segunda-feira

Mercedes apreendido

"Jornal de Notícias", 26 de Fevereiro de 2006

Um veículo topo de gama, com matrícula falsa, foi, anteontem à noite, apreendido por elementos do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Arcos de Valdevez naquela vila do Alto Minho.
Segundo fonte daquela força de segurança, o automóvel, um Mercedes-Benz, de cor cinza, avaliado em 75 mil euros, circulava com a mesma matrícula de outro, do mesmo modelo e marca, cujo proprietário reside em Azeitão, Setúbal.
De acordo com a mesma fonte, um indivíduo estaria a tentar comercializar o carro (que possui matrícula, falsa, de 2004) por cerca de dez mil euros, valor tido como "irrisório", o que levou muitos a desconfiarem do "negócio", sendo o caso comunicado às autoridades, que deram, de imediato, início às investigações.
O veículo foi, então, encontrado parado no centro da vila. Todavia, o referido indivíduo não seria mais visto. As autoridades ainda montaram uma operação de vigilância ao automóvel, mas sem resultados, tendo o carro sido, depois, rebocado para o parque da GNR.
As autoridades procuram, agora, apurar a proveniência do veículo através do número de quadro, apontando os indícios para que a viatura tenha sido furtada no estrangeiro.
Ainda de acordo com a mesma fonte, na mesma situação estaria um outro carro, de marca BMW e com matrícula portuguesa, que as autoridades não terão conseguido localizar.

quarta-feira

Taça de Inverno Beloura-Azeitão já começou

"Equitação", 14 de Fevereiro de 2006

Já começou Taça de Inverno Beloura-Azeitão 2006!
A primeira jornada teve lugar no último fim-de-semana, com a participação de numerosos conjuntos.
De destacar que, no sábado, a vitória no Grande Prémio B coube a Miguel Ralão em Oxalis da Meia Lua e, no domingo, a Daniel Pinto em Landeur.
Recorde-se que as próximas jornadas estão agendadas para 4 e 5 de Março, 25 e 26 de Março e 8 e 9 de Abril (final).
RESULTADOS
DIA 11
Prova Preliminar 11º Nuno Chaveiro / Wembley
2º Joana Gentil Martins / Herói
3º Georgina Rogers / Rouxinol1º Maria Silva / Luna (Circuito FP)
2º Mariana Guedes / Luna (Circuito FP)
3º Francisca Chaves / Melgart (Circuito FP)Prova Preliminar 21º Michel Viola / Ulisses (Circuito FP)Prova Preliminar 31º Mariana Barbosa / Jaquetão (Circuito FP)
2º Filipa Gentil Martins / Herói (Circuito FP)Prova Elementar 11º Nuno Chaveiro / Sorriso II da Pimenteira2º Miguel Ralão / Urquito
3º Mafalda Albergaria / UtilProva Elementar 31º Vanessa Aleixo / Ídolo (Circuito FP)
Prova Young Riders Preliminar
1º João Silva / Criptos
Prova Cavalos Novos – 5 Anos Preliminar
1º Mirabele Segard / Ulisses (Circuito FP)
Prova Intermediária 21º Daniel Pinto / Landeur
2º Daniel Pinto / Galopin
3º Nuno Vicente / Nostradamus do TopProva Grande Prémio B1º Miguel Ralão / Oxalis da Meia Lua (Circuito FP)
2º Pedro Torres / Riopele (Circuito FPProva S. Jorge1º Luciana Inácio / Raffaelo
2º Maria Moura Caetano / White Cedar3º Frederico Pintéus / PlangenteProva Juniores Preliminar1º Catarina Kemper / Anke
2º Inês Ponces / Holocausto
3º Carolina Martins / Gaviãozinho
1º Daniel Pinto / Pretty Girl (Circuito FP)2º Jeannette Jenny / Spartakus (Circuito FP)
3º Miguel Ralão / Sigonha(Circuito FP)
Prova Complementar 11º Nuno Chaveiro / For Sale
2º Pedro Castro Monteiro / Pommes
3º José Almeida Gonçalves / Rigoleto
1º Ricardo Magalhães / Kiwi (Circuito FP)Prova Complementar 31º Jorge Pereira / Renovado (Circuito FP)Prova Media 11º Luciana Inácio / Doulce
2º Maria Porto / Rijo3º Sofia Mariz / Loulou
RESULTADOS
DIA 12
Prova Preliminar 11º Rui Miguel Campeão / Tigre
2º Georgina Rogers / Rouxinol
3º Nuno Chaveiro / Wembley1º Mariana Guedes / Luna (Circuito FP)
2º Sofia Lancastre / Tenor (Circuito FP)3º Bruno Lopes / Sarmento (Circuito FP)
3º Maria Silva / Luna (Circuito FP)
Prova Preliminar 21º Ricardo Leandro / Record (Circuito FP)
2º Michel Viola / Ulisses (Circuito FP)3º Joana Gentil Martins / Herói (Circuito FP)
Prova Preliminar 31º Mariana Barbosa / Jaquetão (Circuito FP)
Prova Elementar 11º Nina Berit Kuhler / Urquero
2º Nuno Chaveiro / Sorriso II da Pimenteira
3º Pedro Matos / Trovador
Prova Elementar 21º Joaquim Fernandes / Urandi (Circuito FP)
2º Joaquim Fernandes / Treviata (Circuito FP)Prova Elementar 31º Vanessa Aleixo / Ídolo (Circuito FP)Prova Young Ryders Preliminar1º João Silva / Criptos
Prova Cavalos Novos – 5 Anos Preliminar1º Mirabele Segard / Ulisses (Circuito FP)
2º Miguel Ralão / Urquito (Circuito FP)Prova Intermediária 21º Maria Faria Carvalho / NuxequeProva Grande Prémio B1º Daniel Pinto / Landeur (Circuito FP)
2º Daniel Pinto / Galopin (Circuito FP)
3º Miguel Ralão / Oxalis da Meia Lua (Circuito FP)
Prova S. Jorge1º Maria Moura Caetano / White Cedar
2º Luciana Inácio / Raffaelo
3º Luciana Inácio / Vallos Caruso
Prova Juniores Preliminar
1º Catarina Kemper / Anke
2º Inês Ponces / Holocausto
3º Carolina Martins / Gaviãozinho
1º Miguel Ralão / Sigonha (Circuito FP)
Prova Juniores Team1º Daniel Pinto / Pretty Girl (Circuito FP)
2º Jeannette Jenny / Spartacus (Circuito FP)
3º Nuno Vicente / Suave (Circuito FP)
Prova Complementar 11º Nuno Chaveiro / For Sale2º Nuno Batista / Satélite
3º Pedro Castro Monteiro / Pommes1º Ricardo Magalhães / Kiwi (Circuito FP)
Prova Media 11º Luciana Inácio / Doulce
2º Carlota Barandas / Sonata
3º Sofia Mariz / Loulou

Sesimbra prepara conferências quaresmais de 2006

"Agência Ecclesia", 13 de Fevereiro de 2006

Pelo nono ano consecutivo, a Paróquia de Santiago - Sesimbra promove, durante a Quaresma um tempo de aprofundamento sobre temas eclesiais ao ritmo do programa pastoral da Igreja universal e da Diocese de Setúbal em particular. Assim todas as quartas-feiras, às 21.30 horas, na Igreja Matriz de Santiago, temos um espaço de reflexão, partilha e oração.Este ano o tema aborda «A Bíblia: Palavra de Deus para a vida».
O leque de palestrantes é diversificado e abrangente. Está aberto a todos os interessados.Como é habitual à quarta-feira, pelas 21 horas, celebra-se a eucaristia.
Eis o programa deste ano:- 1 de Março: A Palavra de Deus alimenta-nos -‘Nem só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus’- Frei Herculano Alves, OFCap. (professor de Sagrada Escritura);- 8 de Março: A Palavra de Deus fala-nos -‘Este é o meu Filho muito amado: escutai-o’ - Padre Dr. Mário Tavares (reitor do Seminário e do Santuário de Vila Viçosa);- 15 de Março: A Palavra de Deus é viva e vivificante – ‘Deus amou tanto o mundo que lhe deu o seu Filho Unigénito’ - Padre Doutor Joaquim Carreira das Neves, OFM (professor de Sagrada Escritura);- 22 de Março: A Palavra de Deus é salvação -‘Quem acredita no Filho de Deus tem a vida eterna’ - D. Manuel Felício (Bispo da Guarda);- 29 de Março: A Palavra de Deus faz-nos irmãos – ‘Se alguém Me quiser servir que Me siga’ - Dr. António Bagão Félix (economista);- 5 de Abril: A Palavra de Deus faz comunidade -‘Cristo obedeceu até à morte e morte de cruz’- Cónego Carlos Paes (pároco de São João de Deus – Lisboa);- 12 de Abril: A Palavra de Deus gera compromisso -‘O Espírito Santo está sobre mim: Ele me enviou a anunciar a boa nova aos pobres’.
Padre Doutor Jacinto Farias (professor de Teologia).

sábado

Elite reúne-se hoje em Sesimbra

"O Norte Desportivo", 11 de Fevereiro de 2006

É já neste fim-de-semana que a «nata» nacional do Surf, Bodyboard e do Skimboard começa a disputar o Circuito MATIX/SCS. Dividida em vários escalões, esta prova promete grande animação nas águas de Sesimbra.
O Circuito MATIX/SCS 2006 de Surf, Bodyboard e Skimboard tem início já neste fim-de-semana, na praia da Lagoa de Albufeira, em Sesimbra.
Com encontro marcado para as 9h00 do dia de hoje, a elite nacional vai discutir, até amanhã, as três modalidades em que se desenvolve a competição, divididos pelos escalões Open, Feminino, Sub-18, Sub-16 e Sub-14. Já nas vertentes Bodyboard Dropknee e Longboard, os participantes apenas medem forças na categoria Open.Disputada em palanque duplo, sendo a acção do skimming paralela à do surf/bodyboard, esta prova conta com a organização da «casa» que lhe dá nome: o Surf Clube de Sesimbra (SCS).
E para estar presente nesta competição, o concorrente tem de reunir uma das duas duas características: ou é sócio do SCS - usufruindo de inscrições reduzidas de cinco euros nas categorias Open e Feminino, e de três euros em Sub-18, Sub-16 e Sub-14 - e paga uma quota anual de 30 euros (que inclui seguro desportivo da FPS, no caso do atleta não ser federado); ou é federado por outro clube e não tem necessidade de se tornar sócio do SCS. Os que se incluem nesta «classe», desembolsam 15 euros para disputar os escalões Open e Feminino e 12 para os Sub-18, Sub-16 e Sub-14.Os interessados podem efectuar a respectiva inscrição - que encerra às 18h00 da sexta-feira anterior a cada etapa - na SCS Surf Shop, em Sesimbra, por telefone (210875139/933845535), por e-mail (scs@scs.pt) ou por sms (933845535), indicando o nome completo, modalidade e categoria em que pretende competir.
Várias sãos as instituições que se juntaram à organização deste evento, tais como a Câmara Municipal de Sesimbra, o Instituto Português da Juventude, as Juntas de Freguesia do Castelo e de Santiago, entre outras entidades.
A segunda jornada do Circuito decorre nos próximos dias 18 e 19 de Março, sendo que a terceira se realiza a 6 e 7 de Maio. A competição encerra a 3 e 4 de Junho, com a disputa da quarta e última ronda.

sexta-feira

Armadores de pesca artesanal satisfeitos com quotas para 2006

Jornal "O Mirante", 28 de Dezembro de 2005

Os armadores de pesca artesanal do Centro e Sul manifestaram-se satisfeitos com o acordo sobre as quotas de pesca para 2006, que permitiu a Portugal manter as capturas na maioria das espécies e aumentar a da pescada.
Os ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia (UE) chegaram quinta-feira a acordo em Bruxelas sobre as quotas pesqueiras para 2006, que permite a Portugal manter os limites admissíveis de capturas em espécies como o tamboril e biqueirão e aumentar em 12 por cento a apanha da pescada.
“Congratulamo-nos com o acordo, especialmente na (quota da) pescada, porque é a espécie que mais se captura ao anzol, na zona de Sesimbra”, disse à Agência Lusa Máximo Carapinha, secretário-geral da Asso-ciação dos Armadores de Pesca Artesanal Local do Centro e Sul (sedeada em Sesimbra).
No entanto, o responsável adiantou que subsiste alguma preocupação devido à proposta feita ao ministro da Agricultura e Pescas para que “essas quotas atribuídas fossem distribuídas pelas embarcações conforme as capturas históricas apresentadas pelas mesmas nos últimos anos”.
Máximo Carapinha considera que se deve evitar “o risco de uns capturarem tudo e os outros não terem direito a nada”, referindo-se a espécies como a pescada, o linguado e o tamboril.
Carapinha adiantou que este assunto é da “competência da administração central portuguesa” tendo o ministro Jaime Silva ficado de realizar uma reunião conjunta com todas as associações nacionais de pesca artesanal para decidir o que fazer em relação às quotas.
Das espécies abrangidas pelo acordo com a União Europeia, a pescada, o linguado e o tamboril são as três únicas que interessam à pesca artesanal, disse a mesma fonte.
No caso do tamboril, Máximo Carapinha admite que existe uma falta de animais desta espécie, que, no seu entender, foi provocada por os pescadores “não terem respeitado o tempo da desova”.
“O maior esforço de pesca, talvez do arrasto, fez desaparecer o tamboril em Junho deste ano, isto porque se apanhou tamboril muito pequeno, em Janeiro e Fevereiro, quando se dá a desova”, concluiu.

