domingo

Sebastião da Gama vai ter estátua

“Jornal de Notícias”, 27 de Maio de 2007

O monumento a Sebastião da Gama, em Setúbal, vai ser inaugurado pelo presidente da República, Cavaco Silva, em cerimónia a realizar no próximo dia 9 de Junho, pelas 11 horas, incluída no programa das comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, que este ano têm lugar naquela cidade. O monumento é um projecto da Associação Cultural Sebastião da Gama, cujo dirigente João Reis Ribeiro destaca que "a presença do presidente vem dar uma maior visibilidade à memória do poeta".
Da autoria do escultor Francisco Salter Cid, o monumento vai ser erigido na Praça da República, em Vila Nogueira de Azeitão, correspondendo a uma vontade de muitos que conviveram com o poeta. A escolha de Setúbal para sede das comemorações do Dia de Portugal levou mesmo à alteração da data inicialmente prevista para a inauguração, que era o dia 10 de Abril, dia do nascimento do poeta. João Reis Ribeiro desdramatiza o facto, até porque, adianta "é importante referir que passam este ano 60 anos sobre três datas importantes para Sebastião da Gama". Foi em 1947 que começou a sua carreira como professor na Escola Industrial e Comercial João Vaz, que hoje tem o seu nome. Nesse mesmo ano, publicou o seu segundo livro de poemas, intitulado "Cabo da Boa Esperança", e assumiu publicamente a defesa da Mata do Solitário na Serra da Arrábida, iniciativa que deu origem à criação da Liga para a Protecção da Natureza no ano seguinte.

Peixe-espada certificado para aumentar receitas

"Jornal de Notícias", 26 de Maio de 2007

O peixe-espada preto de Sesimbra pode vir, no futuro, a ser vendido como um produto com denominação de "Origem Protegida" ou de "Identificação Geográfica Protegida", caso a candidatura que está a ser preparada pela Câmara Municipal de Sesimbra venha a ser aceite. Augusto Pólvora, presidente da autarquia, frisa que esta aposta na certificação visa garantir uma mais-valia para este produto, já que "o seu efeito directo é o aumento do valor comercial da espécie".
O processo está ainda em fase de elaboração, tendo sido já firmado um protocolo com a Escola Superior de Tecnologia (EST) de Setúbal, que deverá ser aprovado brevemente pela autarquia. Nos termos deste protocolo, como explica Fernando Valente, da EST, será feito um estudo diagnóstico, a que se seguirá um Estudo de Avaliação Económico-Financeira e, finalmente, uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégica Nacional.
A pesca do peixe-espada preto em Sesimbra tem uma história recente, de apenas 20 anos, mas a sua importância aumentou substancialmente nos últimos anos. "Ajudou a esbater as consequências da perda da frota pesqueira de Marrocos e do desemprego", justifica Augusto Pólvora.
Actualmente, na vila pescatória, há 17 embarcações que se dedicam à faina da pesca do peixe-espada preto, uma captura de profundidade que envolve um total de 230 pescadores, um valor que representa cerca de 30 % dos profissionais do sector que trabalham no Porto de Sesimbra. No total, são pescadas 2200 toneladas por ano, das quais metade é vendida em lota e a outra metade é comprada pela ArtesanalPesca, cooperativa de produtores, à qual estão associadas as referidas 17 embarcações.
O volume de negócios é da ordem dos seis milhões de euros por ano, valor que não inclui o valor gerido pela ArtesanalPesca a partir da transformação do pescado. Embora o mercado nacional seja o principal consumidor do peixe-espada preto, a cooperativa já exporta cerca de cinco toneladas por semana para a França e Alemanha.


Paulo Morais

quinta-feira

Falta de centro de saúde motiva críticas

"Jornal de Notícias", 23 de Maio de 2007

A Comissão de Utentes de Saúde da Quinta do Conde, concelho de Sesimbra, poderá promover um protesto contra os atrasos na construção do centro de saúde local no próximo dia 10 de Junho, em Setúbal, aproveitando a presença do Presidente da República, que ali se desloca para as comemorações do Dia de Portugal. Vítor Antunes, da comissão, afirmou ao JN que "tudo depende da resposta que os habitantes obtiverem até essa data".
"A última informação que a comissão obteve é que a obra terá início no último trimestre deste ano", disse aquele responsável, contrapondo, porém, que " o concurso ainda nem sequer foi aberto". Os utentes dizem estar fartos de promessas. Segundo a comissão, a Quinta do Conde tem cerca de 25 mil habitantes, número que continua a crescer, e apenas quatro médicos de família. Vítor Antunes recordou ainda que Cavaco Silva, quando desempenhava funções de primeiro-ministro, "prometeu abrir o centro de saúde".

sexta-feira

Golfe: Figueiredo na Irlanda para melhorar "ranking"

Jornal “Record”, 10 de Maio de 2007

Pedro Figueiredo, de 15 anos, participa, entre amanhã e domingo, no Irish Amateur Open Championship, tendo como objectivo de entrar no "top- 100" do "ranking" amador mundial (é actualmente 104.º e 41.º na hieraquia europeia).
O golfista de Azeitão, da categoria Sub'16, venceu recentemente a Taça Federação, um dos mais importantes torneios do calendário nacional.
"Nem sempre as coisas correm bem, mas venho à Irlanda com um ascendente positivo, gerado pelos últimos resultados. Estou à beira do top 100 Mundial e gostaria de passar esta barreira", disse o jogador que representa o Clube de Golfe da Quinta do Peru.

terça-feira

Carro de D'Orey continua no fundo da ravina

Jornal "Expresso", 5 de Maio de 2007

O relatório complementar da autópsia ao corpo de José D’Orey não revelou a presença de quaisquer substâncias tóxicas, álcool ou drogas.
A Polícia Judiciária de Setúbal recebeu hoje o relatório complementar da autópsia de José D’ Orey, Segundo uma fonte judicial, “o relatório não revela a presença de qualquer elemento estranho, nem vestígios de droga, álcool ou qualquer medicamento”. Este relatório aafasta cada vez mais a tese de homicídio. José D’Orey terá morrido de acidente ou suicidou-se.
Para encerrar a investigação, falta analisar o que resta do Renault Megane que o empresário conduzia no dia em que desapareceu, a 9 de Outubro 2006. Mas os destroços continuam no mesmo local da Serra da Arrábia.
De acordo com a mesma fonte “a força aérea não consegue tirar dali o carro e como é uma zona protegida resta recolher os amostras da chapa naquele local, para verificar se houve a interferência de outra viatura no despiste”.
O carro e o corpo do empresário foram encontrados por acaso pela GNR de Azeitão que tentava recuperar um carro furtado abandonado no mesmo local. Lá dentro estava um saco com cerca de 20 mil euros e vários objectos pessoais do emprsário que deixou cinco filhos.