Sesimbra.
Com encontro marcado para as 9h00 do dia de hoje, a elite nacional vai discutir, até amanhã, as três modalidades em que se desenvolve a competição, divididos pelos escalões Open, Feminino, Sub-18, Sub-16 e Sub-14. Já nas vertentes Bodyboard Dropknee e Longboard, os participantes apenas medem forças na categoria Open.Disputada em palanque duplo, sendo a acção do skimming paralela à do surf/bodyboard, esta prova conta com a organização da «casa» que lhe dá nome: o Surf Clube de Sesimbra (SCS).
E para estar presente nesta competição, o concorrente tem de reunir uma das duas duas características: ou é sócio do SCS - usufruindo de inscrições reduzidas de cinco euros nas categorias Open e Feminino, e de três euros em Sub-18, Sub-16 e Sub-14 - e paga uma quota anual de 30 euros (que inclui seguro desportivo da FPS, no caso do atleta não ser federado); ou é federado por outro clube e não tem necessidade de se tornar sócio do SCS. Os que se incluem nesta «classe», desembolsam 15 euros para disputar os escalões Open e Feminino e 12 para os Sub-18, Sub-16 e Sub-14.Os interessados podem efectuar a respectiva inscrição - que encerra às 18h00 da sexta-feira anterior a cada etapa - na SCS Surf Shop, em Sesimbra, por telefone (210875139/933845535), por e-mail (scs@scs.pt) ou por sms (933845535), indicando o nome completo, modalidade e categoria em que pretende competir.
Várias sãos as instituições que se juntaram à organização deste evento, tais como a Câmara Municipal de Sesimbra, o Instituto Português da Juventude, as Juntas de Freguesia do Castelo e de Santiago, entre outras entidades.
A segunda jornada do Circuito decorre nos próximos dias 18 e 19 de Março, sendo que a terceira se realiza a 6 e 7 de Maio. A competição encerra a 3 e 4 de Junho, com a disputa da quarta e última ronda.

sexta-feira

Armadores de pesca artesanal satisfeitos com quotas para 2006

Jornal "O Mirante", 28 de Dezembro de 2005

Os armadores de pesca artesanal do Centro e Sul manifestaram-se satisfeitos com o acordo sobre as quotas de pesca para 2006, que permitiu a Portugal manter as capturas na maioria das espécies e aumentar a da pescada.
Os ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia (UE) chegaram quinta-feira a acordo em Bruxelas sobre as quotas pesqueiras para 2006, que permite a Portugal manter os limites admissíveis de capturas em espécies como o tamboril e biqueirão e aumentar em 12 por cento a apanha da pescada.
“Congratulamo-nos com o acordo, especialmente na (quota da) pescada, porque é a espécie que mais se captura ao anzol, na zona de Sesimbra”, disse à Agência Lusa Máximo Carapinha, secretário-geral da Asso-ciação dos Armadores de Pesca Artesanal Local do Centro e Sul (sedeada em Sesimbra).
No entanto, o responsável adiantou que subsiste alguma preocupação devido à proposta feita ao ministro da Agricultura e Pescas para que “essas quotas atribuídas fossem distribuídas pelas embarcações conforme as capturas históricas apresentadas pelas mesmas nos últimos anos”.
Máximo Carapinha considera que se deve evitar “o risco de uns capturarem tudo e os outros não terem direito a nada”, referindo-se a espécies como a pescada, o linguado e o tamboril.
Carapinha adiantou que este assunto é da “competência da administração central portuguesa” tendo o ministro Jaime Silva ficado de realizar uma reunião conjunta com todas as associações nacionais de pesca artesanal para decidir o que fazer em relação às quotas.
Das espécies abrangidas pelo acordo com a União Europeia, a pescada, o linguado e o tamboril são as três únicas que interessam à pesca artesanal, disse a mesma fonte.
No caso do tamboril, Máximo Carapinha admite que existe uma falta de animais desta espécie, que, no seu entender, foi provocada por os pescadores “não terem respeitado o tempo da desova”.
“O maior esforço de pesca, talvez do arrasto, fez desaparecer o tamboril em Junho deste ano, isto porque se apanhou tamboril muito pequeno, em Janeiro e Fevereiro, quando se dá a desova”, concluiu.

Imigrante foi esfaqueado com dois golpes no pescoço

"Jornal de Notícias", 29 de Dezembro de 2005

Um imigrante moldavo de 22 anos está internado no Hospital de S. José, em Lisboa, em estado grave, na sequência de um ataque com arma branca, que o deixou tetraplégico.
O crime ocorreu na madrugada da véspera de Natal, em Brejos de Azeitão, Palmela, e está a ser investigado pela PJ de Setúbal que, até ao fim da tarde de ontem, ainda não tinha feito detenções. As autoridades levantam várias hipóteses para as razões do crime, desde uma rixa até um ajuste de contas entre indivíduos de Leste.
A vítima, Constantin, tinha estado com outros moldavos num café em Brejos, até às quatro da madrugada de dia 24, a jogar bilhar, segundo José António, proprietário do estabelecimento o "Janica". "Vinham cá às vezes, mas não com muita frequência", apontou o comerciante, classificando a conduta do grupo como "normal".
Saíram pouco depois das 4 horas horas e José António viu-os já na rua a interperlarem um indivíduo que estava na via pública, nas imediações do bar "Harducampo", do lado oposto da rua. O grupo deslocou-se para uma esquina, já em confronto, juntando-se mais gente à refrega.
"Havia por aí muitos gritos", conta um morador da zona. Pouco depois um dos envolvidos caiu no chão. Era Constantin, atingido com pelo menos dois golpes de arma branca no pescoço. Os gritos aumentaram e José António ligou ao 112, ao mesmo tempo que corria para o local onde o jovem moldavo estava caído no chão.Mas os problemas não tinham ainda acabado. Com a chegada da GNR, a maioria dos intervenientes desapareceu, inclusive o autor da agressão. A vítima ainda foi transportada para Setúbal e daí foi transferida para Lisboa.

