sábado

Peixe fresco levado a casa de clientes cibernautas

“Jornal de Notícias”, 20 de Fevereiro de 2006

E se em vez de ir à peixaria ou ao mercado adquirir o peixe de que precisa, este lhe fosse entregue em casa, já amanhado e cortado, e sem custos acrescidos? Este foi o ponto de partida de dois amigos, naturais de Sesimbra, que desde Janeiro exploram uma empresa virtual - a Fixe em Casa, Lda - que se dedica à compra, arranjo e entrega gratuita do pescado fresco onde o cliente quiser, na área da Grande Lisboa, mediante uma encomenda prévia.
A ideia nasceu do facto de um dos sócios, Manuel Cardoso, estar ligado a uma cooperativa de venda de peixe e ter por hábito distribuir algum do pescado pelos amigos. "Começámos a ter muitas solicitações e, por isso, pensámos em apostar seriamente nesta área", explicou ao JN Miguel Zegre, outro dos sócios, mais ligado à parte informática do negócio.
Os interessados poderão consultar o catálogo de peixes bem como o respectivo preço em www.peixefresco.com.pt e fazer a encomenda por e-mail ou através do número de telemóvel disponibilizado para o efeito. Os pedidos terão que ser feitos até às 17 horas de cada quinta-feira, para que o peixe seja entregue, onde o cliente quiser, na área de Lisboa, na sexta-feira ou sábado.
De acordo com o mesmo responsável, o peixe é comprado na Docapesca, em Sesimbra, e é amanhado e cortado num armazém pertencente à cooperativa ao qual está ligado Manuel Cardoso. A distribuição é depois feita com recurso a uma carrinha frigorífica comprada pela empresa para o efeito.A média semanal de entregas tem sido de 20, mas Miguel Zegre afirma que a empresa tem capacidade para responder a 80 encomendas. No futuro, os dois sócios gostariam de ter um "espaço físico onde o cliente pudesse levantar as encomendas", bem como um armazém próprio, acrescenta.
Em relação ao preço de venda, Miguel Zegre explica que tentam vender o peixe "10% abaixo do preço do mercado". "Nós nunca perdemos, porque não temos mercadoria em stock. Só compramos consoante as encomendas", afirma, frisando que o pagamento é feito no acto da entrega.
Se o cliente não ficar satisfeitos e reclamar, "o produto será substituído ou devolvido o dinheiro", garante Miguel Zegre. "Até ao momento, não tivemos reclamações".
Números
20 encomendas: Média semanal de actividade da empresa que, contudo, afirma ter capacidade para responder a 80 pedidos. O objectivo é arranjar um local onde o cliente possa levantar o peixe.
2 dias: As entregas são feitas às sextas-feiras e sábados no local onde o cliente quiser, embora limitadas à área da Grande Lisboa. A empresa aposta sobretudo em angariar clientes na capital.

Sem comentários:

Enviar um comentário