Imigrante foi esfaqueado com dois golpes no pescoço

"Jornal de Notícias", 29 de Dezembro de 2005

Um imigrante moldavo de 22 anos está internado no Hospital de S. José, em Lisboa, em estado grave, na sequência de um ataque com arma branca, que o deixou tetraplégico.
O crime ocorreu na madrugada da véspera de Natal, em Brejos de Azeitão, Palmela, e está a ser investigado pela PJ de Setúbal que, até ao fim da tarde de ontem, ainda não tinha feito detenções. As autoridades levantam várias hipóteses para as razões do crime, desde uma rixa até um ajuste de contas entre indivíduos de Leste.
A vítima, Constantin, tinha estado com outros moldavos num café em Brejos, até às quatro da madrugada de dia 24, a jogar bilhar, segundo José António, proprietário do estabelecimento o "Janica". "Vinham cá às vezes, mas não com muita frequência", apontou o comerciante, classificando a conduta do grupo como "normal".
Saíram pouco depois das 4 horas horas e José António viu-os já na rua a interperlarem um indivíduo que estava na via pública, nas imediações do bar "Harducampo", do lado oposto da rua. O grupo deslocou-se para uma esquina, já em confronto, juntando-se mais gente à refrega.
"Havia por aí muitos gritos", conta um morador da zona. Pouco depois um dos envolvidos caiu no chão. Era Constantin, atingido com pelo menos dois golpes de arma branca no pescoço. Os gritos aumentaram e José António ligou ao 112, ao mesmo tempo que corria para o local onde o jovem moldavo estava caído no chão.Mas os problemas não tinham ainda acabado. Com a chegada da GNR, a maioria dos intervenientes desapareceu, inclusive o autor da agressão. A vítima ainda foi transportada para Setúbal e daí foi transferida para Lisboa.

O cão por almofada!

"Agência Ecclesia", 31 de Janeiro de 2006

A cena passou-se, num desses dias de frio (com vento gelado, o mar de fundo à mistura com uma réstia de sol), deste Inverno em Sesimbra: um homem dormia a sesta, tendo um cão por almofada, que, por seu turno, também descansava num pedaço de relva desbotada pelo sol e a aragem marítima.
Este quadro – algo pitoresco e insólito – tanto quanto se podia perceber, não despertava a atenção de qualquer dos transeuntes. Pela nossa parte ficamos a pensar sobre aquela consonância de homem e animal, numa quase simbiose romântica e messiânica.
De facto, corremos o risco de andar tão atarefados na vida, que as pequenas coisas podem-nos escapar, por muito significativas que para outros possam tornar-se. Por outro lado, as loisas que nos preocupam nem por sombras têm tanta importância do que reparar nos marginalizados (o que não quer dizer marginais, como é o caso em presença!) da vida pela concorrência atroz, voraz e anónima.
Se, por momentos, nos detivermos a verificar, cada um de nós não passa duma multiplicidade de números para identificação, conforme a instância a que se tem de dirigir, o serviço que pretenda ou o sector em demanda. Parece que contamos cada vez menos como pessoas, pois fomos – quase deliberadamente – amputados da nossa identidade mais profunda, a de ter um nome, muito para além dos apelidos (mais ou menos pomposos) que se lhe seguem. É a força do anonimato que nos persegue nesta sociedade agressiva, mas carente de atenção, de carinho e de rosto.
Repare-se no que diz o Papa Bento XVI na sua encíclica «Deus é caridade»: ‘Faz parte da evolução do amor para níveis mais altos, para as suas íntimas purificações, que ele procure agora o carácter definitivo, e isto num duplo sentido: no sentido da exclusividade — «apenas esta única pessoa» — e no sentido de ser «para sempre». O amor compreende a totalidade da existência em toda a sua dimensão, inclusive a temporal. Nem poderia ser de outro modo, porque a sua promessa visa o definitivo: o amor visa a eternidade’ (n.º 6). - Dizia-se naquele tempo em que uns tantos se queriam equiparar aos que tinham alguma importância social, mas não tinham estatuto, embora aspirassem a manifestá-lo nem que fosse à força de comprar as regalias: ‘foge cão que te fazem barão; mas para onde se me fazem visconde’. De facto, ao vermos a recente enxurrada de condecorações, em maré de saída, pelo Presidente da República, como que sentimos alguma perplexidade pelo acto e pelas figuras envolvidas. Parece que Portugal merecia melhor!- Quando vemos crescer a promoção de tudo quanto seja de teor animal (à mistura com uma certa ecologia), nalgumas situações em desfavor dos humanos, como que sentimos uma degeneração da nossa conduta e dos valores que a norteiam. Quem não terá reparado (já) no imenso stock de comida para animais nas grandes áreas comerciais, numa quase afronta aos milhões de famintos, esfomeados e insuficientemente alimentados em tantas partes deste mundo... cão, na vertente mais ou menos humana! - Mesmo que, em finais de Janeiro, tenhamos entrado no ‘ano do cão’, segundo o calendário chinês, nada nos obriga a ter de ceder às pressões de endeusamento do mundo animal – quase roçando a animalização dos humanos – obnubilando as forças psicológica e espiritual da pessoa humana. Afinal, onde está a valorização de crescimento em humanismo nesta civilização que exalta mais as paixões do que obediência? Até onde vai descer a nossa cultura, quando teme levantar-se, preferindo antes rastejar? Como poderemos fazer sair tantos cristãos desta amorfia com que nos tentam seduzir, conquistar e embalar? Ser cidadão é ter dignidade, olhando os outros nos olhos, desvelando-lhes o rosto e apontando-lhes para o mais Além.
A. Sílvio Couto

Apresentação e bênção de crianças em Sesimbra

"Agência Ecclesia", 31 de Janeiro de 2006

A Paróquia de Santiago – Sesimbra celebra, no próximo dia 2 de Fevereiro (quinta-feira), a apresentação e bênção de crianças não baptizadas, destinada a crianças até aos dez anos, estejam ou não a frequentar a catequese e que venham a ser baptizadas no decorrer deste ano de 2006.
Desta forma, para além de dar um conteúdo renovado à festa litúrgica da Apresentação do Senhor (com a respectiva celebração tradicional da luz), este momento pretende sensibilizar a família (pais e padrinhos) e a paróquia em geral para a graça do baptismo e a sua consequente vivência em Igreja paroquial.
No quadro do triénio da Diocese de Setúbal, centrado na Bíblia, esta celebração pretende ainda correlacionar este momento litúrgico com a sua fundamentação bíblica e as suas implicações no campo da evangelização hodierna.
De referir ainda que, no âmbito da pastoral familiar paroquial, é proposta no dia catorze de Fevereiro, uma celebração para namorados, devendo os pretendentes ter mais de dezasseis anos e namorarem há, pelo menos, seis meses.

Autarquia aposta fortemente no desporto

Jornal "O Sesimbrense", 27 de Janeiro de 2006

Em entrevista ao “Sesimbrense”, José Polido, vereador do desporto da Câmara Municipal de Sesimbra, revela quais as principais medidas, por parte da Autarquia, para o melhoramento das infra-estruturas do Concelho.

Em que pé se encontram as obras da piscina do Grupo Desportivo de Sesimbra?
A Câmara Municipal está empenhada em ajudar o G.D.S. na conclusão das suas obras, que já estão previstas em orçamento para o ano de 2006, com conclusão no ano de 2007. A Câmara Municipal aprovou as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para o ano de 2006, o qual contempla uma verba de 150 mil euros para o ano de 2006 e igual montante para o ano de 2007, com o objectivo de conclusão da piscina do Grupo Desportivo de Sesimbra.


E relativamente ao Campo de Jogos de Maça?
É um campo municipal que está a ser utilizado pelo Grupo Desportivo de Sesimbra, para o qual existe um protocolo entre o Grupo desportivo de Maçã e o G.D.S. relativo à sua utilização.
Em termos de orçamento temos previsto, não só para este recinto mas também para o campo de Vila Amália, uma verba que ronda os 50 mil euros para beneficiações.
Se se concretizar a reconversão da Avenida da Liberdade, tal como nós esperamos, o campo de Vila Amália será dotado de novas infra-estruturas. Enquanto decorrerem as obras, o campo de Maça será contemplado com um relvado sintético. Iremos envidar todos os esforços para que tal reconversão seja uma realidade, para assim resolver alguns problemas, não só no Desporto mas também no estacionamento na Vila de Sesimbra.

A que se refere quando diz problemas do desporto?
Estamos a referir-nos ao facto de o campo do Sesimbra necessitar de uma intervenção em toda a sua área. O Sesimbra estaria a pensar em substituir o relvado, que tem actualmente, por uma relva sitética, Assim se nós conseguíssemos realizar a reconversão da Avenida, uma das coisas que se iria fazer era dotar o campo de Maça, e eventualmente outros recintos desportivos com relvados sintéticos.


E relativamente ao Pavilhão Zambujalense?
A Autarquia vai apoiar naquilo que for necessário para que se resolva o problema que está criado; vamos ajudar a ACRUTZ a resolver esse problema e para tal temos uma verba prevista para o arranjo do polidesportivo, de cerca de 23 mil euros.
As infra-estruturas neste momento estão semi-acabadas e vamos ajudar a instituição para que ela possa concluir as obras que, neste momento, se encontram um pouco vandalizadas.
A autarquia está então a apostar fortemente no Desporto.
Exactamente. Em termos de Desporto não temos apenas o mencionado. Nós estamos dispostos, não só no caso do Sesimbra, do Zambujal, do Alfarim, da ADQC, do Conde 1, do Conde 2, da Azóia, mas também noutras colectividades do concelho, a apoiar os seus projectos. Apostamos no desenvolvimento desportivo, através de planos de desenvolvimento, atribuímos subsídio para a gestão corrente porque as instituições vivem com muitas dificuldades.


O orçamento para o desporto está elevado?
Sim, este ano temos verbas bastante significativas para o Desporto.
Já existiam alguns compromissos assumidos para com as instituoções, compromissos esses, que estavam assumidos pela autarquia, mas ainda não tinham sido liquidados. Portanto o que fizemos foi dotar o orçamento desses meios monetários para se puder liquidar esses compromissos.
Temos também verba reservada em orçamento para a nelhoria dos pavilhões de Sampaio e Quinta do Conde, que são equipamentos da Autarquia.


Como está a situação do campo Alfarim?
A Autarquia vai honrar os seus compromissos que tem com o G.D.Alfarim. Já está inscrita em orçamento uma verba de cerca de 28 mil euros para a liquidação do remanescente que a Autarquia tinha assumido para a colocação do relvado sintético.
O Alfarim tem outros projectos em mãos, tais como, fazer a construção duns balneários e umas bancadas, tendo já havido alguns contactos informais entre a Autarquia e a direcção do Alfarim.


Como está a situação da piscina de Quinta do Conde?
Neste momento o processo vai ser reatado. Já houve uma reunião entre a Câmara, a Associação de Quinta do Conde e o arquitecto projectista das instalações. A nova direcção da Associação da Quinta do Conde está com vontade de avançar. Em termos de Autarquia iremos apoiar dentro do que está estipulado para este tipo de infra-estruturas, em termos de carta de movimento associativo.
Nós não queremos apoiar projectos megalómanos, mas queremos sim apoiar projectos em zonas em que exista carência de infra-estruturas para a prática desportiva, o que é o caso.


Faz ideias de valores para este projecto?
Neste momento o projecto está a ser reavaliado, estão a ser equacionados os projectos de algumas especialidades que, na altura que o projecto inicial foi apresentado, não seriam necessários, e para os quais será necessário despender cerca de 45 mil euros.
Quando prevê então a Câmara que as obras das diversas colectividades estejam concluídas?
Não depende da Câmara, os projectos serão apresentados pelos diferentes grupos desportivos e a Câmara apoia monetariamente de acordo com o protocolo do desporto que existe. Estas podem ser apoiadas na totalidade ou em apenas uma parte.