O cão por almofada!

"Agência Ecclesia", 31 de Janeiro de 2006

A cena passou-se, num desses dias de frio (com vento gelado, o mar de fundo à mistura com uma réstia de sol), deste Inverno em Sesimbra: um homem dormia a sesta, tendo um cão por almofada, que, por seu turno, também descansava num pedaço de relva desbotada pelo sol e a aragem marítima.
Este quadro – algo pitoresco e insólito – tanto quanto se podia perceber, não despertava a atenção de qualquer dos transeuntes. Pela nossa parte ficamos a pensar sobre aquela consonância de homem e animal, numa quase simbiose romântica e messiânica.
De facto, corremos o risco de andar tão atarefados na vida, que as pequenas coisas podem-nos escapar, por muito significativas que para outros possam tornar-se. Por outro lado, as loisas que nos preocupam nem por sombras têm tanta importância do que reparar nos marginalizados (o que não quer dizer marginais, como é o caso em presença!) da vida pela concorrência atroz, voraz e anónima.
Se, por momentos, nos detivermos a verificar, cada um de nós não passa duma multiplicidade de números para identificação, conforme a instância a que se tem de dirigir, o serviço que pretenda ou o sector em demanda. Parece que contamos cada vez menos como pessoas, pois fomos – quase deliberadamente – amputados da nossa identidade mais profunda, a de ter um nome, muito para além dos apelidos (mais ou menos pomposos) que se lhe seguem. É a força do anonimato que nos persegue nesta sociedade agressiva, mas carente de atenção, de carinho e de rosto.
Repare-se no que diz o Papa Bento XVI na sua encíclica «Deus é caridade»: ‘Faz parte da evolução do amor para níveis mais altos, para as suas íntimas purificações, que ele procure agora o carácter definitivo, e isto num duplo sentido: no sentido da exclusividade — «apenas esta única pessoa» — e no sentido de ser «para sempre». O amor compreende a totalidade da existência em toda a sua dimensão, inclusive a temporal. Nem poderia ser de outro modo, porque a sua promessa visa o definitivo: o amor visa a eternidade’ (n.º 6). - Dizia-se naquele tempo em que uns tantos se queriam equiparar aos que tinham alguma importância social, mas não tinham estatuto, embora aspirassem a manifestá-lo nem que fosse à força de comprar as regalias: ‘foge cão que te fazem barão; mas para onde se me fazem visconde’. De facto, ao vermos a recente enxurrada de condecorações, em maré de saída, pelo Presidente da República, como que sentimos alguma perplexidade pelo acto e pelas figuras envolvidas. Parece que Portugal merecia melhor!- Quando vemos crescer a promoção de tudo quanto seja de teor animal (à mistura com uma certa ecologia), nalgumas situações em desfavor dos humanos, como que sentimos uma degeneração da nossa conduta e dos valores que a norteiam. Quem não terá reparado (já) no imenso stock de comida para animais nas grandes áreas comerciais, numa quase afronta aos milhões de famintos, esfomeados e insuficientemente alimentados em tantas partes deste mundo... cão, na vertente mais ou menos humana! - Mesmo que, em finais de Janeiro, tenhamos entrado no ‘ano do cão’, segundo o calendário chinês, nada nos obriga a ter de ceder às pressões de endeusamento do mundo animal – quase roçando a animalização dos humanos – obnubilando as forças psicológica e espiritual da pessoa humana. Afinal, onde está a valorização de crescimento em humanismo nesta civilização que exalta mais as paixões do que obediência? Até onde vai descer a nossa cultura, quando teme levantar-se, preferindo antes rastejar? Como poderemos fazer sair tantos cristãos desta amorfia com que nos tentam seduzir, conquistar e embalar? Ser cidadão é ter dignidade, olhando os outros nos olhos, desvelando-lhes o rosto e apontando-lhes para o mais Além.
A. Sílvio Couto

Apresentação e bênção de crianças em Sesimbra

"Agência Ecclesia", 31 de Janeiro de 2006

A Paróquia de Santiago – Sesimbra celebra, no próximo dia 2 de Fevereiro (quinta-feira), a apresentação e bênção de crianças não baptizadas, destinada a crianças até aos dez anos, estejam ou não a frequentar a catequese e que venham a ser baptizadas no decorrer deste ano de 2006.
Desta forma, para além de dar um conteúdo renovado à festa litúrgica da Apresentação do Senhor (com a respectiva celebração tradicional da luz), este momento pretende sensibilizar a família (pais e padrinhos) e a paróquia em geral para a graça do baptismo e a sua consequente vivência em Igreja paroquial.
No quadro do triénio da Diocese de Setúbal, centrado na Bíblia, esta celebração pretende ainda correlacionar este momento litúrgico com a sua fundamentação bíblica e as suas implicações no campo da evangelização hodierna.
De referir ainda que, no âmbito da pastoral familiar paroquial, é proposta no dia catorze de Fevereiro, uma celebração para namorados, devendo os pretendentes ter mais de dezasseis anos e namorarem há, pelo menos, seis meses.

Autarquia aposta fortemente no desporto

Jornal "O Sesimbrense", 27 de Janeiro de 2006

Em entrevista ao “Sesimbrense”, José Polido, vereador do desporto da Câmara Municipal de Sesimbra, revela quais as principais medidas, por parte da Autarquia, para o melhoramento das infra-estruturas do Concelho.

Em que pé se encontram as obras da piscina do Grupo Desportivo de Sesimbra?
A Câmara Municipal está empenhada em ajudar o G.D.S. na conclusão das suas obras, que já estão previstas em orçamento para o ano de 2006, com conclusão no ano de 2007. A Câmara Municipal aprovou as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para o ano de 2006, o qual contempla uma verba de 150 mil euros para o ano de 2006 e igual montante para o ano de 2007, com o objectivo de conclusão da piscina do Grupo Desportivo de Sesimbra.


