quarta-feira

Luís Baena em Tóquio

Jornal “Diário de Notícias”, 14 de Agosto de 2006

O chefe Luís Baena está a viver um momento particularmente feliz da sua carreira, com o êxito que o seu restaurante Quinta de Catralvos, em Azeitão, está a obter. Fortemente influenciado pelas cozinhas asiáticas, sobretudo pela japonesa, tendo já trabalhado em hotéis de Hong Kong e Macau, ele não perde oportunidade para ir até ao Oriente, estando agora em Tóquio, no restaurante Victor's, no 22.º andar do Hotel Westin, a apresentar a sua arte.
O Victor's apresenta a cozinha de Luís Baena durante este mês, mas ele deve voltar a Portugal ainda antes do fim do mês. Durante a sua temporada nipónica, Luís Baena aproveitou para estagiar em dois restaurantes bastante importantes , o Mai e o Tsuji, dar aulas de cozinha portuguesa a jornalistas, participar em programas de televisão e ainda dar consultoria à Bunmeido, a maior e mais antiga empresa a fabricar o famoso castella, "descendente" do nosso pão-de-ló.Além da riqueza da sua cozinha, Tóquio também é conhecida por apresentar restaurantes de alguns dos mais prestigiados chefes de cozinha do mundo, caso dos franceses Joel Robuchon, Alain Ducasse (este está no 21.º andar do Westin) e Pierre Gagnaire, ou do britânico Gordon Ramsay . Ou ainda do japonês Nobu um dos principais responsáveis pela "cozinha de fusão" no Ocidente.
Os admiradores de Luís Baena esperam que ele, apesar de ir frequentemente ao Japão, traga de lá novas ideias para aplicar na Quinta de Catralvos, eleito o melhor restaurante português de "cozinha criativa" pelo painel de gastrónomos do DN.E também que traga histórias como esta que contou, por e-mail, ao DN: o famoso chefe catalão Ferran Adrià esteve recentemente a estagiar no Tsuji, que, por sua vez, tem o chefe mais conhecido e respeitado do Japão (tem também um restaurante em Kioto). Em retribuição, Adrià convidou o cozinheiro japonês e a mulher a visitarem o El Bulli, na Catalunha. Só que os pratos que o catalão serviu foram tantos que a mulher do chefe japonês confessa que acabou por adormecer à mesa...

Duarte Calvão

Sem comentários:

Enviar um comentário