Há algumas destas instituições que estejam a ser apoiadas a 100%?
É com base nos projectos que sejam apresentados, os quais serão devidamente apreciados pela Câmara. Financiamos a 75% as pequenas obras, apoiamos em 50% obras cujo montante seja no máximo de 25 mil euros, para obras de valor superior a 25 mil euros o apoio será de 25%.
Eventualmente algumas pequenas obras poderão ser apoiadas a 100%.
Em termos de Autarquia iremos também apoiar o Clube Naval de Sesimbra. Temos inscrita uma verba de 128 mil euros para o corrente ano.
Cerca de 85 mil euros para algumas outras práticas desportivas, que não estejam incluídas nos grandes clubes.


Qual a visão em cifrões do vosso Pelouro?
Neste momento em termos de desporto estamos a prever um crescimento verbas. No ano passado teríamos cerca de 965 500 euros e este ano estamos a prever 1 milhão e 200 mil euros, portanto um crescimento em cerca de 20%, precisamente para fazer face a alguns compromissos que foram assumidos pela autarquia e que não houve a possibilidade até agora de os cumprir.


Acha que vai ser possível honrar todos os compromissos assumidos?
Sim. A Câmara Municipal de Sesimbra vai honrar todos os seus compromissos.
Nós vamos apoiar aquilo que entendemos que deve ser o movimento associativo em portanto com alguma equidade e com algum racionamento em termos de meios, para que não haja em termos de concelho, aquela noção de que estamos a bebeficiar uns em detrimento de outros
Relativamente ao hóquei em patins iremos apoiar o Sesimbra na realização do Campeonato da Europa, temos uma verba de 50 mil euros para este prática desportiva, que se irá realizar no pavilhão do sesimbra.


Quando se realizará este campeonato?
É no Verão. Será entre 24 e 30 de Julho de 2006.
Além deste Campeonato estamos a tentar trazer para Sesimbra a final do Campeonato de futebol de praia, que se irá realizar com as equipas de topo nacional e estamos a tentar que a final venha a ter lugar na praia do Meco.


Este campeonato já está certo?
Está praticamente certo. Estamos a fazer todos os esforços para que se realize no Concelho de Sesimbra, na praia do Meco. Pensamos que tem todas as condições e neste momento está tudo bem encaminhado para que isso concretize.
Além desta iniciativas de notoriedade, vamos a apoiar na Quinta do Conde, noutro grande evento desportivo que é o Torneio Internacional de lutas amadoras a realizar no Pavilhão Municipal promovido pelo “ Conde 2”.


E desportos de Verão? Têm previsto mais algumas iniciativas?
Vamos apoiar o Surf Clube de Sesimbra e o Clube Naval realizando iniciativas de Verão, nas praia de Sesimbra e Meco.
Iremos também construir pelo menos dois espaços de desportos radicais para os mais jovens.

Não faltam, pois ideias e muita vontade de avançar. O Vereador merece bem boa sorte.

"Somos uma equipa coesa"

Jornal "O Sesimbrense", 27 de Janeiro de 2006

Com um novo Provedor, a Santa Casa da Misericórdia pretende humanizar a relação entre idosos e empregados da Instituição, criando entre eles “uma relação de respeito, de carinho e de cuidado”.
Alcides de Carvalho, de 65 anos é médico oftalmologista, estando também especializado em medicina geral, familiar e do trabalho, tem dois filhos, reside na Cotovia há 23 anos e, é o novo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra.
Desta nova função como Provedor espera um grande desafio, e o que o levou a abraçar a Santa Casa foi a vontade de ajudar, revela o novo Provedor, adiantando ainda “tenho tido contacto com a realidade das pessoas, apercebi-me das suas necessidades e carências e quero prestar assistência e dar alguma coisa de mim em prol desta casa”.
Numa altura em que ainda se encontram a arrumar a casa, visto estarem apenas à 20 dias à frente da Santa Casa, o novo Provedor garante que “somos uma equipa coesa, uma equipa trabalhadora, consciente e constituída por elementos que têm dado provas da sua capacidade de trabalho, da sua honestidade e da sua vontade de trabalhar em prol desta instituição”, revela em entrevista ao Jornal “O Sesimbrense”.
“Em relação a projectos é muito cedo para falar neles, porque estamos ainda a arrumar a casa, e não sei quais as possibilidades para os lançar, é preferível aguardarmos mais algum tempo. Depois em tendo o real conhecimento da situação e das reais possibilidades, podemos então falar. Ainda não sabemos ao certo qual o orçamento que vamos gerir e contar para o ano de 2006”, revela o Provedor à cerca de quais os planos para o corrente ano.
Ainda não podendo fazer grandes projectos, a Santa Casa tem como objectivo principal melhorar o atendimento que presta aos utentes, assim o garante Alcides de Carvalho, adiantando também que: “As minhas preocupações nesta altura é melhorar o relacionamento entre os empregados que prestam assistência aos idosos e esses mesmos idosos. Quero acima de tudo humanizar esse relacionamento, que tinha muitas falhas”. O Provedor pretende então levar para a Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra um lado mais humano, garantindo ainda: “Não vou permitir que continue a haver um tratamento frio dos empregados para com os idosos, um tratamento sem carinho, sem amor e algumas vezes com faltas de respeito”, para tal Alcides de Carvalho já deu instruções nesse sentido. Adiantou ainda que se houver algum empregado que não se adeque a este novo perfil, exigido pelos novos órgãos da instituição de solidariedade, será mudado de lugar ou então “deverá pensar em optar por outro posto de trabalho”, releva também.
Mais preocupações existem para o novo Provedor, “temos também a preocupação de manter um bom relacionamento com todas as instituições da área do concelho, também uma boa relação com os residentes do concelho, sejam ou não familiares das pessoas que beneficiem directa ou indirectamente do apoio que é dado pela Santa Casa da Misericórdia, claro que para isso necessitamos de muita coisa, nomeadamente do apoio material das instituições, da Câmara Municipal de Sesimbra, dos Serviços Sociais, do Governo Civil e também daqueles que nos possam ajudar, sejam comerciantes, industriais, particulares, familiares de utentes ou outras pessoas que sejam, ou não, irmãos da Santa da Misericórdia, que de alguma maneira nos possam ajudar”, disse na entrevista ao Jornal “O Sesimbrense”.
Respondendo a uma questão de como gere o seu tempo, Alcides de Carvalho confessa, “com prejuízo para a minha vidaprofissional e particular”, demonstrando assim uma grande vontade de ajudar as pessoas mais carenciadas e os idosos do concelho.
Ao jornal “O Sesimbrense” resta desejar as melhores felicidades ao novo corpo da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra e que após o fim do mandato, que acaba dentro de três anos, as falhas mencionadas pelo Provedor, estejam resolvidas e que a tal relação de amor e carinho exista de facto entre os empregados da Santa casa da Misericórdia e os idosos que estão nos dois lares da mesma instituição.

Ambiente assinala Dia Mundial das Zonas Húmidas

Jornal "Público", 2 de Fevereiro de 2006

O secretário de Estado do Ambiente vai apresentar hoje, Dia Mundial das Zonas Húmidas, a proposta de plano de gestão da lagoa de Albufeira (Sesimbra), um dos 12 sítios portugueses da Lista de Zonas Húmidas de Importância Internacional.
Lurdes Carvalho, vice-presidente do Instituto de Conservação da Natureza (ICN), disse à agência Lusa que se trata da primeira proposta de gestão que foi desde o início integralmente participada por todos os intervenientes. "No futuro, pretendemos dar continuidade a este tipo de trabalho noutros locais", afirmou a responsável do ICN.
Portugal tem actualmente 12 sítios incluídos na Lista de Zonas Húmidas de Importância Internacional (Sítios Ramsar): estuários do Tejo e do Sado, ria Formosa (Algarve), pauis de Arzila, Madriz e Taipal (Coimbra), Boquilobo (Santarém), Tornada (Leiria) e lagoas de Albufeira e de Santo André e da Sancha (Litoral Alentejano), ria de Alvor e sapais de Castro Marim (Algarve).
Em 2005 foram propostos mais cinco Sítios Ramsar: planalto superior da perra da Estrela e parte superior do rio Zêzere, polje de Mira Minde e nascentes relacionadas (Coimbra), lagoas de Bertiandos e de São Pedro dos Arcos (Coimbra), estuário do Mondego e fajãs das lagoas da Caldeira de Santo Cristo e de Cubres (São Jorge, Açores).
A propósito do Dia Mundial, a Associação ambientalista Quercus critica a falta de planeamento e ameaças que diz atingirem as 12 zonas húmidas classificadas em Portugal, apelando a uma protecção mais eficaz daquelas áreas. A organização afirma, num comunicado, que as zonas húmidas, que totalizam mais de 66 mil hectares de território português, têm sido geridas de "forma displicente".
A Convenção sobre Zonas Húmidas, conhecida como Convenção de Ramsar, entrou em vigor em 1975 e conta actualmente com 1578 sítios a nível mundial. Portugal ratificou esta convenção em 1980, tendo como obrigações a designação de zonas húmidas para inclusão na lista, elaboração de planos de ordenamento e de gestão para estes locais e promoção da conservação e protecção destas zonas e das aves aquáticas.
O Ministério do Ambiente o ICN vão comemorar esta semana com iniciativas em vários Sítios Ramsar, incluindo percursos pedestres e para observação de aves, visitas guiadas e exposições.

Governo defende parcerias na gestão de algumas áreas protegidas

Jornal "Público", 2 de Fevereiro de 2006

O secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, defendeu hoje o envolvimento das autarquias e de entidades científicas na gestão de algumas zonas protegidas do país, durante a assinatura de um protocolo sobre a Lagoa de Albufeira.
Reconhecendo não ser este um modelo a aplicar em todas as áreas protegidas, Humberto Rosa disse que em alguns locais, há lugar para “envolver parceiros na gestão, para nos pormos de acordo sobre o queremos dessa gestão e sobre como queremos tirar proveito dessas áreas".

"Há vantagens para todos porque o envolvimento das entidades locais garante o seu empenhamento na vigilância das zonas protegidas", acrescentou.Humberto Rosa falava após a assinatura de um protocolo celebrado entre o Ministério do Ambiente, Instituto para a Conservação da Natureza (ICN) e Câmara de Sesimbra, com o objectivo de definir e implementar um novo modelo de gestão para aquela zona protegida, um dos 12 sítios portugueses da Lista de Zonas Húmidas de Importância Internacional.
O novo modelo de gestão da Lagoa de albufeira prevê a criação de uma associação privada com os principais parceiros, construção de algumas infra-estruturas de observação e de apoio aos visitantes, mas sempre com a preocupação de preservar a fauna e flora daquela zona húmida, de grande biodiversidade."A biodiversidade portuguesa não é muita no contexto mundial, mas é muita no contexto europeu", sublinhou o secretário de Estado do Ambiente.Humberto Rosa salientou ainda que o envolvimento das autarquias e de outras entidades locais garante o empenhamento desses parceiros na defesa dos valores ambientais das zonas protegidas.A proposta do novo modelo de gestão para a Lagoa de albufeira foi elaborada pelo ICN com a colaboração da Câmara de Sesimbra, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (Spea), Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais, a Associação de Produtores Florestais (AFLOPS) e proprietários de terrenos agrícolas localizados junto à Lagoa Pequena.
O presidente da Câmara de Sesimbra, Augusto Pólvora (CDU), disse estar satisfeito com o protocolo para a gestão da Lagoa de Albufeira e salientou que o projecto apresentado pelo ICN vai permitir o acesso às escolas e aos cidadãos à Lagoa Pequena, que estava vedado desde há 20 anos."Pelo projecto que nos foi apresentado, e com base neste protocolo que assinámos com o ICN, ao fim de 20 anos, este espaço vedado e de acesso limitado, vai ser transformado num espaço aberto ao público, um espaço de educação ambiental com possibilidade de visitação por parte das escolas e dos cidadãos em geral", disse o edil comunista.
A autarquia já procedeu à abertura de alguns caminhos de acesso à Lagoa Pequena e defendeu que o envolvimento dos parceiros se deve alargar às praias da região, com vista à instalação das infra-estruturas previstas no Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Sintra-Sado, mas que aguardam pelas verbas necessárias há cerca de três anos.