E relativamente ao Campo de Jogos de Maça?
É um campo municipal que está a ser utilizado pelo Grupo Desportivo de Sesimbra, para o qual existe um protocolo entre o Grupo desportivo de Maçã e o G.D.S. relativo à sua utilização.
Em termos de orçamento temos previsto, não só para este recinto mas também para o campo de Vila Amália, uma verba que ronda os 50 mil euros para beneficiações.
Se se concretizar a reconversão da Avenida da Liberdade, tal como nós esperamos, o campo de Vila Amália será dotado de novas infra-estruturas. Enquanto decorrerem as obras, o campo de Maça será contemplado com um relvado sintético. Iremos envidar todos os esforços para que tal reconversão seja uma realidade, para assim resolver alguns problemas, não só no Desporto mas também no estacionamento na Vila de Sesimbra.

A que se refere quando diz problemas do desporto?
Estamos a referir-nos ao facto de o campo do Sesimbra necessitar de uma intervenção em toda a sua área. O Sesimbra estaria a pensar em substituir o relvado, que tem actualmente, por uma relva sitética, Assim se nós conseguíssemos realizar a reconversão da Avenida, uma das coisas que se iria fazer era dotar o campo de Maça, e eventualmente outros recintos desportivos com relvados sintéticos.


E relativamente ao Pavilhão Zambujalense?
A Autarquia vai apoiar naquilo que for necessário para que se resolva o problema que está criado; vamos ajudar a ACRUTZ a resolver esse problema e para tal temos uma verba prevista para o arranjo do polidesportivo, de cerca de 23 mil euros.
As infra-estruturas neste momento estão semi-acabadas e vamos ajudar a instituição para que ela possa concluir as obras que, neste momento, se encontram um pouco vandalizadas.
A autarquia está então a apostar fortemente no Desporto.
Exactamente. Em termos de Desporto não temos apenas o mencionado. Nós estamos dispostos, não só no caso do Sesimbra, do Zambujal, do Alfarim, da ADQC, do Conde 1, do Conde 2, da Azóia, mas também noutras colectividades do concelho, a apoiar os seus projectos. Apostamos no desenvolvimento desportivo, através de planos de desenvolvimento, atribuímos subsídio para a gestão corrente porque as instituições vivem com muitas dificuldades.


O orçamento para o desporto está elevado?
Sim, este ano temos verbas bastante significativas para o Desporto.
Já existiam alguns compromissos assumidos para com as instituoções, compromissos esses, que estavam assumidos pela autarquia, mas ainda não tinham sido liquidados. Portanto o que fizemos foi dotar o orçamento desses meios monetários para se puder liquidar esses compromissos.
Temos também verba reservada em orçamento para a nelhoria dos pavilhões de Sampaio e Quinta do Conde, que são equipamentos da Autarquia.


Como está a situação do campo Alfarim?
A Autarquia vai honrar os seus compromissos que tem com o G.D.Alfarim. Já está inscrita em orçamento uma verba de cerca de 28 mil euros para a liquidação do remanescente que a Autarquia tinha assumido para a colocação do relvado sintético.
O Alfarim tem outros projectos em mãos, tais como, fazer a construção duns balneários e umas bancadas, tendo já havido alguns contactos informais entre a Autarquia e a direcção do Alfarim.


Como está a situação da piscina de Quinta do Conde?
Neste momento o processo vai ser reatado. Já houve uma reunião entre a Câmara, a Associação de Quinta do Conde e o arquitecto projectista das instalações. A nova direcção da Associação da Quinta do Conde está com vontade de avançar. Em termos de Autarquia iremos apoiar dentro do que está estipulado para este tipo de infra-estruturas, em termos de carta de movimento associativo.
Nós não queremos apoiar projectos megalómanos, mas queremos sim apoiar projectos em zonas em que exista carência de infra-estruturas para a prática desportiva, o que é o caso.


Faz ideias de valores para este projecto?
Neste momento o projecto está a ser reavaliado, estão a ser equacionados os projectos de algumas especialidades que, na altura que o projecto inicial foi apresentado, não seriam necessários, e para os quais será necessário despender cerca de 45 mil euros.
Quando prevê então a Câmara que as obras das diversas colectividades estejam concluídas?
Não depende da Câmara, os projectos serão apresentados pelos diferentes grupos desportivos e a Câmara apoia monetariamente de acordo com o protocolo do desporto que existe. Estas podem ser apoiadas na totalidade ou em apenas uma parte.

Há algumas destas instituições que estejam a ser apoiadas a 100%?
É com base nos projectos que sejam apresentados, os quais serão devidamente apreciados pela Câmara. Financiamos a 75% as pequenas obras, apoiamos em 50% obras cujo montante seja no máximo de 25 mil euros, para obras de valor superior a 25 mil euros o apoio será de 25%.
Eventualmente algumas pequenas obras poderão ser apoiadas a 100%.
Em termos de Autarquia iremos também apoiar o Clube Naval de Sesimbra. Temos inscrita uma verba de 128 mil euros para o corrente ano.
Cerca de 85 mil euros para algumas outras práticas desportivas, que não estejam incluídas nos grandes clubes.


Qual a visão em cifrões do vosso Pelouro?
Neste momento em termos de desporto estamos a prever um crescimento verbas. No ano passado teríamos cerca de 965 500 euros e este ano estamos a prever 1 milhão e 200 mil euros, portanto um crescimento em cerca de 20%, precisamente para fazer face a alguns compromissos que foram assumidos pela autarquia e que não houve a possibilidade até agora de os cumprir.