Tia pode ficar sem criança

Jornal "Correio da Manhã", 3 de Fevereiro de 2006

O irmão do bebé encontrado morto na Azóia, Sesimbra, foi deixado pela Comissão de Protecção de Crianças aos cuidados de uma tia que, em 2001, terá abandonado os seus quatro filhos, todos menores.
Norberto Fernandes, pai das crianças, revelou ontem ao CM que os miúdos foram abandonados depois de se ter separado de Francisca Coito. “Os rapazes, de seis e 12 anos, foram entregues a famílias de acolhimento. As meninas, de oito e nove anos, estão na Instituição Quinta do Pio, em Évora.”

Contactada pelo CM, Francisca Coito escusou-se a prestar quaisquer esclarecimentos.O caso ocorreu a 2 de Janeiro, mas só veio a lume oito dias depois. Um bebé, de seis meses, morreu em casa, vítima, ao que tudo indica, de asfixia com o próprio leite. A suspeita de comportamento negligente por parte da mãe levou a Comissão de Menores a deixar o seu irmão aos cuidados de uma tia, Francisca Coito.
“A pessoa em questão acompanhava o miúdo, preocupava-se com ele, havia laços de afectividade e relacionamento”, esclareceu a vereadora da câmara Felícia Costa. “Foi um procedimento normal, mas temporário.” A Comissão de Menores de Sesimbra admite agora a retirada da criança à tia. “A câmara é só parceira da Comissão. Prestamos apoio logístico e financeiro. Sei que foi uma situação temporária e que muito em breve será tomada uma resolução definitiva sobre este caso. Admito que não seja ela que fique com a criança.”
O CASO
MORTE
Leandro terá sido vítima de asfixia com o próprio leite. A mãe, segundo os vizinhos, tinha por hábito “deixá-lo a mamar no biberão apoiado por uma almofada”. No dia 2, Patrícia deixou o biberão na boca do bebé às 06h00 e só voltou a vê-lo oito horas depois.
LEI
O caso está a ser seguido pela PJ de Setúbal. Se a mãe do pequeno Leandro, Patrícia Pires, for acusada de negligência pela morte do filho poderá ser condenada com uma pena até três anos de prisão. Em caso de negligência grosseira a pena passa para cinco anos.

Mãos que falam

"Jornal de Notícias", 5 de Fevereiro de 2006

Nem quando te piraste para o Brasil com os teus amigos ricos que andam por lá a brincar aos empreendimentos de luxo e às putas ordinárias, me conseguiste surpreender.
Estou habituada a filhos da mãe como tu, se calhar por isso é que me perdi de amores por ti quando meteste conversa comigo no Verão de 88 em Sesimbra, onde apareceste do nada e eu já estava farta de namorar sempre os mesmos rapazes.
O meu pai ainda era pior do que tu, sabias? Fez sete filhos à minha mãe e mais três a outra mulher que vivia do lado norte da aldeia, separada por um riacho podre e gelado que os meus irmãos e eu atravessávamos todas as manhãs descalços a caminho da escola primária. A minha mãe dava-nos uma lata de salsichas vazia com um monte de brasas lá dentro para aquecermos as mãos durante o caminho.
Como era a mais velha, fui a última a ter sapatos. Recebi o meu primeiro par aos cinco anos, presente de uma vizinha tão pobre como nós mas piedosa comigo, como prémio por tomar conta dos filhos dela, além de vigiar os meus irmãos.
Tu não podes imaginar o que é a pobreza. O teu pai sempre teve um emprego e a tua mãe nunca se deu mal com os arranjos de costura. É claro que tu quiseste sempre mais, querias ser filho de um doutor e de uma senhora que tivesse uma perfumaria como o teu amigo Armando, esse idiota viciado em putas com quem fugiste para o Brasil à procura de carne fresca e negócios para pacóvios. Tu não podes imaginar o que é viver num quarto de uma casa abandonada no meio de uma aldeia perdida na Beira, o lixo acumulado à porta, um monte de tábuas com um fosso a fazer de casa de banho e duches de mangueira na rua, no Verão dia sim dia não e no Inverno só quando fazia sol, por causa das pneumonias.O meu pai aparecia e desaparecia, deixava alguma comida e pouco dinheiro e a minha mãe cultivava o que podia numa horta minúscula que os cães vadios acabavam por destruir.
Aprendi a ganhar dinheiro antes de fazer oito anos. Ajudava a professora a limpar a sala, entregava pequenas encomendas da venda, fazia favores a toda a gente e ia amealhando o que podia num saco de plástico que escondia debaixo das tábuas do jardim. Também roubei algum dinheiro da caixa da venda e da carteira da professora, mas foi sempre tão pouco que nunca ninguém deu por nada.
Com 15 anos peguei nos meus dois irmãos a seguir a mim e meti-me à boleia para Lisboa. Fui levada por um casal sem filhos para Sesimbra onde comecei a trabalhar num café para lhes dar metade do meu ordenado que dava para pagar a escola dos meus irmãos. Foi então que decidi que um dia ia ter um restaurante e que ia ser muito rica. Aprendi a cozinhar com a mulher do dono do café e juntas começámos a servir almoços. No Verão de 88, quando tu apareceste, dei o golpe na caixa do café, deixei uma carta e dinheiro suficiente para os meus irmãos e fugi contigo para o Algarve.
Cinco anos depois éramos donos do restaurante mais famoso da Quarteira. A Carla já tinha nascido e tu quiseste ter um filho varão. Eu sabia que eras um malandro, mas quem governava o negócio era eu e como passavas o tempo enfiado comigo na cama, nunca pensei que dormisses com outras mulheres.
Como todas as mulheres, sou ingénua e gosto de acreditar que há homens bons, apesar de toda a merda em que fui criada, por isso deixei-te comprar o Alfa Romeo descapotável, relógios e fios de ouro, móveis de estilo e vinhos caros. Um dia, um alemão ofereceu uma fortuna pelo restaurante e decidimos tentar a nossa sorte em Lisboa. Alugámos um armazém em ruínas numa zona de cidade que de repente ficou na moda e em menos de três anos o nosso restaurante estava na moda. Ganhámos muito dinheiro, a Carla cresceu e o André nasceu, comprámos uma vivenda em Queijas e eu comecei a pensar que tinha direito a ser feliz.
Mas a vida é madrasta, a vida nunca é fácil para pessoas como eu, que ia descalça para a escola e me aquecia com brasas numa lata de salsichas. Fugiste com o nosso dinheiro para o Brasil há mais de sete anos e nunca mais quiseste saber de mim e dos miúdos. O restaurante continua na moda, a Carla vai para a faculdade e o André já está quase da minha altura e eu rezo para que não me apareças à frente, senão racho-te ao meio e dou-te cabo do canastro com o meu pulso de leoa e nunca mais levantas a cabeça.
Margarida Rebelo Pinto

Sesimbra marcou presença na BTL 2006

"Jornal de Sesimbra", 3 de Fevereiro de 2006

A Câmara Municipal de Sesimbra esteve presente na 18ª Bolsa de Turismo de Lisboa que esteve a decorrer na FIL, Parque das Nações, de 18 a 22 de Janeiro. O stand de Sesimbra estava integrado no pavilhão da Região de Turismo da Costa Azul e contou com a presença de alguns promotores turísticos locais.
Durante os decorrer do evento foram feitas variadas acções com o intuito de promover o concelho, nomeadamente, a distribuição de brochuras, folhetos informativos e pequenas ofertas.Foram apresentados alguns produtos típicos do concelho, como o licor “O Pescador”, o doce “Zimbros” e as Broas de Alfarim. O Carnaval não poderia deixar de marcar presença, com a actuação das várias Escolas de Samba de Sesimbra e também foi distribuída uma revista sobre o Carnaval 2006, que segundo a Câmara Municipal, “ pretende explicar ao leitor todo o trabalho cultural e social das Associações que fazem o Carnaval de Sesimbra”. Também o grupo musical Nova Galé marcou presença no certame.

Sesimbra recebe Europeu de Juvenis de Hóquei

"Setúbal na Rede", 6 de Fevereiro de 2006

O Grupo Desportivo de Sesimbra foi a entidade seleccionada para organizar o Europeu de Juvenis de Hóquei em Patins, evento que decorrerá entre 24 e 30 de Julho. Uma escolha “gratificante”, segundo o presidente do grupo desportivo, Sebastião Patrício, pois a associação “tem desenvolvido um bom trabalho nesta modalidade” e, além disso, Sesimbra “é uma potência ao nível do hóquei”.
O Comité Europeu de Rink Hóquei atribuiu a organização do Campeonato Europeu de Juvenis à Federação Portuguesa de Patinagem (FPP) que, por sua vez, delegou a sua realização no Grupo Desportivo de Sesimbra, que contará com os apoios da Associação de Patinagem de Setúbal e da Câmara Municipal de Sesimbra. O presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Augusto Pólvora, afirma que “é com muito agrado que Sesimbra acolhe algo desta envergadura”, até porque é uma “terra de tradição de hóquei, onde se faz grande formação de jovens e que já organizou outras iniciativas com sucesso”.
A câmara de Sesimbra “garante a verba de 50.000 euros” ao Grupo Desportivo de Sesimbra, adianta Augusto Pólvora, agora o clube “terá também de ser empreendedor para desenvolver o campeonato”, salienta Sebastião Patrício. A colectividade tem a possibilidade de negociar os apoios financeiros de patrocínios e nas áreas do marketing e merchandising da prova. Será ainda nomeada, pela Federação Portuguesa de Patinagem, uma Comissão Organizadora que integra representantes do Grupo Desportivo de Sesimbra, da Associação de Patinagem de Setúbal e da Câmara Municipal de Sesimbra, e cuja presidência caberá à própria federação.
O vice-presidente da FPP e presidente da comissão organizadora do Europeu de Juvenis de Hóquei, Salustiano Coelho, defende que a realização deste campeonato é de “elevada importância para o nosso país, até porque Portugal é detentor do título de hóquei em juvenis”. Sebastião Patrício congratula-se, por seu lado, de terem conseguido que o torneio fosse em Julho, e não em Outubro, como é habitual, até porque é “época alta e todo o concelho, e também os turistas, vão encher o pavilhão”.
Quanto à prestação da equipa portuguesa, as entidades envolvidas na organização do campeonato são unânimes. Augusto Pólvora sublinha que “a selecção já nos habituou a estar sempre ao mais alto nível e, ao jogar em casa, o resultado deve ser positivo”, acrescentando que também o público aderirá, não esquecendo “a tradição que existe na área do hóquei”. Sebastião Patrício concorda que “a prestação portuguesa, como o habitual, será excelente” e que “todo o concelho, Área Metropolitana de Lisboa e até os turistas vão apoiar o evento e a selecção”. O presidente do Grupo Desportivo de Sesimbra informa ainda que vão estar em Portugal “sete ou oito selecções europeias” e que “os preparativos e comissões estão a ser organizados”.

Cláudia Monteiro

Reconhecimento Profissional do Eng. José Gouveia

Jornal "O Sesimbrense", 3 de Fevereiro de 2006

Realizou-se no passado dia 30 de Janeiro pelas 20,30, no Hotel do Mar, o Reconhecimento Profissional ao Prof. Eng.º José Baptista de Gouveia, pelo Rotary Club de Sesimbra.
José Gouveia, é um ilustre sesimbrense, que tem dedicado a sua vida, à engenharia, no ramo de agronomia, sendo conhecidos vários trabalhos seus, nomeadamente em prol do Azeite português como produto de qualidade superior.
Esta é a forma que este clube rotário, vem distinguindo anualmente um profissional, que se insere dentro dos seus parâmetros para tal reconhecimento.
Neste importante evento Rotário estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Augusto Pólvora, a vereadora e vice-presidente Felícia Costa, os Presidentes das Juntas de Freguesia do Castelo e Santiago, para além de Amadeu Penim, vereador da Câmara Municipal de Sesimbra, amigos e familiares do homenageado.

Detido homem que atropelou agentes da BT

Jornal "Correio da Manhã", 10 de Fevereiro de 2006

A GNR de Almada deteve, ao princípio da manhã de ontem, o terceiro elemento do gang que, a 17 de Janeiro, atropelou dois motociclistas da Brigada de Trânsito (BT), numa rua de Lisboa.
O indivíduo é ainda suspeito da prática de uma vaga de assaltos a moradias nos concelhos do Barreiro, Seixal e Sesimbra. Os dois outros participantes no atropelamento, estão já em prisão preventiva.Na mesma operação, a GNR apreendeu a um sucateiro, também de Coina, uma espingarda caçadeira e uma pistola, ambas de calibre 9 milímetros. Os militares conseguiram ainda interceptar 150 munições do mesmo calibre.Depois de ser detido, no próprio dia do atropelamento dos dois motociclistas da BT, o suspeito, de 35 anos, foi transferido para a GNR de Almada, que o considerava suspeito de uma vaga de assaltos a moradias nos concelhos do Barreiro, Seixal e Sesimbra.Presente ao Tribunal de Almada no dia seguinte, o indivíduo foi posto em liberdade, com Termo de Identidade e Residência, visto não haver provas concretas que o incriminem.No entanto, o Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Almada não desistiu do inquérito, e ontem, já na posse de um novo mandado de detenção, 30 militares do Destacamento de Almada foram até Coina, no concelho do Barreiro, detendo de novo o indivíduo.

domingo

Ricardo abandona terra natal

“Correio da Manhã”, 28 de Janeiro de 2006

A maré de azar que abalou a carreira de Ricardo no Sporting desde o final da última época teve consequências directas na sua vida pessoal. O ambiente na terra onde Ricardo e a mulher, Cláudia, se conheceram tornou-se insuportável: as agressões verbais ao casal forçaram-nos a abandonar o Montijo e a casa dos seus sonhos.

O guardião da baliza ‘leonina’ e a mulher decidiram, assim, ir viver para Azeitão. “Vivemos no Montijo desde que nascemos, mas aquela terra foi muito má para nós e decidimos mudar-nos. O Ricardo não recebeu o apoio que merecia da gente da sua terra numa das piores fases da sua carreira. Ele foi bastante maltratado”, começa por contar ao CM a mulher do jogador, desmentindo os rumores de que a casa havia sido alvo de actos de vandalismo. “Não houve vidros partidos nem galinhas no jardim como se disse”, assegura. Ainda assim, Cláudia também viu a sua vida profissional alterada: “Já não trabalho na Câmara do Montijo desde Setembro. Tirei licença sem vencimento até Agosto, pois a minha família precisava de apoio”. A má fase do futebolista começou no fim da época passada, quando foi batido por Luisão no jogo que custou ao Sporting o título de Campeão Nacional. E continuou no início da época, quando sofreu um golo por baixo da barriga, no primeiro jogo, com o Belenenses, e teve culpas na derrota com a Udinese, na pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Nessa altura (Agosto de 2005), Ricardo foi afastado da baliza e enfrentou a maré de insultos por parte dos adeptos.

terça-feira

Assassinou a mulher

"Correio da Manhã", 24 de Janeiro de 2006

Um polícia reformado, de 72 anos, matou ontem a tiro a mulher, de 64, e tentou suicidar-se na casa onde residiam na Quinta do Conde, concelho de Sesimbra.
Joaquim Ferreira estava casado há cerca de um ano com Cristina, uma mulher de nacionalidade bielorrussa – em Portugal há oito anos. O filho da vítima, que preferiu manter o anonimato, disse ao CM que a mãe “era vítima de maus tratos psíquicos e andava a preparar-se para sair de casa”. “Ele não a deixava contactar comigo nem com a minha irmã. Dizia que se ele não tinha laços afectivos com os filhos, ela também não tinha de ter”, disse o filho, de 31 anos.

Os vizinhos do lote 202 da Rua do Rio Sorraia – onde ocorreu o crime – dizem que as discussões entre o casal eram frequentes. “Ele teve várias mulheres e todas fugiram dele por causa da sua agressividade”, disse uma moradora, que não se quis identificar. Ontem, pelas 17h00, a vizinhança só ouviu os dois disparos. Desconhece-se se houve alguma discussão.
O septuagenário usou uma pistola de calibre 6.35mm e atingiu a mulher na cabeça com um disparo fatal. Depois tentou suicidar-se com um tiro na cabeça. Foi transportado para o hospital. Encontrava-se ontem à noite em estado grave.

sábado

Selecção de sub-19 defronta Roménia

"O Norte Desportivo", 20 de Janeiro de 2006

José Augusto, técnico nacional, já revelou as 20 convocadas para os encontros de carácter particular que a Selecção de Sub-19 vai disputar com a Roménia, nos próximos dias 24 e 26, jogos agendados para o Barreiro, no Estádio Alfredo da Silva, pelas 15h00 e Sesimbra, no Estádio Vila Amália, às 11h00.
As duas partidas inserem-se no plano de preparação da equipa lusa com vista à qualificação para o Europeu deste ano.
Recorde-se que Portugal conquistou o segundo e decisivo mini-torneio de apuramento, e vai disputá-lo em Israel, na última semana de Abril.
Pela frente as lusas vão encontrar a Rússia, Finlândia e Israel e apenas a primeira classificada deste Grupo 2 vai marcar presença.
A concentração está marcada para depois de amanhã, pelas 15h30, no Estádio Nacional. Convocadas – Guarda 2000: Diana Sousa; Avintenses: Liliana Dinis; Ansião: Marisa Carrasqueira; Desportalegre: Carolina Mendes; A. Unidas: Mónica Gonçalves; Leões Porto Salvo: Flávia Ladeira; Escola: Neide Simões e Noémia Figueiredo; APEL: Carina Nunes; Monte Real: Catarina Sousa; Benfica: Cheila Freire e Sofia Vieira; 1.º Dezembro: Inês Borges e Patrícia Gouveia; U. Lagos: Cláudia Neto e Jamila Marreiros; Oliveirense: Sara Santos; Ponte Frielas: Andreia Veiga, Filipa Galvão e Joana Rosa.

quinta-feira

Manuel Alegre diz que vêm aí coisas mirabolantes

"Jornal de Notícias", 18 de Janeiro de 2006

Manuel Alegre alertou os seus apoiantes, ontem, para sondagens "propositadamente desfavoráveis" que poderão ser apresentadas até ao dia de amanhã, com o intuito de "baralhar" o eleitorado. Num almoço em Setúbal, o candidato presidencial advertiu os 150 apoiantes ali presentes para "coisas mirabolantes" que podem estar a ser congeminadas.
Alegre passou o dia de ontem a percorrer zonas manifestamente comunistas, como é o caso do Barreiro, Almada, Sesimbra e Setúbal. Mas a desorganização no "staff" da candidatura foi tanta que, nalguns locais, o poeta, ou teve fraca adesão à sua passagem, ou simplesmente não parou, para evitar o vexame da falta de populares, como aconteceu em Amarante.
O poeta fez uma "visita de médico" ao Pólo Tecnológico da Margueira e o descontentamento era tanto que, numa intervenção de pouco mais de um minuto, acabou até por trocar o nome ao local onde estava.
Em Almada, a comitiva de Manuel Alegre fez tudo para evitar cruzar-se com a de Jerónimo de Sousa. O poeta entrou no famoso Café Central, falou ali mesmo aos jornalistas, enquanto a sua mulher aproveitou para dar uma vista de olhos numa revista social com imagens suas e do marido.
Cá fora, alguns comunistas queixavam-se "É de lamentar que haja cinco candidatos de Esquerda e a Direita tenha mais de 50% dos votos. Onde é que está a Esquerda?". Um outro militante do PCP assegurava: "Vou votar Jerónimo, mas se este homem passar à segunda volta votarei nele. Já não farei o mesmo se for o Soares, porque este é um homem coerente e o outro é papagaio de poleiro".
Em Setúbal, Alegre falou à varanda da sede de candidatura, mas sem ninguém "extra-comitiva" a ouvir. No Barreiro, onde chegou com hora e meia de atraso, já só teve meia dúzia de pessoas à sua espera.
À noite, num jantar com cerca de 500 pessoas em Cascais, Alegre disse ter contra ele "todos os ministros e todos os aparelho partidários" e apelou ao votos dos indecisos para chegarà segunda volta.

Concerto da banda "Tudo Bem" em Brejos de Azeitão

"Repórter Online de Setúbal", 18 de Janeiro de 2006
(www.reporter.online.pt)

A banda “Tudo Bem” sobe a palco para mais um espectáculo, a decorrer no Centro Cultural e Desportivo Brejos de Azeitão, dia 28, pelas 21h. Novos temas originais serão o “rebuçado” de um concerto que conta com abertura a cargo da banda de rock “Tragic Comic”. Sonoridades diferentes mas um sentimento musical muito comum.
O concerto tem como grande objectivo divulgar o trabalho que os “Tudo Bem” têm vindo a desenvolver nos últimos meses, resultante da reunião de sinergias da nova e actual constituição da banda. Uma nova dinâmica surgida permitiu que se delineasse o verdadeiro “estilo musical” dos Tudo Bem, um estilo que o grupo recusa catalogar mas que adianta oscilar entre o pop, o rock, o lírico, o clássico e os blues, “bebendo” influências no fado e em grupos de referência como os “Madredeus”, “Coldplay”, entre outros.
Primando pela apresentação de temas originais, unicamente em português, um dos traços marcantes desta banda assenta na capacidade criativa de composição de todos os seus elementos, permitindo assim, uma forte participação de todos num Projecto partilhado.
2005 ficará em memorando como o ano de “encontro”, o ano no qual os “Tudo Bem” descobriram, realmente, o seu estilo musical, grande parte devido à entrada de dois novos elementos na banda: na guitarra eléctrica e no baixo Pedro Baião e na bateria Luís Marques – destaques que se juntaram ao grupo já existente: Ana Rita Caleiro (voz e percussão); Paulo Ramires (voz e guitarras), Sara Castanheira Rodrigues (voz e guitarra acústica) e Susana Alzamora (guitarra clássica).
Atingido um ponto de equilíbrio, a banda pretende agora estender a divulgação da sua sonoridade a novos públicos, reforçando presença em locais nos quais já vem sendo habitual: Sesimbra, Setúbal, Barreiro, Lavradio, Alhos Vedros.
O último concerto levou a banda “Barreiro/Setubalense” ao palco montado pela SIC e pelo Millenium Bcp junto à árvore de Natal gigante da Praça do Comércio. Para trás ficam várias actuações que reforçaram a aprendizagem e a projecção do grupo, tendo sido uma das passagens mais interessantes a sua participação e chegada à final do Programa “Bandas de Garagem” do canal Smstv da Tv Cabo.
O convite dirigido à banda “Tragic Comic” advém da referida passagem televisiva na qual ambas as bandas participaram, tornando-se cúmplices de um mesmo sonho partilhado no panorama musical, conhecimento travado que passaria a barreira da casualidade de encontro para a amizade.
A banda “Tragic Comic” surgiu em 2003 quando sete elementos distintos, unidos pelo desejo de elevar o Rock em todo e qualquer palco no Mundo começaram o sonho de formar uma banda de rock, com as mais diversas influências musicais. Formada originalmente por apenas quatro dos sete actuais elementos, encontrou o seu nome baseando-se na maneira como acredita em tudo o que chega até si. A existência de dualidades que se encontram no mundo circundante trouxe à “superfície” o nome “Tragic Comic”.
Nos últimos tempos têm marcado presença em bares e festivais, passando por concursos de bandas amadoras, por todo o país, num total de 22 durante a Tour de Verão 2005. Na sua constituição: Né & Diana (vozes); Indy (teclas); Carlos & Ozzy (guitarras); Patrão (baixo); Catarina (bateria).
Todas as informações sobre o concerto de dia 28 de Janeiro 2006 a decorrer no Centro Cultural e Desportivo Brejos de Azeitão estão disponíveis em www.bandatudobem.com (site oficial dos Tudo Bem”), sendo igualmente possível conhecer um pouco mais a banda “Tragic Comic” através do site www.tragic-comic.net.

APRESENTAÇÃO DA DIRECÇÃO

"O Sesimbrense", 12 de Janeiro de 2006

A Liga dos Amigos de Sesimbra tem nova Direcção. Para os amigos que não puderam deslocar-se ao Clube Sesimbrense na noite de 9 de Dezembro para eleger, votando, os novos corpos gerentes, sugerimos a leitura d’O Sesimbrense de 19 do mesmo mês, onde os leitores são informados sobre a constituição e o programa da Direcção eleita para o biénio 2006/2007, sob o lema: “Gente que gosta do mar e d’amar Sesimbra”.
É grande a nossa vontade de dinamizar a Liga, promovendo actividades que contribuam para o enriquecimento cultural dos sesimbrenses, que defendam as nossas tradições, o nosso património, a nossa identidade como concelho, não apenas na Vila, mas também nas outras freguesias que o formam.
Precisamos, por isso mesmo, do vosso contributo. São bem vindas as vossas sugestões e as críticas com sentido construtivo que nos queiram fazer chegar, para que possamos ir ao encontro do que os sesimbrenses esperam de nós. A Liga dos Amigos de Sesimbra aposta também no seu próprio crescimento, e na procura de uma sede onde possa acolher condignamente os seus associados, os seus visitantes e todos os que necessitarem dos seus serviços. Para isso temos de aumentar o número dos nossos sócios e dos nossos anunciantes. Dê o seu contributo pessoal arranjando um novo sócio! Já viu que, se todos o conseguíssemos, duplicávamos o número de Amigos de Sesimbra?
Aos nossos sócios e aos nossos anunciantes de longa data – amigos certos – um obrigado muito sincero por continuarem a apoiar a sua Liga e a incentivar os seus dirigentes. Contamos convosco também no biénio que estamos a começar. Para todos vós e para os que venham a inscrever-se a curto prazo, iremos dar o nosso melhor.
Amigos, aproveitem o que tivermos para vos oferecer! Participem nas iniciativas que viermos a realizar porque todos somos “gente que gosta do mar e d’amar Sesimbra”.