Acha que vai ser possível honrar todos os compromissos assumidos?
Sim. A Câmara Municipal de Sesimbra vai honrar todos os seus compromissos.
Nós vamos apoiar aquilo que entendemos que deve ser o movimento associativo em portanto com alguma equidade e com algum racionamento em termos de meios, para que não haja em termos de concelho, aquela noção de que estamos a bebeficiar uns em detrimento de outros
Relativamente ao hóquei em patins iremos apoiar o Sesimbra na realização do Campeonato da Europa, temos uma verba de 50 mil euros para este prática desportiva, que se irá realizar no pavilhão do sesimbra.


Quando se realizará este campeonato?
É no Verão. Será entre 24 e 30 de Julho de 2006.
Além deste Campeonato estamos a tentar trazer para Sesimbra a final do Campeonato de futebol de praia, que se irá realizar com as equipas de topo nacional e estamos a tentar que a final venha a ter lugar na praia do Meco.


Este campeonato já está certo?
Está praticamente certo. Estamos a fazer todos os esforços para que se realize no Concelho de Sesimbra, na praia do Meco. Pensamos que tem todas as condições e neste momento está tudo bem encaminhado para que isso concretize.
Além desta iniciativas de notoriedade, vamos a apoiar na Quinta do Conde, noutro grande evento desportivo que é o Torneio Internacional de lutas amadoras a realizar no Pavilhão Municipal promovido pelo “ Conde 2”.


E desportos de Verão? Têm previsto mais algumas iniciativas?
Vamos apoiar o Surf Clube de Sesimbra e o Clube Naval realizando iniciativas de Verão, nas praia de Sesimbra e Meco.
Iremos também construir pelo menos dois espaços de desportos radicais para os mais jovens.

Não faltam, pois ideias e muita vontade de avançar. O Vereador merece bem boa sorte.

"Somos uma equipa coesa"

Jornal "O Sesimbrense", 27 de Janeiro de 2006

Com um novo Provedor, a Santa Casa da Misericórdia pretende humanizar a relação entre idosos e empregados da Instituição, criando entre eles “uma relação de respeito, de carinho e de cuidado”.
Alcides de Carvalho, de 65 anos é médico oftalmologista, estando também especializado em medicina geral, familiar e do trabalho, tem dois filhos, reside na Cotovia há 23 anos e, é o novo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra.
Desta nova função como Provedor espera um grande desafio, e o que o levou a abraçar a Santa Casa foi a vontade de ajudar, revela o novo Provedor, adiantando ainda “tenho tido contacto com a realidade das pessoas, apercebi-me das suas necessidades e carências e quero prestar assistência e dar alguma coisa de mim em prol desta casa”.
Numa altura em que ainda se encontram a arrumar a casa, visto estarem apenas à 20 dias à frente da Santa Casa, o novo Provedor garante que “somos uma equipa coesa, uma equipa trabalhadora, consciente e constituída por elementos que têm dado provas da sua capacidade de trabalho, da sua honestidade e da sua vontade de trabalhar em prol desta instituição”, revela em entrevista ao Jornal “O Sesimbrense”.
“Em relação a projectos é muito cedo para falar neles, porque estamos ainda a arrumar a casa, e não sei quais as possibilidades para os lançar, é preferível aguardarmos mais algum tempo. Depois em tendo o real conhecimento da situação e das reais possibilidades, podemos então falar. Ainda não sabemos ao certo qual o orçamento que vamos gerir e contar para o ano de 2006”, revela o Provedor à cerca de quais os planos para o corrente ano.
Ainda não podendo fazer grandes projectos, a Santa Casa tem como objectivo principal melhorar o atendimento que presta aos utentes, assim o garante Alcides de Carvalho, adiantando também que: “As minhas preocupações nesta altura é melhorar o relacionamento entre os empregados que prestam assistência aos idosos e esses mesmos idosos. Quero acima de tudo humanizar esse relacionamento, que tinha muitas falhas”. O Provedor pretende então levar para a Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra um lado mais humano, garantindo ainda: “Não vou permitir que continue a haver um tratamento frio dos empregados para com os idosos, um tratamento sem carinho, sem amor e algumas vezes com faltas de respeito”, para tal Alcides de Carvalho já deu instruções nesse sentido. Adiantou ainda que se houver algum empregado que não se adeque a este novo perfil, exigido pelos novos órgãos da instituição de solidariedade, será mudado de lugar ou então “deverá pensar em optar por outro posto de trabalho”, releva também.
Mais preocupações existem para o novo Provedor, “temos também a preocupação de manter um bom relacionamento com todas as instituições da área do concelho, também uma boa relação com os residentes do concelho, sejam ou não familiares das pessoas que beneficiem directa ou indirectamente do apoio que é dado pela Santa Casa da Misericórdia, claro que para isso necessitamos de muita coisa, nomeadamente do apoio material das instituições, da Câmara Municipal de Sesimbra, dos Serviços Sociais, do Governo Civil e também daqueles que nos possam ajudar, sejam comerciantes, industriais, particulares, familiares de utentes ou outras pessoas que sejam, ou não, irmãos da Santa da Misericórdia, que de alguma maneira nos possam ajudar”, disse na entrevista ao Jornal “O Sesimbrense”.
Respondendo a uma questão de como gere o seu tempo, Alcides de Carvalho confessa, “com prejuízo para a minha vidaprofissional e particular”, demonstrando assim uma grande vontade de ajudar as pessoas mais carenciadas e os idosos do concelho.
Ao jornal “O Sesimbrense” resta desejar as melhores felicidades ao novo corpo da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra e que após o fim do mandato, que acaba dentro de três anos, as falhas mencionadas pelo Provedor, estejam resolvidas e que a tal relação de amor e carinho exista de facto entre os empregados da Santa casa da Misericórdia e os idosos que estão nos dois lares da mesma instituição.

Ambiente assinala Dia Mundial das Zonas Húmidas

Jornal "Público", 2 de Fevereiro de 2006

O secretário de Estado do Ambiente vai apresentar hoje, Dia Mundial das Zonas Húmidas, a proposta de plano de gestão da lagoa de Albufeira (Sesimbra), um dos 12 sítios portugueses da Lista de Zonas Húmidas de Importância Internacional.
Lurdes Carvalho, vice-presidente do Instituto de Conservação da Natureza (ICN), disse à agência Lusa que se trata da primeira proposta de gestão que foi desde o início integralmente participada por todos os intervenientes. "No futuro, pretendemos dar continuidade a este tipo de trabalho noutros locais", afirmou a responsável do ICN.
Portugal tem actualmente 12 sítios incluídos na Lista de Zonas Húmidas de Importância Internacional (Sítios Ramsar): estuários do Tejo e do Sado, ria Formosa (Algarve), pauis de Arzila, Madriz e Taipal (Coimbra), Boquilobo (Santarém), Tornada (Leiria) e lagoas de Albufeira e de Santo André e da Sancha (Litoral Alentejano), ria de Alvor e sapais de Castro Marim (Algarve).
Em 2005 foram propostos mais cinco Sítios Ramsar: planalto superior da perra da Estrela e parte superior do rio Zêzere, polje de Mira Minde e nascentes relacionadas (Coimbra), lagoas de Bertiandos e de São Pedro dos Arcos (Coimbra), estuário do Mondego e fajãs das lagoas da Caldeira de Santo Cristo e de Cubres (São Jorge, Açores).
A propósito do Dia Mundial, a Associação ambientalista Quercus critica a falta de planeamento e ameaças que diz atingirem as 12 zonas húmidas classificadas em Portugal, apelando a uma protecção mais eficaz daquelas áreas. A organização afirma, num comunicado, que as zonas húmidas, que totalizam mais de 66 mil hectares de território português, têm sido geridas de "forma displicente".
A Convenção sobre Zonas Húmidas, conhecida como Convenção de Ramsar, entrou em vigor em 1975 e conta actualmente com 1578 sítios a nível mundial. Portugal ratificou esta convenção em 1980, tendo como obrigações a designação de zonas húmidas para inclusão na lista, elaboração de planos de ordenamento e de gestão para estes locais e promoção da conservação e protecção destas zonas e das aves aquáticas.
O Ministério do Ambiente o ICN vão comemorar esta semana com iniciativas em vários Sítios Ramsar, incluindo percursos pedestres e para observação de aves, visitas guiadas e exposições.

Governo defende parcerias na gestão de algumas áreas protegidas

Jornal "Público", 2 de Fevereiro de 2006

O secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, defendeu hoje o envolvimento das autarquias e de entidades científicas na gestão de algumas zonas protegidas do país, durante a assinatura de um protocolo sobre a Lagoa de Albufeira.
Reconhecendo não ser este um modelo a aplicar em todas as áreas protegidas, Humberto Rosa disse que em alguns locais, há lugar para “envolver parceiros na gestão, para nos pormos de acordo sobre o queremos dessa gestão e sobre como queremos tirar proveito dessas áreas".

"Há vantagens para todos porque o envolvimento das entidades locais garante o seu empenhamento na vigilância das zonas protegidas", acrescentou.Humberto Rosa falava após a assinatura de um protocolo celebrado entre o Ministério do Ambiente, Instituto para a Conservação da Natureza (ICN) e Câmara de Sesimbra, com o objectivo de definir e implementar um novo modelo de gestão para aquela zona protegida, um dos 12 sítios portugueses da Lista de Zonas Húmidas de Importância Internacional.
O novo modelo de gestão da Lagoa de albufeira prevê a criação de uma associação privada com os principais parceiros, construção de algumas infra-estruturas de observação e de apoio aos visitantes, mas sempre com a preocupação de preservar a fauna e flora daquela zona húmida, de grande biodiversidade."A biodiversidade portuguesa não é muita no contexto mundial, mas é muita no contexto europeu", sublinhou o secretário de Estado do Ambiente.Humberto Rosa salientou ainda que o envolvimento das autarquias e de outras entidades locais garante o empenhamento desses parceiros na defesa dos valores ambientais das zonas protegidas.A proposta do novo modelo de gestão para a Lagoa de albufeira foi elaborada pelo ICN com a colaboração da Câmara de Sesimbra, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (Spea), Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais, a Associação de Produtores Florestais (AFLOPS) e proprietários de terrenos agrícolas localizados junto à Lagoa Pequena.
O presidente da Câmara de Sesimbra, Augusto Pólvora (CDU), disse estar satisfeito com o protocolo para a gestão da Lagoa de Albufeira e salientou que o projecto apresentado pelo ICN vai permitir o acesso às escolas e aos cidadãos à Lagoa Pequena, que estava vedado desde há 20 anos."Pelo projecto que nos foi apresentado, e com base neste protocolo que assinámos com o ICN, ao fim de 20 anos, este espaço vedado e de acesso limitado, vai ser transformado num espaço aberto ao público, um espaço de educação ambiental com possibilidade de visitação por parte das escolas e dos cidadãos em geral", disse o edil comunista.
A autarquia já procedeu à abertura de alguns caminhos de acesso à Lagoa Pequena e defendeu que o envolvimento dos parceiros se deve alargar às praias da região, com vista à instalação das infra-estruturas previstas no Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Sintra-Sado, mas que aguardam pelas verbas necessárias há cerca de três anos.

Tia pode ficar sem criança

Jornal "Correio da Manhã", 3 de Fevereiro de 2006

O irmão do bebé encontrado morto na Azóia, Sesimbra, foi deixado pela Comissão de Protecção de Crianças aos cuidados de uma tia que, em 2001, terá abandonado os seus quatro filhos, todos menores.
Norberto Fernandes, pai das crianças, revelou ontem ao CM que os miúdos foram abandonados depois de se ter separado de Francisca Coito. “Os rapazes, de seis e 12 anos, foram entregues a famílias de acolhimento. As meninas, de oito e nove anos, estão na Instituição Quinta do Pio, em Évora.”