LIGA DOS AMIGOS DE SESIMBRA

"O Sesimbrense", 12 de Janeiro de 2006

Simples, rápida e eficaz – eis, muito em súmula, seguindo o exemplo de rara capacidade de síntese dado pela nova presidente, como se pode definir o cerimonial da posse dos Corpos Gerentes da L.A.S. para 2006 / 2007. Decorreu no salão principal do “Grémio”, na noite de 28 deDezembro, com sala cheia e ambiente familiar.
Como Presidente da A.G., já empossado, o Dr. Manuel Bento Baptista dirigiu os trabalhos do Auto de Posse, secretariado pelos Dr. Rui Novo e Dr. Ricardo Covas. Entre os convidados, realce especial para o Presidente e Vice Presidente do Município, Arquitecto Augusto Pólvora e Dra. Felícia Costa e para um prestigiado dirigente do Grupo de Amigos de Palmela, Nicolau da Claudina, também associado da L.A.S. Podendo tornar-se como lidimos representantes dos idealistas que, há 54 anos, fundaram a Liga, merecem referência Pedro da Silva Filipe e Eng. Eduardo Ribeiro Pereira.Cumprido o expediente de assinaturas protocolares, na sequência de breves palavras do Dr. Bento Baptista, o Presidente da CMS, Arquitecto Augusto Pólvora fez questão de agradecer, publicamente o convite de participação e sublinhou o apreço do Município para com a L.A.S confiando em salutar cooperação. Aproveitou o ensejo para enumerar um bom número de razões para, no âmbito concelhio, se poder lutar contra um “deficit” de optimismo que assola todo o país, entrando em pormenores quanto às diligências, feitas sobre o Cabo Espichel, à “reconquista” da Fortaleza de Santiago às melhorias de acessibilidades e aos empreendimentos na Quinta do Conde.Sob efeitos de alguma expectativa, foi a vez de Teresa Mayer usar da palavra. E aconteceu um invulgar alarde de síntese, em brevíssimo improviso, referindo vontade expressa de bem cumprir, honrando tradições e mantendo bons relacionamentos regionais – não mais de um minuto de calmíssima alocução.Já a fechar a sessão, a L.A.S fez questão de prestar pública homenagem a Teresa Mayer e à Dra. Felícia Costa, magníficos exemplos de eficaz dirigismo, tarefa de que se encarregaram o Engenheiro Eduardo Pereira e o Dr. Manuel Nabais, nas condições de ex-Presidente da Liga, antecessores de Teresa Mayer. Aproveitando o ambiente da agradável sessão de cunho anti-protocolar, a Dra. Felícia Costa fez questão de agradecer a atitude da L.A.S., enunciando propósitos de boa colaboração nos domínios do Pelouro que superintende – Educação, Cultura e Acção Social.Foi um bom fecho da reunião, tal qual pôde sublinhar o Presidente da Mesa, Dr. Bento Baptista.Em pouco mais de uma hora, cumpriram-se apreciáveis desígnios e a Liga mereceu, assim, ficar de parabéns.


QUEM É QUEM
Muito sumariamente, damos a conhecer as mini-biografias dos com-ponentes da nova “equipa” directiva da LAS que entrou em funções na noite de 28 de Novembro, tal como se noticia em separado.
Assim, temos:
Teresa Mayer – Gestora empresarial (área da informação especializada) com escritório situado na Cotovia e uma notável carreira de dirigente rotária, à escala nacional e internacional. Presidiu aos destinos do Rotary de Sesimbra em 2000 / 2001 e está já indicada para o desempenho do prestigiante lugar de Gover-nadora do Distrito Rotário 1960 (sul), em 2008 / 2009. Está ligada a toda a problemática social de Sesimbra desde 1975.
Joaquim Diogo – É mais um caso marcante de Sesimbrense de adopção familiar e de apreciável afectividade. Carreira bancária, experiência de dirigismo autárquico (Junta de Freguesia do Castelo) e membro rotário em Sesimbra. Como “hobby”, de reconhecido apreço tem a pintura, por muitos apreciada.
Ludgero Caleiro – Natural de Sesimbra, com considerável experiência de dirigente em quase todas as colecti-vidades locais, continuando tradições familiares de elogiável voluntariado, pode MAtriz de Santiago e colaborou, de pertenceu à anterior Direcção.
Isabel Peneque – Professora do Ensino Secundário (Licenciada em Românicas) e descendente de uma das mais apreciadas famílias de Sesimbra (Filha do tão saudoso António Carvalhinho). Vive em Lisboa mas é “pêxita” autêntica e assumida, com vindas até à sua terra natal todas as semanas. Colaboradora habitual de “O Sesimbrense” e membro do Conselho Editoral ainda em exercício.Domingos Cachão – Fi-gura típica e muito querida de Sesimbra, de multifacetada actividade directiva. Foi presidente do “Grémio” até 2002 e dá um belo exemplo de juventude de ânimo e do espírito cooperante que todos reconhecem e apreciam. Está reformado, tem uma bonita família e goza de simpatias gerais.
Ilda Carvalho – Transita das duas últimas direcções da LAS pelo reconhecimento de seu invulgar dinamismo e devoção às causas em que se envolve. Também não é Sesim-brense de nascimento mas todos a consideram como se fosse “pêxita” de raiz. Boa profissional, ligada à in-tervenção da mulher em actividades sociais, Mãe e Avó atenta e extremosa, a “Dona Ilda” é uma referência para quantos vão sabendo melhor o que é a Liga.
Ana Vilaça – Jovem advogada que muito promete em tudo o que pensa e faz. Bolseira do “Rotary”, eleita para membro da nova Assembleia Municipal, expedita e desenvolta, a Dra. Ana começa agora uma promissora carreira de dirigente associativo muito havendo a esperar da suas já muito vincada maturidade espiritual.
Fernando Costa – Licenciado em Germânicas, com passagem pelo Ensino Secundário, tem larga experiência de dirigismo, uma actividade que segue muito de perto enquanto funcionário do Comité Olímpico de Portugal. Vem até Sesimbra, com certa frequência, desde há mais de 30 anos e, vivendo embora em Lisboa, disfruta da disponibilidade ( e de “ genica” também) para cumprir as suas novas funções do dirigentes da L.A.S.
Carlos Jorge- Outro jovem “re-forço” desta nova equipa, com provas dadas noutras áreas do associativismo, em especial junto da gente moça. É funcionário da Farmácia Leão, conhecendo “meio-mundo” sesimbrense, o que decerto o ajudará no cargo que aceitou. É de momento e também, dirigente atento e dinâmico da “Escola de Samba” “Tripa”, uma das mais cómicas do Carnaval.
Dos 9 componentes da “equipa” sob a liderança de Teresa Mayer, 4 são mulheres (44.4%) o que não deixa de constituir uma forte novidade, digna de elogiável registo. Nunca tal aconteceu, por estas bandas e, nesse sentido, a “aposta” da presidência revestir-se-á de maior índice de responsabilidade.
Dr. Augusto Gonçalves Martins - De humor muito especial, indiscutível amigo de Sesimbra, senhor de prosa fácil e bastante acutilante, companheiro de caminhada progressiva do LAS nestes últimos 6 anos.
Eis o que retenho, com saudade, do vizinho e comparsa de escrita Dr. Augusto Gomes Martins, com opção de pseudónimo “Augoma”, de fácil decifração, colaborador tão assíduo quanto apreciado, mesmo com a sua tão curiosa teimosia de não consentir que a sua foto encimasse os seus artigos.
Ficámos mais pobres sem “Augoma”. A LAS e o Jornal devem-lhe bastante e não o esquecem. Uma espécie de réplica à atitude mantida pelo Dr. Gomes Martins, beirão de boa cepa, vindo de África para muito amar Sesimbra onde viveu momentos felizes e cimentou amizades.Vai, certamente, descansar em paz. À família enlutada apresentamos os sentidos pêsames dos amigos da LAS e de “O Sesimbrense”, em especial à sua esposa Sr.ª D. Antónia Pimenta Martins.

PODEM ACONTECER COISAS MIRABOLANTES, DIZ ALEGRE

TVI, 18 de Janeiro de 2006

Manuel Alegre espera que até sexta aconteçam «coisas mirabolantes» com o objectivo de o prejudicar e voltou hoje a duvidar de uma sondagem que o coloca atrás de Mário Soares.
Alegre andou pela margem sul do Tejo e o apoio popular ficou abaixo das expectativas. Cacilhas, 10:30 da manhã. Um grupo de apoiantes aguardava Manuel Alegre no pólo tecnológico.
O candidato foi ao auditório, mas despedia-se pouco depois, porque a jornada ia ser longa. Meia hora depois chegou a Almada. Nas ruas ainda se via a caravana de Jerónimo de Sousa. Alegre fez saber que não guarda rancores da polémica que já travou nesta campanha com o líder comunista.
Setúbal foi a terceira paragem do dia. A sede de candidatura foi o destino e alegre decidiu subir à varanda, para falar ás massas. Ao almoço, a primeira mensagem politica do dia e um aviso aos apoiantes. Até sexta deverão acontecer «coisas mirabolantes» com o objectivo de o prejudicar.
Alegre referia-se a uma sondagem que vai ser publicada nos próximos dias e que o coloca atrás de Soares. Para a história deste dia de campanha fica ainda uma visita aos pescadores de Sesimbra, dos quais Alegre promete não se esquecer se for eleito Presidente.

ALFARIM EM FESTA

"Jornal de Sesimbra", 3 de Janeiro de 2006

26 de Dezembro é data assinalada para as gentes de Alfarim.Esta é uma das mais antigas aldeias do concelho de Sesimbra, cujos primórdios remontam ao tempo em que os Mouros, por aqui andaram. E andaram por muito tempo.
Mas é a religiosidade e a Fé Cristã que, sempre neste dia 26, faz parar todos os alfarinheiros e muita gente deste concelho. É o dia de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira de Alfarim.
Neste dia os filhos desta laboriosa aldeia, vestem os seus melhores fatos, engalanam as suas ruas e aprimoram a Igreja para a procissão em honra da sua padroeira.
Não exageramos se dissermos que esta é a segunda grande procissão de Sesimbra, logo depois da procissão do Senhor Jesus das Chagas. É mesmo um lindo cortejo de vários andores floridos, sendo o último o da imagem da Senhora da Conceição. Seguem uns atrás dos outros aos ombros de mulheres e homens de capas brancas. E nem mesmo o mau tempo faz esmorecer os crentes e devotos desta Senhora. Quis Deus que durante a procissão, deste ano, não chovesse. Foi bonito de se ver, tanta gente num cortejo, sob a orientação do Pároco da Freguesia do Castelo, que começava com a fanfarra dos nossos Bombeiros Voluntários, acompanhados pelas bandas filarmónicas de Azeitão e da Sociedade Musical Sesimbrense, onde se incorporaram também as autoridades autárquicas e muito povo anónimo.
Depois seguiu-se o arraial com muita música e divertimentos populares.
Assim se cumpriu a tradição, em Alfarim, um dia depois do Natal.

quarta-feira

SESIMBRA: BEBÉ PODE TER SIDO VÍTIMA DE MORTE SÚBITA

"Portugal Diário", 10 de Janeiro de 2006

Autópsia contraria tese de que criança de seis meses teria falecido por asfixia com leite devido a negligência da mãe

O bebé de seis meses encontrado morto pela própria mãe dia 02, na Azóia, Sesimbra, poderá ter sido vítima do síndrome de morte súbita e não asfixiado por negligência da mãe, disse hoje fonte ligada ao processo.
Segundo a mesma fonte contactada pela agência Lusa, "a autópsia não revelou as causas da morte do pequeno Leandro, mas permitiu excluir a possibilidade da criança ter morrido por asfixia com o próprio leite".
O jornal «Correio da Manhã» admitia, na sua edição de hoje, a possibilidade de a criança ter morrido asfixiada com o próprio leite e assegurava que o bebé tinha sido maltratado pela mãe.
Esta hipótese não foi, no entanto, confirmada pela autópsia nem pelos agentes da Polícia judiciária que estiveram no local, que terão constatado a falta de higiene e uma situação de pobreza da família da criança, mas que não detectaram indícios de maus tratos.
A mãe da criança, de 20 anos, que reside na Azóia com o marido, terá encontrado o filho já sem vida ao princípio da tarde de 2 de Janeiro, tendo sido solicitada a presença de uma equipa de emergência médica que se limitou a confirmar o óbito da criança.
Na altura, um dos médicos terá suspeitado de eventuais maus tratos, porque a criança apresentava algumas lesões junto dos órgãos genitais, e pediu a comparência no local da Policia Judiciária de Setúbal.
As suspeitas do médico revelaram-se infundadas tendo a Policia Judiciária concluído que as lesões da criança resultavam apenas da falta de cuidados de higiene e não de eventuais maus tratos físicos.
Contactada pela Lusa, a presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco de Sesimbra, Teresa Fernandes, revelou que tinha sido alertada para o caso através de uma "denúncia anónima" e que as duas crianças do casal não estavam referenciadas.
"Como medida de prevenção decidimos, no entanto, que o outro filho do casal, de um ano e meio, fosse provisoriamente entregue aos cuidados de uma tia, com a qual mantém uma relação de afectividade", disse Teresa Fernandes, sublinhando que se trata de uma medida temporária, até que esteja concluída a investigação sobre a morte do irmão.
"A criança foi entregue com o consentimento dos pais, que a podem visitar quando entenderem", acrescentou Teresa Fernandes.