Contactada pelo CM, Francisca Coito escusou-se a prestar quaisquer esclarecimentos.O caso ocorreu a 2 de Janeiro, mas só veio a lume oito dias depois. Um bebé, de seis meses, morreu em casa, vítima, ao que tudo indica, de asfixia com o próprio leite. A suspeita de comportamento negligente por parte da mãe levou a Comissão de Menores a deixar o seu irmão aos cuidados de uma tia, Francisca Coito.
“A pessoa em questão acompanhava o miúdo, preocupava-se com ele, havia laços de afectividade e relacionamento”, esclareceu a vereadora da câmara Felícia Costa. “Foi um procedimento normal, mas temporário.” A Comissão de Menores de Sesimbra admite agora a retirada da criança à tia. “A câmara é só parceira da Comissão. Prestamos apoio logístico e financeiro. Sei que foi uma situação temporária e que muito em breve será tomada uma resolução definitiva sobre este caso. Admito que não seja ela que fique com a criança.”
O CASO
MORTE
Leandro terá sido vítima de asfixia com o próprio leite. A mãe, segundo os vizinhos, tinha por hábito “deixá-lo a mamar no biberão apoiado por uma almofada”. No dia 2, Patrícia deixou o biberão na boca do bebé às 06h00 e só voltou a vê-lo oito horas depois.
LEI
O caso está a ser seguido pela PJ de Setúbal. Se a mãe do pequeno Leandro, Patrícia Pires, for acusada de negligência pela morte do filho poderá ser condenada com uma pena até três anos de prisão. Em caso de negligência grosseira a pena passa para cinco anos.

Mãos que falam

"Jornal de Notícias", 5 de Fevereiro de 2006

Nem quando te piraste para o Brasil com os teus amigos ricos que andam por lá a brincar aos empreendimentos de luxo e às putas ordinárias, me conseguiste surpreender.
Estou habituada a filhos da mãe como tu, se calhar por isso é que me perdi de amores por ti quando meteste conversa comigo no Verão de 88 em Sesimbra, onde apareceste do nada e eu já estava farta de namorar sempre os mesmos rapazes.
O meu pai ainda era pior do que tu, sabias? Fez sete filhos à minha mãe e mais três a outra mulher que vivia do lado norte da aldeia, separada por um riacho podre e gelado que os meus irmãos e eu atravessávamos todas as manhãs descalços a caminho da escola primária. A minha mãe dava-nos uma lata de salsichas vazia com um monte de brasas lá dentro para aquecermos as mãos durante o caminho.
Como era a mais velha, fui a última a ter sapatos. Recebi o meu primeiro par aos cinco anos, presente de uma vizinha tão pobre como nós mas piedosa comigo, como prémio por tomar conta dos filhos dela, além de vigiar os meus irmãos.
Tu não podes imaginar o que é a pobreza. O teu pai sempre teve um emprego e a tua mãe nunca se deu mal com os arranjos de costura. É claro que tu quiseste sempre mais, querias ser filho de um doutor e de uma senhora que tivesse uma perfumaria como o teu amigo Armando, esse idiota viciado em putas com quem fugiste para o Brasil à procura de carne fresca e negócios para pacóvios. Tu não podes imaginar o que é viver num quarto de uma casa abandonada no meio de uma aldeia perdida na Beira, o lixo acumulado à porta, um monte de tábuas com um fosso a fazer de casa de banho e duches de mangueira na rua, no Verão dia sim dia não e no Inverno só quando fazia sol, por causa das pneumonias.O meu pai aparecia e desaparecia, deixava alguma comida e pouco dinheiro e a minha mãe cultivava o que podia numa horta minúscula que os cães vadios acabavam por destruir.
Aprendi a ganhar dinheiro antes de fazer oito anos. Ajudava a professora a limpar a sala, entregava pequenas encomendas da venda, fazia favores a toda a gente e ia amealhando o que podia num saco de plástico que escondia debaixo das tábuas do jardim. Também roubei algum dinheiro da caixa da venda e da carteira da professora, mas foi sempre tão pouco que nunca ninguém deu por nada.
Com 15 anos peguei nos meus dois irmãos a seguir a mim e meti-me à boleia para Lisboa. Fui levada por um casal sem filhos para Sesimbra onde comecei a trabalhar num café para lhes dar metade do meu ordenado que dava para pagar a escola dos meus irmãos. Foi então que decidi que um dia ia ter um restaurante e que ia ser muito rica. Aprendi a cozinhar com a mulher do dono do café e juntas começámos a servir almoços. No Verão de 88, quando tu apareceste, dei o golpe na caixa do café, deixei uma carta e dinheiro suficiente para os meus irmãos e fugi contigo para o Algarve.
Cinco anos depois éramos donos do restaurante mais famoso da Quarteira. A Carla já tinha nascido e tu quiseste ter um filho varão. Eu sabia que eras um malandro, mas quem governava o negócio era eu e como passavas o tempo enfiado comigo na cama, nunca pensei que dormisses com outras mulheres.
Como todas as mulheres, sou ingénua e gosto de acreditar que há homens bons, apesar de toda a merda em que fui criada, por isso deixei-te comprar o Alfa Romeo descapotável, relógios e fios de ouro, móveis de estilo e vinhos caros. Um dia, um alemão ofereceu uma fortuna pelo restaurante e decidimos tentar a nossa sorte em Lisboa. Alugámos um armazém em ruínas numa zona de cidade que de repente ficou na moda e em menos de três anos o nosso restaurante estava na moda. Ganhámos muito dinheiro, a Carla cresceu e o André nasceu, comprámos uma vivenda em Queijas e eu comecei a pensar que tinha direito a ser feliz.
Mas a vida é madrasta, a vida nunca é fácil para pessoas como eu, que ia descalça para a escola e me aquecia com brasas numa lata de salsichas. Fugiste com o nosso dinheiro para o Brasil há mais de sete anos e nunca mais quiseste saber de mim e dos miúdos. O restaurante continua na moda, a Carla vai para a faculdade e o André já está quase da minha altura e eu rezo para que não me apareças à frente, senão racho-te ao meio e dou-te cabo do canastro com o meu pulso de leoa e nunca mais levantas a cabeça.
Margarida Rebelo Pinto

Sesimbra marcou presença na BTL 2006

"Jornal de Sesimbra", 3 de Fevereiro de 2006

A Câmara Municipal de Sesimbra esteve presente na 18ª Bolsa de Turismo de Lisboa que esteve a decorrer na FIL, Parque das Nações, de 18 a 22 de Janeiro. O stand de Sesimbra estava integrado no pavilhão da Região de Turismo da Costa Azul e contou com a presença de alguns promotores turísticos locais.
Durante os decorrer do evento foram feitas variadas acções com o intuito de promover o concelho, nomeadamente, a distribuição de brochuras, folhetos informativos e pequenas ofertas.Foram apresentados alguns produtos típicos do concelho, como o licor “O Pescador”, o doce “Zimbros” e as Broas de Alfarim. O Carnaval não poderia deixar de marcar presença, com a actuação das várias Escolas de Samba de Sesimbra e também foi distribuída uma revista sobre o Carnaval 2006, que segundo a Câmara Municipal, “ pretende explicar ao leitor todo o trabalho cultural e social das Associações que fazem o Carnaval de Sesimbra”. Também o grupo musical Nova Galé marcou presença no certame.

Sesimbra recebe Europeu de Juvenis de Hóquei

"Setúbal na Rede", 6 de Fevereiro de 2006

O Grupo Desportivo de Sesimbra foi a entidade seleccionada para organizar o Europeu de Juvenis de Hóquei em Patins, evento que decorrerá entre 24 e 30 de Julho. Uma escolha “gratificante”, segundo o presidente do grupo desportivo, Sebastião Patrício, pois a associação “tem desenvolvido um bom trabalho nesta modalidade” e, além disso, Sesimbra “é uma potência ao nível do hóquei”.
O Comité Europeu de Rink Hóquei atribuiu a organização do Campeonato Europeu de Juvenis à Federação Portuguesa de Patinagem (FPP) que, por sua vez, delegou a sua realização no Grupo Desportivo de Sesimbra, que contará com os apoios da Associação de Patinagem de Setúbal e da Câmara Municipal de Sesimbra. O presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Augusto Pólvora, afirma que “é com muito agrado que Sesimbra acolhe algo desta envergadura”, até porque é uma “terra de tradição de hóquei, onde se faz grande formação de jovens e que já organizou outras iniciativas com sucesso”.
A câmara de Sesimbra “garante a verba de 50.000 euros” ao Grupo Desportivo de Sesimbra, adianta Augusto Pólvora, agora o clube “terá também de ser empreendedor para desenvolver o campeonato”, salienta Sebastião Patrício. A colectividade tem a possibilidade de negociar os apoios financeiros de patrocínios e nas áreas do marketing e merchandising da prova. Será ainda nomeada, pela Federação Portuguesa de Patinagem, uma Comissão Organizadora que integra representantes do Grupo Desportivo de Sesimbra, da Associação de Patinagem de Setúbal e da Câmara Municipal de Sesimbra, e cuja presidência caberá à própria federação.
O vice-presidente da FPP e presidente da comissão organizadora do Europeu de Juvenis de Hóquei, Salustiano Coelho, defende que a realização deste campeonato é de “elevada importância para o nosso país, até porque Portugal é detentor do título de hóquei em juvenis”. Sebastião Patrício congratula-se, por seu lado, de terem conseguido que o torneio fosse em Julho, e não em Outubro, como é habitual, até porque é “época alta e todo o concelho, e também os turistas, vão encher o pavilhão”.
Quanto à prestação da equipa portuguesa, as entidades envolvidas na organização do campeonato são unânimes. Augusto Pólvora sublinha que “a selecção já nos habituou a estar sempre ao mais alto nível e, ao jogar em casa, o resultado deve ser positivo”, acrescentando que também o público aderirá, não esquecendo “a tradição que existe na área do hóquei”. Sebastião Patrício concorda que “a prestação portuguesa, como o habitual, será excelente” e que “todo o concelho, Área Metropolitana de Lisboa e até os turistas vão apoiar o evento e a selecção”. O presidente do Grupo Desportivo de Sesimbra informa ainda que vão estar em Portugal “sete ou oito selecções europeias” e que “os preparativos e comissões estão a ser organizados”.

Cláudia Monteiro

Reconhecimento Profissional do Eng. José Gouveia

Jornal "O Sesimbrense", 3 de Fevereiro de 2006

Realizou-se no passado dia 30 de Janeiro pelas 20,30, no Hotel do Mar, o Reconhecimento Profissional ao Prof. Eng.º José Baptista de Gouveia, pelo Rotary Club de Sesimbra.
José Gouveia, é um ilustre sesimbrense, que tem dedicado a sua vida, à engenharia, no ramo de agronomia, sendo conhecidos vários trabalhos seus, nomeadamente em prol do Azeite português como produto de qualidade superior.
Esta é a forma que este clube rotário, vem distinguindo anualmente um profissional, que se insere dentro dos seus parâmetros para tal reconhecimento.
Neste importante evento Rotário estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Augusto Pólvora, a vereadora e vice-presidente Felícia Costa, os Presidentes das Juntas de Freguesia do Castelo e Santiago, para além de Amadeu Penim, vereador da Câmara Municipal de Sesimbra, amigos e familiares do homenageado.