BEBÉ DE SEIS MESES MORRE MALTRATADO PELA MÃE

"Correio da Manhã", 10 de Janeiro de 2006

A face estava roxa, a roupa ensopada em urina e a barriga apresentava assaduras – foi assim que um morador de Azóia, em Sesimbra, encontrou Leandro, um bebé de seis meses que morreu na última segunda-feira, dia 2, ao que tudo indica vítima de asfixia com o próprio leite.
A Polícia Judiciária de Setúbal está a investigar a mãe, Patrícia, de 20 anos, que terá deixado o biberão na boca do bebé cerca das seis da manhã de segunda-feira da semana passada e só voltou a ver o filho pelas 14h00 do mesmo dia. Leandro já estava morto. Enquanto as investigações prosseguem, foi-lhe retirado o outro filho, ano e meio, que se encontra agora à guarda de uma tia.
Patrícia Pires vive desde os 16 anos com o pai das crianças, um pescador de 30 anos. Mas só há dois meses moram numa pequena casa arrendada na Azóia, em Sesimbra. Naquela segunda-feira, dia 2, o marido foi trabalhar, pelas 06h00, e Patrícia deu um biberão de leite ao filho de seis meses. “Ele costumava dormir muito e eu deixei-o estar. Fui vê-lo às 14h00 e estava morto”, disse Patrícia, ontem, ao CM.Patrícia garante que o filho não sofria de problemas de saúde e diz não saber o que aconteceu. Mas, segundo testemunhos recolhidos no local, os médicos do INEM puseram a hipótese de “o bebé ter morrido vítima de asfixia com o próprio leite”. “Parecia prática corrente a mãe deixá-lo a mamar no biberão sozinho, apoiado por uma almofada”, denunciou um dos moradores. Quando Patrícia se deparou com o filho já morto, pegou-o ao colo e foi para a rua gritar. O morador que a socorreu, que prefere manter o anonimato, disse ao CM que “o bebé estava roxo do nariz para cima”. O vizinho perguntou a Patrícia se ela tinha deixado cair o bebé, ela negou. “Segui as indicações do 112, fiz-lhe massagens cardíacas. Ainda estava morno, mas já estava morto”, disse.
Uma equipa do INEM foi ao local e deparou-se com “sinais de mau ambiente familiar e falta de higiene”, disse fonte do INEM, que adiantou ter chamado de imediato a GNR.
O outro filho do casal, uma criança de um ano e meio, foi entregue à tia, Francisca Coito. “Nunca presenciei maus tratos físicos, mas é verdade que a Patrícia não tinha os cuidados necessários com os dois filhos”, disse ao CM. Leandro foi enterrado na última quarta-feira, depois de autopsiado. A tia critica o facto de ainda não se saber os resultados. “É preciso saber o que aconteceu, para que o menino seja entregue definitivamente a mim ou à mãe”, disse.
CRIANÇAS NÃO ESTAVAM SINALIZADAS
Antes de viverem em Azóia, Patrícia e o marido estiveram em Inglaterra e, depois, moraram em Setúbal. Há cerca de três meses, uma proposta de trabalho levou-os para a uma pequena casa, nos arredores de Sesimbra, perto da residência de Francisca Coito, a tia do pai do bebé. “Quando souber que não foi ela, peço-lhe desculpa. Até lá, apenas a condeno pela falta de afecto e de cuidados de higiene que tinha com os filhos”, disse Francisca Coito que agora tem a seu cargo o outro filho do casal, de um ano e meio. “Está pouco desenvolvido, não fala. Desde que está aqui, já está mais extrovertido”, disse uma outra familiar, que acusa Patrícia de “não tratar dos filhos nem da casa”. A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco de Sesimbra garante que Leandro não estava sinalizado como uma criança em perigo. Como medida de prevenção, até se concluir a investigação sobre a morte de Leandro, deu-se duas hipóteses à família: entregar a criança a uma instituição ou à tia. Francisca Coito afirma que vai fazer tudo para que o sobrinho fique bem. “Eu tomarei conta dele sem problema nenhum”, disse. Leandro ficará sob a sua responsabilidade, pelo menos nos próximos 30 dias, podendo ser visitado pelos pais.
BLOCO DE NOTAS
LETÍCIA
O último caso de um bebé maltratado, foi o de Fátima Letícia, a bebé de dois meses internada em Dezembro último vítima de maus tratos e violação por parte dos progenitores. Os pais estão em prisão preventiva.
LEI
Caso se confirme que Patrícia Pires foi negligente, arrisca uma pena de prisão até três anos pela morte do filho, Leandro, um bebé de seis meses. A lei prevê, em caso de negligência grosseira, pena de cinco anos.
RELATÓRIO
Segundo o relatório de 2004 da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco foram instaurados 4405 processos por negligência familiar. As comissões acompanharam 868 crianças até aos dois anos.

sexta-feira

LOUÇÃ FOI A SETÚBAL DIZER QUE CAVACO VAI PERDER

"Jornal de Notícias", 6 de Janeiro de 2006

Francisco Louçã voltou ontem, ao final da tarde, à baixa comercial de Setúbal, numa arruada programada à última hora, para dar uma resposta a Cavaco Silva. "Uma das razões porque vim cá hoje é porque ouvi Cavaco Silva dizer que ia ganhar em Setúbal, e é preciso mostrar que isso não é verdade, que o povo sente de maneira diferente", explicou a muitos dos cidadãos com quem se cruzou.
Entre os habituais abraços e beijinhos da praxe, o candidato apoiado pelo BE adiantou estar convencido que o candidato de Direita "vai ser derrotado aqui em Setúbal e no país, pelo que é preciso ter capacidade para influenciar o eleitorado, mostrando que há uma visão alternativa sobre o desenvolvimento do país". Assim, o candidato bloquista afirmou estar na campanha para "disputar voto a voto com Cavaco a escolha do futuro do país", mostrando-se convencido de que "no dia 22 de Janeiro vai haver uma grande surpresa, já que Cavaco Silva está a perder votos todos os dias".
No contacto com os cidadãos que passavam na rua, Francisco Louçã ouviu, e apoiou, queixas contra a situação dos reformados, da idade legal das reformas e o encerramento de fábricas no distrito. Caso de uma mulher que se lhe dirigiu afirmando que "não vou dizer qual é o meu voto, mas temos de nos unir todos para o Cavaco não ganhar". Ele, continuou, esta cidadã, "diz que trouxe para aqui a Autoeuropa mas quantas empresas é que fecharam?".
Louçã aproveitou a deixa e a resposta veio pronta "A Renault mesmo aqui ao lado, e o pior é que os erros foram continuando, mas ninguém tem a memória curta".
Já ao idoso que acusou Cavaco de dizer "que é economista, isso não é verdade, economistas são os reformados que vivem com trinta contos por mês", o candidato bloquista deixou um conselho "Nunca se cale".
Na jornada pelo distrito de Setúbal, Louçã esteve em Sesimbra, onde se confrontou com os problemas dos pescadore, e à Serra de Arrábida. Aqui desafiou o primeiro-ministro a resolver a situação das pedreiras e lembrou que José Sócrates, quando foi secretário de Estado do Ambiente, admitiu resolver situações idênticas.

LOUÇÃ DESAFIA SÓCRATES POR CAUSA DAS PEDREIRAS

"Jornal da Madeira", 6 de Janeiro de 2006

Francisco Louçã desafiou, ontem, o primeiro-ministro a resolver a situação das pedreiras em situação ilegal na Serra da Arrábida.
Durante uma visita àquela zona, em Sesimbra, o candidato apoiado pelo BE lembrou que José Sócrates, quando foi secretário de Estado do Ambiente, admitiu resolver situações idênticas. «Disse que podia expropriar pedreiras ilegais, aqui estão elas», disse Francisco Louçã apontando para várias pedreiras a funcionar, junto à vila de Sesimbra.

BRUXELAS QUER SELO EUROPEU PARA PRODUTOS DE QUALIDADE

"EuroNews", 6 de Janeiro de 2006

Os produtos agrícolas de qualidade - como o queijo parmesão ou os portugueses de Azeitão, de Nisa ou outros - vão estar mais bem protegidos.
A Comissão Europeia prepara leis que visam melhorar e racionalizar as regras de atribuição das etiquetas de Indicação Geográfica Protegida", Denominação de Origem Controlada e Especialidade Tradicional Garantida.
Actualmente, existem, na Europa, 720 produtos destes. Bruxelas quer, que, no futuro, estes produtos e os que venham a ser registados passem a ter um logótipo europeu, que promova não só o produto em si, mas a própria União Europeia.
A Comissão Europeia quer também facilitar o processo de registo de novos produtos, como o mel português, por exemplo, que tem 12 tipos protegidos.
Ao todo, Portugal tem cerca de 90 produtos agrícolas protegidos, sem contar com os vinhos.
A Comissão Europeia espera facilitar o pedido de mais registos, através da utilização de um único formulário.
O pedido será depois avaliado pelas autoridades nacionais, que o enviam, em seguida, para a Comissão Europeia.
Estas novas medidas visam favorecer a diversificação da produção agrícola e proteger as denominações dos produtos ao mesmo tempo que informam o consumidor das características de determinada iguaria.

quinta-feira

PORTO DE SESIMBRA TERÁ ESTUDO DE ORDENAMENTO

"AmbienteOnline", 5 de Janeiro de 2005

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra consignou a elaboração de um diagnóstico e propostas de ordenamento do porto de Sesimbra à empresa Consulmar – Projectistas e Consultores.
O estudo pretende perspectivar soluções que permitam o desenvolvimento de diversas valências, conciliando a pesca com o recreio náutico, e envolver os diversos actores para posterior discussão de alternativas que conduzam a um compromisso entre todos.
O contrato foi assinado por Carlos Gouveia Lopes e Ricardo Roque, respectivamente, presidente e vogal do Conselho de Administração da APSS e por José Pedro Coelho Fernandes e Carlos Ferreira Abecassis, gerentes da Consulmar. O estudo deverá estar concluído no próximo mês de Maio.
Recorde-se que a Consulmar também já tinha sido responsável pela realização de um estudo de mercado técnico-económico e financeiro do projecto de recuperação ambiental e funcional da antiga área industrial do Moinho Novo.
O estudo visava a requalificação ambiental da área intervencionada e abandonada junto do Moinho Novo, que apresentava um aspecto degradado, tanto do ponto de vista paisagístico como ambiental. Além disso, teve como objectivo a construção de acessibilidades e ordenamento da área, visando atribuir-lhe uma nova funcionalidade, designadamente para o desenvolvimento de actividades logísticas de apoio ao porto.

LOUÇÃ DESAFIA SÓCRATES A PÔR FIM ÀS PEDREIRAS NA ARRÁBIDA

"Portugal Diário", 5 de Janeiro de 2005

O candidato a Presidente da República Francisco Louçã desafiou hoje o primeiro-ministro, José Sócrates, a resolver a situação das pedreiras na Serra da Arrábida, Sesimbra.
O candidato apoiado pelo Bloco de Esquerda esteve hoje na serra da Arrábida, Sesimbra, junto de uma pedreira que disse ser ilegal e lembrou que José Sócrates, quando foi secretário de Estado do Ambiente, admitiu resolver situações idênticas.
"Disse que podia expropriar pedreiras ilegais, aqui estão elas", disse Francisco Louçã apontando para várias pedreiras a funcionar, junto à vila de Sesimbra.
O conjunto de pedreiras, alertou, são ilegais porque ficam a cerca de 200 metros do mar e junto de uma zona de protecção total, acrescentando que existem mais 11 pedreiras idênticas a "bordejar" todo o parque natural da Arrábida.
Questionado sobre a responsabilidade do chefe do Governo, Louçã respondeu: "Ou há irresponsabilidade ou desatenção".
O candidato criticou a "esperteza saloia de um país retalhado por negócios espantosos, sujeito a "interesses económicos rasteiros".
Numa manhã de pré-campanha longe de eleitores, Francisco Louçã convidou os jornalistas a percorrer um carreiro em plena serra até ao local de onde queria mostrar a pedreira, que prejudica, disse, uma gruta recentemente descoberta perto do local e que tem formações únicas.
O alerta foi corroborado por Francisco Rasteiro, do Núcleo de Espeleologia da Costa Azul e anfitrião do "passeio".
E numa manhã dedicada ao ambiente o candidato não deixou de frisar que esta é uma questão fundamental nem de que é matéria sobre a qual um Presidente da República não se pode alhear, sob pena de "não se respeitar a si próprio e ao país".
"A defesa de espaços como estes é uma questão fundamental", afirmou, acrescentando que também em questões ambientais o preocupam a poluição de rios por suiniculturas, a construção em espaços naturais, e o facto de Portugal não cumprir o protocolo de Quioto em termos de emissões de gases poluentes.
Na pedreira em questão - porque "a lei não é cumprida nenhum dia" -, um Presidente tem de actuar, "pedir contas ao Governo", porque "não pode permitir que a lei seja violada".
Hoje no distrito de Setúbal, o candidato visitou a doca de Sesimbra, conversando com pescadores de peixe- espada preto e ouvindo queixas sobre concorrência desleal e "falta de educação" de alguns profissionais.
Aqui Francisco Louçã afirmou-se preocupado com a falta de vigilância em relação à pesca ilegal e a "falta de respeito" pela sustentabilidade de recursos a longo prazo.
Apesar de dizer que o preocupam questões ligadas a esta faina referiu também que não estava ali para fazer promessas.
Sobre a campanha, frisou que está a disputar "cada voto de Cavaco Silva" e que um mau resultado no dia 22 seria a vitória do "candidato da direita".
Recusando-se a especificar o que seria, em termos pessoais, uma derrota, Francisco Louçã também negou que esteja a "colocar a fasquia" demasiado alta quando diz que quer disputar uma segunda volta nas eleições com Cavaco Silva.
"Há muitas pessoas indecisas. Cada abstenção é um voto em Cavaco Silva", disse.
O candidato deixou ainda outra crítica ao antigo primeiro-ministro: "Cavaco Silva acha que já ganhou em todo o lugar pelo simples facto de pôr um pé nesse lugar, é preciso muita arrogância para pensar que qualquer candidato já ganhou, eu digo, Cavaco Silva não ganhou".

PINHEIRO BRAVO: GOVERNO QUER ABATER ÁRVORES COM NEMÁTODO PARA COMBATER DOENÇA

"Público", 4 de Janeiro de 2006

A nova estratégia de combate do nemátodo do pinheiro bravo vai obrigar ao abate imediato de todas as árvores infectadas para controlar a doença até 2008, anunciou hoje o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional e Florestas.
A nova estratégia de luta contra a doença prevê a obrigatoriedade dos proprietários procederem ao abate imediato das árvores infectadas. Se não o fizerem, a responsabilidade pelo abate das árvores será assumida pela Direcção Geral dos Recursos Florestais que, neste caso, deverá proceder também ao abate de todos os pinheiros bravos existentes num raio de cinco metros.
Além do abate das árvores infectadas, a estratégia passa também pela criação de uma faixa de contenção fitossanitária com três quilómetros de largura - zona tampão onde deverão ser eliminados todos os pinheiros bravos - de forma a reduzir a zona infectada e a impedir a propagação da doença para a margem Norte do rio Tejo.
A zona tampão sem pinheiros bravos deverá evitar a propagação da doença, uma vez que os insectos responsáveis pela propagação do nemátodo têm um raio de acção inferior a 1,5 quilómetros.
"Só poderemos resolver o problema se tomarmos medidas mais eficazes ao nível do planeamento e da execução", disse Rui Gonçalves, que falava na apresentação da nova estratégia de luta contra a doença, realizada nos Viveiros Florestais de Valverde, em Alcácer do Sal.
Questionado pelos jornalistas, Rui Gonçalves disse que não estão previstas medidas compensatórias para os produtores florestais, que poderão, no entanto, realizar algumas receitas com a venda da madeira contaminada para biomassa florestal e produção de energia. Caso contrário, as receitas revertem para o Estado.
Além destas medidas, o director-geral dos Recursos Florestais terá ainda a possibilidade de definir, por despacho, a delimitação das zonas críticas e outras medidas adicionais que sejam consideradas adequadas para a erradicação da praga.
Dentro da área afectada há duas zonas críticas, na zona de Sesimbra e na Comporta, esta última com mais de 60 por cento das árvores infectadas e já algumas zonas de descoberto vegetal devido ao abate dos pinheiros atingidos pelo parasita.
O nemátodo do pinheiro bravo, proveniente da América do Norte ou da Ásia, é um parasita que impede a produção de resina e acaba por provocar a morte das árvores infectadas. Este parasita foi detectado pela primeira vez na região de Setúbal em 1999, ao que se julga transportado em "paletes" e madeiras de embalagem provenientes da Ásia.
Apesar das medidas adoptadas nos últimos seis anos para evitar a propagação da doença, verificou-se um aumento da área afectada, em direcção ao sul do país, havendo actualmente cerca de 107 mil árvores infectadas na zona compreendida entre Vila Franca de Xira e Porto Covo, concelho de Sines.

CHEGADA DOS "REIS" COM SABOR POLÍTICO

"Agência Ecclesia", 4 de Janeiro de 2006

Sesimbra este ano tem programada uma recepção aos «reis», no dia 6 de Janeiro, servindo este momento de saudação de Ano Novo do executivo municipal à população.
Assim pelas 16,30 horas dá-se a recepção dos ‘reis’ no Largo do Município, seguida de uma saudação pelo Grupo Coral de Sesimbra. O agrupamento 350 do CNE da Paróquia do Castelo faz, então, a encenação bíblica apropriada.
O executivo camarário dirige, posteriormente, à população os votos de bom ano, seguindo-se o cantar das janeiras pelos alunos das escolas do concelho e duma associação cultural.
A terminar será distribuída uma recordação alusiva à data: uma concha em miniatura com a expressão bíblica: ‘ofereceram-lhe presentes’.
De referir que entre 17 de Dezembro e 6 de Janeiro estiveram patentes ao público quatro representações doutras tantas figuras bíblicas (João Baptista, São José, Nossa Senhora e Jesus) e dezenas de presépios.
A. Sílvio Couto

sábado

IMIGRANTE FOI ESFAQUEADO COM DOIS GOLPES NO PESCOÇO

"Jornal de Notícias", 30 de Dezembro de 2005

Um imigrante moldavo de 22 anos está internado no Hospital de S. José, em Lisboa, em estado grave, na sequência de um ataque com arma branca, que o deixou tetraplégico.
O crime ocorreu na madrugada da véspera de Natal, em Brejos de Azeitão, Palmela, e está a ser investigado pela PJ de Setúbal que, até ao fim da tarde de ontem, ainda não tinha feito detenções.
As autoridades levantam várias hipóteses para as razões do crime, desde uma rixa até um ajuste de contas entre indivíduos de Leste. A
vítima, Constantin, tinha estado com outros moldavos num café em Brejos, até às quatro da madrugada de dia 24, a jogar bilhar, segundo José António, proprietário do estabelecimento o "Janica".
"Vinham cá às vezes, mas não com muita frequência", apontou o comerciante, classificando a conduta do grupo como "normal".
Saíram pouco depois das 4 horas horas e José António viu-os já na rua a interperlarem um indivíduo que estava na via pública, nas imediações do bar "Harducampo", do lado oposto da rua. O grupo deslocou-se para uma esquina, já em confronto, juntando-se mais gente à refrega.
"Havia por aí muitos gritos", conta um morador da zona. Pouco depois um dos envolvidos caiu no chão. Era Constantin, atingido com pelo menos dois golpes de arma branca no pescoço. Os gritos aumentaram e José António ligou ao 112, ao mesmo tempo que corria para o local onde o jovem moldavo estava caído no chão.
Mas os problemas não tinham ainda acabado. Com a chegada da GNR, a maioria dos intervenientes desapareceu, inclusive o autor da agressão. A vítima ainda foi transportada para Setúbal e daí foi transferida para Lisboa.

domingo

DUARTE BENAVENTE ENCERROU 2005 EM 14º LUGAR

"O Norte Desportivo", 24 de Dezembro de 2005
(Celina Amoedo)

Terminada a temporada do Mundial de Motonáutica 2005, o único português em prova coloca os olhos no futuro, certo de que vai contrariar os maus resultados. Duarte Benavente parte para 2006 com vontade de vencer e confiante de que levantará a bandeira das «quinas» bem alto.

Duarte Benavente quer esquecer esta época. O único piloto luso presente no Campeonato Mundial de Motonáutica F1 teve um ano pouco positivo e agora o pensamento vira-se unicamente para 2006.
O atleta de Azeitão faz o balanço a O NORTE DESPORTIVO de uma temporada que não deixa boas recordações: “Este é um ano para apagar da memória rapidamente, porque nada correu bem. Como o Campeonato foi curto, e a partir do momento em que algo não acontece como queremos, já não há tempo para recuperar... Começámos mal, em Portimão, e a situação nunca melhorou”, lamenta.Benavente viu-se obrigado a desistir nas duas últimas corridas... Na penúltima (Abu Dhabi) o barco partiu e afundo. E na derradeira (Sharjah), mesmo após o respectivo arranjo, ressentiu-se e acabou traindo o piloto. A F1 Atlantic Team não contava que, uma semana depois, o catamaran de Benavente deixasse de trabalhar... “Quer nos treinos, quer nas corridas, se tudo correr de feição, andamos sempre na disputa pelos lugares cimeiros”, diz. Só que, nesta última prova, quando ocupávamos a sexta posição, em luta directa com o Philippe Dessertenne, eis que o motor do barco parou. O piloto recorda o que aconteceu: “Não foi um problema mecânico, mas eléctrico. Depois de se ter afundado no GP de Abu Dhabi, o sal pregou-nos esta partida... o que resultou no abandono, à oitava volta”.
Mas a culpa dos fracos resultados obtidos na temporada 2005 não é atribuída apenas à falta de sorte, mas “a um conjunto de circunstâncias”. Benavente confessa a intenção de trocar de barco no início da época, mas não o fez. A embarcação continua rápida, “mas já está muito velha”. O material acabou por ter grande influência. “Quando tudo corria bem, rodámos sempre em sexto ou sétimo, mas a fiabilidade não foi a melhor...”, logo, os resultados não podiam ser muito positivos”. Termina na 14.ª posição. Ao invés das habituais 10 provas, 2005 contou somente com seis, sendo que não pontuou em metade, devido a uma desclassificação por falsa partida (ainda não provada) e a duas desistências. “É um ano para esquecer”, sustenta.Terminado “o pior ano, no que concerne a resultados”, o campeão do Mundo e da Europa de F4 mostra-se desejoso que a próxima época desportiva comece, onde promete dar tudo. O piloto deseja que 2006 seja favorável a novos e bons ventos. Confiante, Benavente vai já dar que falar no Campeonato de Inverno, que tem início a 6 de Janeiro, no Dubai.
Para a classe rainha, o piloto oito vezes campeão nacional de F4 admite que em 2006, “já com mais experiência, algo importante na F1”, vai em busca de uma das seis posições cimeiras e até, quem sabe, de uma vitória num GP: “O investimento foi feito e, com muito esforço, vamos à procura de um temporada positiva”. A estrutura já foi reforçada, novos materiais vão agora acompanhar a equipa nesta caminhada pelo Campeonato Mundial.
Por cá, arrecadou as duas contendas do Campeonato Ibérico. Uma participação que muito prazer lhe deu, já que correu em águas nacionais. “Uma presença que aconteceu com a intenção de nos divertirmos e de mostrar o que temos feito na Fórmula 1, a nossa equipa, os nossos patrocinadores”.