Detido homem que atropelou agentes da BT

Jornal "Correio da Manhã", 10 de Fevereiro de 2006

A GNR de Almada deteve, ao princípio da manhã de ontem, o terceiro elemento do gang que, a 17 de Janeiro, atropelou dois motociclistas da Brigada de Trânsito (BT), numa rua de Lisboa.
O indivíduo é ainda suspeito da prática de uma vaga de assaltos a moradias nos concelhos do Barreiro, Seixal e Sesimbra. Os dois outros participantes no atropelamento, estão já em prisão preventiva.Na mesma operação, a GNR apreendeu a um sucateiro, também de Coina, uma espingarda caçadeira e uma pistola, ambas de calibre 9 milímetros. Os militares conseguiram ainda interceptar 150 munições do mesmo calibre.Depois de ser detido, no próprio dia do atropelamento dos dois motociclistas da BT, o suspeito, de 35 anos, foi transferido para a GNR de Almada, que o considerava suspeito de uma vaga de assaltos a moradias nos concelhos do Barreiro, Seixal e Sesimbra.Presente ao Tribunal de Almada no dia seguinte, o indivíduo foi posto em liberdade, com Termo de Identidade e Residência, visto não haver provas concretas que o incriminem.No entanto, o Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Almada não desistiu do inquérito, e ontem, já na posse de um novo mandado de detenção, 30 militares do Destacamento de Almada foram até Coina, no concelho do Barreiro, detendo de novo o indivíduo.

domingo

Ricardo abandona terra natal

“Correio da Manhã”, 28 de Janeiro de 2006

A maré de azar que abalou a carreira de Ricardo no Sporting desde o final da última época teve consequências directas na sua vida pessoal. O ambiente na terra onde Ricardo e a mulher, Cláudia, se conheceram tornou-se insuportável: as agressões verbais ao casal forçaram-nos a abandonar o Montijo e a casa dos seus sonhos.

O guardião da baliza ‘leonina’ e a mulher decidiram, assim, ir viver para Azeitão. “Vivemos no Montijo desde que nascemos, mas aquela terra foi muito má para nós e decidimos mudar-nos. O Ricardo não recebeu o apoio que merecia da gente da sua terra numa das piores fases da sua carreira. Ele foi bastante maltratado”, começa por contar ao CM a mulher do jogador, desmentindo os rumores de que a casa havia sido alvo de actos de vandalismo. “Não houve vidros partidos nem galinhas no jardim como se disse”, assegura. Ainda assim, Cláudia também viu a sua vida profissional alterada: “Já não trabalho na Câmara do Montijo desde Setembro. Tirei licença sem vencimento até Agosto, pois a minha família precisava de apoio”. A má fase do futebolista começou no fim da época passada, quando foi batido por Luisão no jogo que custou ao Sporting o título de Campeão Nacional. E continuou no início da época, quando sofreu um golo por baixo da barriga, no primeiro jogo, com o Belenenses, e teve culpas na derrota com a Udinese, na pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Nessa altura (Agosto de 2005), Ricardo foi afastado da baliza e enfrentou a maré de insultos por parte dos adeptos.

terça-feira

Assassinou a mulher

"Correio da Manhã", 24 de Janeiro de 2006

Um polícia reformado, de 72 anos, matou ontem a tiro a mulher, de 64, e tentou suicidar-se na casa onde residiam na Quinta do Conde, concelho de Sesimbra.
Joaquim Ferreira estava casado há cerca de um ano com Cristina, uma mulher de nacionalidade bielorrussa – em Portugal há oito anos. O filho da vítima, que preferiu manter o anonimato, disse ao CM que a mãe “era vítima de maus tratos psíquicos e andava a preparar-se para sair de casa”. “Ele não a deixava contactar comigo nem com a minha irmã. Dizia que se ele não tinha laços afectivos com os filhos, ela também não tinha de ter”, disse o filho, de 31 anos.

Os vizinhos do lote 202 da Rua do Rio Sorraia – onde ocorreu o crime – dizem que as discussões entre o casal eram frequentes. “Ele teve várias mulheres e todas fugiram dele por causa da sua agressividade”, disse uma moradora, que não se quis identificar. Ontem, pelas 17h00, a vizinhança só ouviu os dois disparos. Desconhece-se se houve alguma discussão.
O septuagenário usou uma pistola de calibre 6.35mm e atingiu a mulher na cabeça com um disparo fatal. Depois tentou suicidar-se com um tiro na cabeça. Foi transportado para o hospital. Encontrava-se ontem à noite em estado grave.

sábado

Selecção de sub-19 defronta Roménia

"O Norte Desportivo", 20 de Janeiro de 2006

José Augusto, técnico nacional, já revelou as 20 convocadas para os encontros de carácter particular que a Selecção de Sub-19 vai disputar com a Roménia, nos próximos dias 24 e 26, jogos agendados para o Barreiro, no Estádio Alfredo da Silva, pelas 15h00 e Sesimbra, no Estádio Vila Amália, às 11h00.
As duas partidas inserem-se no plano de preparação da equipa lusa com vista à qualificação para o Europeu deste ano.
Recorde-se que Portugal conquistou o segundo e decisivo mini-torneio de apuramento, e vai disputá-lo em Israel, na última semana de Abril.
Pela frente as lusas vão encontrar a Rússia, Finlândia e Israel e apenas a primeira classificada deste Grupo 2 vai marcar presença.
A concentração está marcada para depois de amanhã, pelas 15h30, no Estádio Nacional. Convocadas – Guarda 2000: Diana Sousa; Avintenses: Liliana Dinis; Ansião: Marisa Carrasqueira; Desportalegre: Carolina Mendes; A. Unidas: Mónica Gonçalves; Leões Porto Salvo: Flávia Ladeira; Escola: Neide Simões e Noémia Figueiredo; APEL: Carina Nunes; Monte Real: Catarina Sousa; Benfica: Cheila Freire e Sofia Vieira; 1.º Dezembro: Inês Borges e Patrícia Gouveia; U. Lagos: Cláudia Neto e Jamila Marreiros; Oliveirense: Sara Santos; Ponte Frielas: Andreia Veiga, Filipa Galvão e Joana Rosa.